quinta-feira, junho 19, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoABA lança livro sobre os bastidores da gestão da entidade

ABA lança livro sobre os bastidores da gestão da entidade

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes lançará, hoje, 09 de junho, às 18h, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1501 – Jardim Paulista, São Paulo), o livro “Os desafios e prazeres de liderar uma entidade de classe”, uma parceria com a Editora Leader.

A obra é de autoria de Sandra Martinelli, CEO da ABA há uma década, e revela os aprendizados, processos, reflexões e práticas de gestão desenvolvidos por ela ao longo dos seus 10 primeiros anos à frente da ABA, período em que a associação ampliou sua relevância no Brasil e no cenário internacional – a ABA é filiada à WFA (World Federation of Advertisers) e Sandra Martinelli, há 11 anos, é reeleita anualmente como membro de seu Executive Committee.

Martinelli compartilha por meio desta obra um relato prático de gestão construído com base na experiência, no rigor técnico e na colaboração, sobre como liderar uma entidade de classe praticando o protagonismo colaborativo, com responsabilidade, propósito e inovação, enfrentando os desafios diários e celebrando as conquistas de quem representa os maiores anunciantes globais e locais.

Ao longo das páginas, Martinelli discorre sobre a evolução da atuação da entidade e de seus temas estratégicos, seus posicionamentos e entregas de extrema relevância para o ecossistema de comunicação e marketing. “Temos orgulho do que já entregamos e do que temos planejado para os próximos anos. Já lançamos mais de 40 guias de boas práticas e 12 livros, somando 14 até o final do ano com este e mais um sobre a evolução da mídia que já está sendo preparado, que são como verdadeiras bússolas para os profissionais de marketing, um portfólio imenso para o legado da ABA e para o mercado de anunciantes”, conta Sandra Martinelli.

Com prefácio assinado por Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente da área jurídica e assuntos corporativos do Carrefour, e prólogo de Olga Martinez, sócia da Amélie Consulting, a publicação também evidencia o papel de Sandra Martinelli como uma liderança feminina que inspira outras mulheres e mobiliza o setor de marketing, fortalecendo a ABA com um olhar contemporâneo e comprometido com a ética, a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade.

“Hoje, com certeza, a ABA é uma entidade mais relevante, respeitada e ouvida. As mudanças estruturadas pela Sandra Martinelli nessa última década fortaleceram a gestão da associação e foram fundamentais para suas conquistas. A ABA hoje, não somente lidera discussões e iniciativas importantes para o mercado, como pratica o protagonismo colaborativo e isso é traduzido no excelente relacionamento que construímos com nosso mercado, desde agências de publicidade, veículos de comunicação e elos digitais, às entidades parceiras, as quais já somamos mais de 60”, comenta Nelcina Tropardi.

“Durante a última década, sob a liderança inspiradora da Sandra, a ABA passou por uma verdadeira revolução. Tive o privilégio de acompanhar todo este processo desde o início, com a contratação da Sandra pelo João Campos, e desde então, pude testemunhar de perto o impacto positivo que a sua energia e protagonismo trouxeram à entidade. Desde a aquisição da nova sede, que simboliza um marco na gestão da ABA após alguns anos bastante difíceis, até as entregas de materiais educacionais, grupos de trabalho e projetos de advocacy, que colocaram a ABA em outro patamar de governança e impacto. A Sandra sempre se destacou por sua visão estratégica e paixão pelo desenvolvimento do setor publicitário brasileiro e é um privilégio fazer parte dessa trajetória e ver de perto a sua liderança, que tem moldado o futuro da ABA e de todo mercado.”, comenta Sergio Pompilio, Presidente do CONAR.

Dentre os prazeres de liderar uma entidade de classe, destacados na obra, estão a conquista da sede própria, após 62 pagando aluguel; a filiação de 1400 marcas de 125 associadas; 30 parceiros (estratégicos, de mídia e apoiadores); a estruturação de um Pilar de Advocacy dinâmico, que articula ideias, defesas e manifestações junto aos poderes executivos, além de mobilizar outras esferas da sociedade na defesa dos interesses dos anunciantes; o reconhecimento internacional com quatro prêmios WFA President Awards; e a realização de centenas de eventos e webinares que se tornaram ponto de encontro dos profissionais do mercado.

O livro remonta o passado recente, reflete sobre o presente e aponta caminhos para o futuro da gestão associativa da ABA, pautada por suas principais bandeiras: a defesa da autorregulamentação, da liberdade de expressão e do marketing responsável, e guiada por seu propósito, de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.”

“A liderança de uma entidade de classe é um projeto de longo prazo e que exige muito trabalho, determinação e persistência. Porém, sempre acreditei que sozinho vamos mais rápido, mas, juntos, somos mais fortes e vamos mais longe, para transformar ideias em ações e alcançar objetivos coletivos que favorecem não somente a nós, mas a todos”, finaliza a executiva, que acumula 41 anos de carreira.

Serviço
Lançamento do livro: Os desafios e prazeres de liderar uma entidade de classe (Editora Leader)

09 de junho, a partir das 18h
Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1501 – Jardim Paulista, São Paulo

Artigos relacionados

Novidades