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ABA lança livro sobre os avanços e o dinamismo da atuação da entidade em vanguardas de Advocacy

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em parceria com a editora Leader, anuncia o lançamento de sua primeira obra sobre Advocacy. No final de maio, chega às livrarias o livro “Advocacy ABA: Defesa Permanente da Liberdade de Expressão e da Autorregulamentação na Publicidade”, cujo conteúdo tem como objetivo contribuir para os debates sobre políticas públicas que trazem benefícios e transformam positivamente a sociedade.

A obra é um compilado de 54 documentos, produzidos ao longo dos últimos 7 anos, durante três gestões da ABA, sob o pilar de Advocacy da entidade. Para Sérgio Pompilio, presidente do Conselho Superior da ABA e presidente do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), o livro é “uma coletânea de imenso valor para o mercado publicitário, pois representa o dinamismo no posicionamento da ABA perante importantes lutas. Posiciona ainda a entidade como peça de fundamental relevância nas conquistas e transformações do setor, especialmente ao longo destes últimos anos”, comenta ele, que assina o prólogo da edição.

A atuação da ABA em Advocacy inclui participação institucional em audiências com parlamentares, elaboração de papers, manifestações e contribuições técnicas para consultas públicas, bem como a promoção e realização de encontros para, dentre outros, a defesa do marketing responsável, da liberdade de expressão e do modelo de autorregulamentação no Brasil, sempre a partir do ordenamento jurídico vigente, de dados e estudos técnicos e das melhores práticas internacionais.

Responsável pelo prefácio, Nelcina Tropardi, presidente da ABA e diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance na Dasa, destaca que “uma das práticas que a ABA tem buscado de forma incessante é a promoção de debates de assuntos estratégicos, insights e tendências, privilegiando a discussão técnica e fundada em fatos e dados. A partir deles, é possível que a entidade crie e dissemine referenciais de boas práticas nacionais e globais no cenário atual do marketing e da comunicação. Exerce, assim, a responsabilidade que lhe cabe diante de temas de Advocacy, ao promover aperfeiçoamento profissional de seus associados e políticas públicas com maiores benefícios à sociedade como um todo”.

Em mais de 680 páginas, a publicação tem como premissa o registro histórico de posicionamentos da entidade, com a finalidade de refletir sobre a evolução da indústria e da sociedade. A obra se caracteriza, ainda, pelo exercício de advocacy na defesa de causas ou de grupos minoritários e/ou marginalizados, a partir de um conjunto de estratégias, ações e ferramentas de natureza institucional.

Neste contexto, Vanessa Vilar, Group General Counsel Ice Cream da Unilever, que assina o texto “Desafios de uma geração”, trata da advocacy também sob a ótica da tecnologia e destaca que o uso da inteligência artificial e o metaverso, ou Web 3.0, impõe uma nova realidade no mercado de trabalho: “A crise social, econômica e ambiental que assola o mundo tem marcado a década com desafios complexos e impiedosos. No entanto, essa nova Era também nos oferece a disrupção tecnológica e aponta para os caminhos da inovação. E busca por soluções práticas, com as quais poderemos mudar positivamente a forma que interagimos com os recursos naturais, e com o próprio ser humano”, diz.

De acordo com Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA e membro do Executive Committee da WFA, responsável pela organização e introdução do livro, “Vivenciamos um setor cada vez mais unido na luta institucional pela defesa da autorregulamentação e liberdade de expressão, bandeiras as quais a ABA lidera como entidade que representa os anunciantes brasileiros. Mais uma vez, a prática diária de nossa vocação pelo protagonismo colaborativo, com cerca de 30 entidades do mercado, debatendo e unindo posicionamentos institucionais, articulando encontros e ouvindo posições setoriais nos levou a muitos resultados positivos, fazendo com que nossos esforços conjuntos ganhassem tração e atenção.”

O pilar de Advocacy da ABA é liderado pelos Comitês Jurídico e de Relações Governamentais da ABA, presididos, respectivamente, pela Dra. Eliane Quintella, presidente do Comitê Jurídico da ABA e diretora Jurídica de Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade da Softys, e por Daniela Rios, presidente do Comitê de Relações Governamentais da ABA e diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas da P&G.

Também contribuem para o pilar, a Dra. Lucia Ancona Lopez de Magalhães Dias, sócia da Magalhães e Dias Advocacia, e Carla Bencke, sócia-diretora da Foco Relações Governamentais.

Andréia Roma, CEO da Editora Leader, comenta que “a atuação da ABA em advocacy se apresenta de forma efetiva nesta coletânea, por meio de uma leitura importante não só para quem atua no setor, como para todos os brasileiros. Seu conteúdo mostra como a publicidade está ligada a causas de interesse de toda a sociedade. É uma grande oportunidade para nós podermos participar desta obra como Editora que, mais do que um registro de suas ações, é um legado para a atual e as futuras gerações.”

O lançamento do livro “Advocacy ABA: Defesa Permanente da Liberdade de Expressão e da Autorregulamentação na Publicidade” ocorrerá em São Paulo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, e em Brasília, na Sede da Lew Lara, no Edifício Corporate – Setor Comercial Norte, Quadra 2, Bloco A, 10º andar, respectivamente nos dias 30 e 31 de maio, ambos às 18h.

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