A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – desembarcou em Buenos Aires, na Argentina, para o Encontro Regional Latino-Americano, organizado pela WFA – World Federation of Advertisers.
O evento, que reuniu países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia e Guatemala, debateu temas que a ABA vem priorizando em sua agenda ao longo do ano, como a relação entre as agências de publicidade e os anunciantes, a importância das métricas para a publicidade, ética concorrencial, marketing responsável, o poder dos influenciadores, além da conscientização global pela igualdade de gênero e fim dos estereótipos.
O Brasil foi representado por líderes e associados da ABA: Gustavo Fruges Ferreira, Diretor de Comunicação do O Boticário, e Vanessa Vilar, General Counsel Brazil da Unilever e Vice-Presidente da ABA, que acompanharam e participaram in loco da discussão. A última, inclusive, dividiu com os convidados o Manual ABA de Adequação à LGPD, desenvolvido pelo Comitê Jurídico da ABA em parceria com Pinheiro Neto Advogados e apoio do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. O documento versa sobre privacidade e tem o objetivo de difundir e esclarecer as novas regras da LGPD e apoiar a adaptação dos anunciantes.
Sendo realizado em Buenos Aires, o congresso teve como anfitriã a Câmara de Anunciantes da Argentina (CAA). Philip Perez, vice-presidente regional da WFA para a América Latina e presidente da Câmara de Anunciantes da Argentina, afirmou que “receber uma delegação tão rica em conhecimento e experiências foi uma honra. Este encontro certamente será combustível para que mais trabalhos conjuntos aconteçam entre Brasil, Argentina e nossa região latino americana.”
Jessica Ribeiro, gerente institucional da ABA, participou de painel exclusivo para os executivos das Associações Nacionais da América Latina e apresentou as iniciativas que conferem à Entidade o papel de liderança no Brasil em diversas transformações sociais e dos negócios. A ABA tem se dedicado fortemente a entregar ao mercado brasileiro uma série de iniciativas que prezam pela troca de conhecimentos, valorização do profissional de marketing, produção de conteúdos de boas práticas e defesa da liberdade de expressão.
O encontro estimulou a sinergia entre os países presentes e, com a troca de experiências, possibilitou o crescimento conjunto do mercado, conceito fortemente defendido pela ABA.