Na próxima quarta-feira, dia 18 de agosto, acontecerá o 9º webinar da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) com o tema “Os avanços da Aliança sem Estereótipos no Brasil”. O evento exclusivo para associados, contará com a participação de Daniele Godoy e Isabel Aquino, ambas da Aliança sem Estereótipos.
O evento será promovido pelo comitê de Branding e conteúdo da ABA, presidido por Kellen Silverio, Diretora de Marketing da Hasbro do Brasil e vice-presidido por Andre Kieling, Brand Manager da Bauducco.
A iniciativa (Unstereotype Alliance) chegou ao Brasil com apoio da ABA, Heads Propaganda, ONU Mulheres, Unilever e WFA. O lançamento regional aconteceu em fevereiro de 2019 e foi o pioneiro dentre os países da América Latina.
“A publicidade é um espelho da sociedade e um meio pelo qual marcas e empresas podem causar grande impacto no modo como as pessoas percebem o seu entorno. Por isso, quando o mercado publicitário reproduz estereótipos, está reforçando normas sociais discriminatórias. A Aliança sem Estereótipos está no Brasil há dois anos e acompanhar os avanços desse trabalho é essencial para garantirmos a evolução da discussão”, declara Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA.
Em julho de 2020, a ABA lançou o ” Guia para Representação Responsável de Gênero na Publicidade, originalmente da WFA, que busca inspirar profissionais de marketing a trabalharem com menos estereótipos em suas campanhas, uma discussão que está cada vez mais ganhando relevância global, com a adesão de anunciantes associados à ABA tais como: Unilever, P&G, Mars, Diageo, J&J, Mattel, Grupo Boticário e Mastercard. Esse projeto nasceu a partir do encontro entre líderes do mercado anunciante e a ONU Mulheres, que fundaram juntos a Unstereotype Alliance. Reforçando a crença da própria ABA e WFA, de que é necessária uma agenda nova para a quebra de estereótipos prejudiciais sobre homens e mulheres na comunicação.