A parceria é assinada por Google, Meta, TikTok, Twitter e Yahoo.
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – lança versão atualizada do Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação. A publicação é uma tradução livre de sua versão original, elaborada pela World Federation of Advertisers — WFA, por meio de sua iniciativa GARM – Global Alliance for Responsible Media -, e uma entrega do Comitê de Mídia da ABA, presidido por Marco Frade, da Diageo, e vice-presidido por Paulo Carneiro, da Coty.
O documento tem como parceiros o Google, Meta, TikTok, Twitter e Yahoo, plataformas globalmente filiadas à GARM e localmente alinhadas com o lançamento deste Guia, sua disseminação e com sua observância pelo mercado; e conta com o apoio global da WFA. Nacionalmente, a ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade – e IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau – também foram convidadas a apoiar a publicação.
A publicação é dedicada a fornecer ao ecossistema publicitário, a partir de 11 categorias-chave, a estrutura para diferenciar e localizar conteúdos online seguros e nocivos e/ou prejudiciais, com o propósito de resguardar o potencial positivo do digital e promover a transparência em prol de uma comunicação responsável, que mantenha a segurança do consumidor e do conteúdo anunciado.
“O Brand Safety busca proteger as marcas de veicularem seus anúncios em ambientes inseguros como, por exemplo, sites vinculados a crimes ou qualquer outro aspecto que comprometa a imagem da marca. Consiste basicamente em um meio de seleção de meios e parcerias seguras, que irão transmitir a identidade do negócio e estarão alinhados aos valores da marca. Este Guia busca garantir a eficácia do marketing e da comunicação, incentivando as boas práticas do mercado”, ressalta Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, Relações Governamentais, ESG e Compliance da DASA.
“Remover conteúdo prejudicial da indústria de publicidade traz grandes benefícios não só para os anunciantes e a sociedade, mas também para as próprias plataformas. Em um momento em que a reputação da marca, a sustentabilidade da indústria e o capitalismo das partes interessadas se tornam cada vez mais importantes e examinados, é importante desenvolver sistemas da indústria que enfrentem os desafios de conteúdo nocivo e/ou prejudicial e atores ruins de uma forma mais consistente.” Stephan Loerke, CEO da WFA.
Nesta versão atualizada de 2022, foi incluída a categoria que aborda as diretrizes sobre desinformação, tema de grande destaque nos últimos dois anos com o aumento de notícias falsas e nocivas em todo o mundo, não só a respeito da Covid-19, mas também sobre o Conflito entre Rússia e Ucrânia.
“Seguindo sua vocação para o protagonismo colaborativo, a ABA lança esta versão atualizada do Guia, voltado para o ecossistema publicitário, com objetivo de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. Pautado pelos rigorosos conceitos de Brand Safety, a publicação busca promover conexões transparentes entre marca e consumidor, por meio da relevância e qualidade das informações e combatendo conteúdos falsos e nocivos”, ressalta Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA.
“A publicidade e as dinâmicas comunicacionais estão em constante evolução em decorrência do advento de novas ferramentas tecnológicas. Para acompanhar esse movimento, é necessário rever frequentemente os padrões de Brand Safety, que tem como objetivo garantir a segurança das marcas, assegurando as narrativas, posicionamentos e destinação de recursos das marcas de forma responsável”, diz Marco Frade, presidente do Comitê de Mídia da ABA e Head of Media & Precision Factory da Diageo BR.