A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou ontem (19/09), em formato híbrido, em sua sede e pelo Zoom, sua 2ª Reunião de Diretoria Nacional de 2024, onde foram apresentados os destaques da entidade nos meses de junho, julho, agosto e setembro. A reunião foi presidida por Alvaro Garcia, 1º Vice-Presidente da ABA e CMO da Mondelez, em função da presidente da ABA, Nelcina Tropardi, Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa, estar em viagem, representando a ABA e o CONAR no encontro ICAS, em NY.
Alvaro pontuou em sua abertura: “Estamos vivendo muitas transformações que impactam diretamente no nosso trabalho como profissionais de marketing e lidando com diversos desafios para manter nossas marcas fortes e relevantes. E temos aqui na ABA um ambiente propício para a troca de conhecimento e experiência entre empresas de setores diversos, que podem aprender umas com as outras e se unir em prol da mesma causa. E isso foi fundamental para que a entidade chegasse aos seus 65 anos com a relevância que tem para os anunciantes e para o mercado, sendo uma voz potente da bandeira do marketing responsável e de um mercado publicitário ético, inovador, transparente e pujante.”
Alvaro relembrou a trajetória de 65 anos da ABA e convidou a todos para o lançamento do segundo livro do ano, que será lançado pela entidade no próximo dia 24 de setembro, na Livraria da Vila. A obra “IA no MKT: Direito, Inovação e Tecnologia da Inteligência Artificial no Marketing” foi produzida em parceria com o VLK Advogados e a Editora Leader. Convidou todos também para participar dos dois últimos eventos da Entidade: o Branding@ABA & Record, em 17 de outubro, em formato virtual, e o “ABA Summit 65 anos”, em 29 de outubro, de forma presencial na Fundação Dom Cabral, e também virtual.
A ABA vem focando no tema inteligência artificial como estratégico, desde 2023, e a reunião marcou também o lançamento da versão atualizada do “Guia ABA sobre Impactos da Inteligência Artificial Generativa na Publicidade”, em parceria com a Opice Blum, Bruno Advogados, uma entrega dos Comitês Jurídico e de Mídia, e dos GTs Inteligência Artificial e Privacidade e Proteção de Dados da ABA. Para discorrer sobre o Guia, foram convidados, Henrique Fabretti, Sócio da Opice Blum, Bruno Advogados, e Paula Bauléo, Líder do GT Inteligência Artificial da ABA e Legal Manager na Diageo Brasil.
Na sequência, Eliane Parra, Diretora Financeira da ABA, apresentou a situação orçamentária até agosto de 2024 e submeteu à aprovação, o orçamento e o reajuste de anuidades para 2025.
Os presentes contaram com uma apresentação de Antonio Wanderley e Adriana Favaro, ambos da Kantar Ibope Media, sobre a ferramenta cross-media planning e a atual discussão no mercado acerca da integração das métricas em vídeo.
Sandra Martinelli, seguiu a reunião apresentando os destaques de junho, julho, agosto e setembro, dentre eles o lançamento de três guias de boas práticas, totalizando, até o momento, cinco publicações em 2024. Além do Guia atualizado de IA, lançado na reunião de Diretoria, a entidade publicou nos últimos meses, os Guias “Promovendo uma Cultura de Ética de Dados e “O Futuro modelo das agências. Em junho deste ano, a executiva representou a entidade na 71ª edição do Festival de Criatividade Cannes Lions, tendo artigos diários sobre o evento publicados no Propmark, e promovendo em julho, o evento virtual ABA 65 anos Cannes Insights, by GoAd. Neste mês, a entidade também celebrou a reeleição do presidente do seu Conselho Superior, Sergio Pompilio, Vice President of Government Affairs & Policy LATAM at Johnson & Johnson, para a presidência do Conar, no mandato 2024/2026, e duas novas parcerias, com a Li.belo e o Observatório Diversidade da Propaganda, associações que atuam para a promoção da diversidade, equidade e inclusão na publicidade. Também foram realizados três webinares que abordaram temas extremamente relevantes: fake News e desinformação na publicidade digital, influenciadores digitais, e Marketing Mix Modeling” e o evento ABA Mídia 65 anos, “Mídia no contexto de MarTech e IA: uma visão de presente e futuro”, no Teatro Unibes Cultural e com transmissão virtual.
“Estamos muito felizes em concretizar com sucesso essa robusta agenda que nos propusemos ao desenhar o Plano ABA 65 anos. Este é um ano de extrema importância, um marco na história da ABA e a entidade não somente vem realizando suas ações com sucesso, como segue com seu alto poder de engajamento com o mercado, aumentando sua relevância e sendo uma voz influente na defesa da autorregulamentação, da liberdade de expressão e na propagação do marketing responsável. Somos até o momento, 124 associados, que representam mais de 1400 marcas, 10 parceiros estratégicos, 13 parceiros de mídia, 7 apoiadores, mais de 50 entidades parceiras e mais de 90 líderes que acreditam que a publicidade pode ser mais criativa e inovadora, ao mesmo tempo em que usa seu poder de influência para gerar impacto positivo na sociedade, ajudando a moldar valores mais éticos, justos e responsáveis”, refletiu Sandra Martinelli.
Alvaro Garcia encerrou a reunião elogiando a agenda e agradecendo a participação de todos.