A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes lançará, hoje, 09 de junho, às 18h, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1501 – Jardim Paulista, São Paulo), o livro “Os desafios e prazeres de liderar uma entidade de classe”, uma parceria com a Editora Leader.
A obra é de autoria de Sandra Martinelli, CEO da ABA há uma década, e revela os aprendizados, processos, reflexões e práticas de gestão desenvolvidos por ela ao longo dos seus 10 primeiros anos à frente da ABA, período em que a associação ampliou sua relevância no Brasil e no cenário internacional – a ABA é filiada à WFA (World Federation of Advertisers) e Sandra Martinelli, há 11 anos, é reeleita anualmente como membro de seu Executive Committee.
Martinelli compartilha por meio desta obra um relato prático de gestão construído com base na experiência, no rigor técnico e na colaboração, sobre como liderar uma entidade de classe praticando o protagonismo colaborativo, com responsabilidade, propósito e inovação, enfrentando os desafios diários e celebrando as conquistas de quem representa os maiores anunciantes globais e locais.
Ao longo das páginas, Martinelli discorre sobre a evolução da atuação da entidade e de seus temas estratégicos, seus posicionamentos e entregas de extrema relevância para o ecossistema de comunicação e marketing. “Temos orgulho do que já entregamos e do que temos planejado para os próximos anos. Já lançamos mais de 40 guias de boas práticas e 12 livros, somando 14 até o final do ano com este e mais um sobre a evolução da mídia que já está sendo preparado, que são como verdadeiras bússolas para os profissionais de marketing, um portfólio imenso para o legado da ABA e para o mercado de anunciantes”, conta Sandra Martinelli.
Com prefácio assinado por Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente da área jurídica e assuntos corporativos do Carrefour, e prólogo de Olga Martinez, sócia da Amélie Consulting, a publicação também evidencia o papel de Sandra Martinelli como uma liderança feminina que inspira outras mulheres e mobiliza o setor de marketing, fortalecendo a ABA com um olhar contemporâneo e comprometido com a ética, a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade.
“Hoje, com certeza, a ABA é uma entidade mais relevante, respeitada e ouvida. As mudanças estruturadas pela Sandra Martinelli nessa última década fortaleceram a gestão da associação e foram fundamentais para suas conquistas. A ABA hoje, não somente lidera discussões e iniciativas importantes para o mercado, como pratica o protagonismo colaborativo e isso é traduzido no excelente relacionamento que construímos com nosso mercado, desde agências de publicidade, veículos de comunicação e elos digitais, às entidades parceiras, as quais já somamos mais de 60”, comenta Nelcina Tropardi.
“Durante a última década, sob a liderança inspiradora da Sandra, a ABA passou por uma verdadeira revolução. Tive o privilégio de acompanhar todo este processo desde o início, com a contratação da Sandra pelo João Campos, e desde então, pude testemunhar de perto o impacto positivo que a sua energia e protagonismo trouxeram à entidade. Desde a aquisição da nova sede, que simboliza um marco na gestão da ABA após alguns anos bastante difíceis, até as entregas de materiais educacionais, grupos de trabalho e projetos de advocacy, que colocaram a ABA em outro patamar de governança e impacto. A Sandra sempre se destacou por sua visão estratégica e paixão pelo desenvolvimento do setor publicitário brasileiro e é um privilégio fazer parte dessa trajetória e ver de perto a sua liderança, que tem moldado o futuro da ABA e de todo mercado.”, comenta Sergio Pompilio, Presidente do CONAR.
Dentre os prazeres de liderar uma entidade de classe, destacados na obra, estão a conquista da sede própria, após 62 pagando aluguel; a filiação de 1400 marcas de 125 associadas; 30 parceiros (estratégicos, de mídia e apoiadores); a estruturação de um Pilar de Advocacy dinâmico, que articula ideias, defesas e manifestações junto aos poderes executivos, além de mobilizar outras esferas da sociedade na defesa dos interesses dos anunciantes; o reconhecimento internacional com quatro prêmios WFA President Awards; e a realização de centenas de eventos e webinares que se tornaram ponto de encontro dos profissionais do mercado.
O livro remonta o passado recente, reflete sobre o presente e aponta caminhos para o futuro da gestão associativa da ABA, pautada por suas principais bandeiras: a defesa da autorregulamentação, da liberdade de expressão e do marketing responsável, e guiada por seu propósito, de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.”
“A liderança de uma entidade de classe é um projeto de longo prazo e que exige muito trabalho, determinação e persistência. Porém, sempre acreditei que sozinho vamos mais rápido, mas, juntos, somos mais fortes e vamos mais longe, para transformar ideias em ações e alcançar objetivos coletivos que favorecem não somente a nós, mas a todos”, finaliza a executiva, que acumula 41 anos de carreira.
Serviço
Lançamento do livro: Os desafios e prazeres de liderar uma entidade de classe (Editora Leader)
09 de junho, a partir das 18h
Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1501 – Jardim Paulista, São Paulo