A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), apresenta ao mercado o “Guia de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes”, que traz diretrizes para que agências e clientes desenvolvam um relacionamento saudável, ético e transparente.
Lançado durante o evento Branding@ABA 2019, em 25 de abril, o Guia possui 29 tópicos com os princípios e valores para um bom relacionamento entre empresas e agências, além de dez princípios referenciados nas melhores práticas de mercado, no respeito à conformidade e na valorização das técnicas publicitárias para a otimização e permanente aprimoramento das relações entre clientes e agências de propaganda.
“A concretização desse projeto possui um significado especial para a ABA. Representa o trabalho de liderança transformadora que tem pautado nossas iniciativas, com o objetivo de colocar o Marketing e suas relações de forma decisiva nos debates sobre ética e transparência e na viabilização de um ambiente de negócios livre e responsável,” destaca Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA.
“Nesse ambiente de construção coletiva e propositiva, nosso esforço está voltado para Mobilizar o Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade, propósito definido a partir do Plano Estratégico ABA 2020. Hoje o desafio dos anunciantes vai além dos investimentos em mídia, metas de vendas ou fortalecimento das marcas, mas engloba terem também papel ativo na construção de uma sociedade mais consciente e responsável”, afirma João Branco, CMO do McDonald’s e Presidente da ABA.
O documento é uma entrega do Comitê de Sourcing da ABA, presidido por Sheila Vieira, Commerce Procurement Manager da HEINEKEN, elaborado em parceria com a Q&A Associados, com o apoio da ABAP e da FENAPRO, tendo como sponsor Danielle Bibas, Vice-Presidente de Marketing Avon-Brasil e integrante do Conselho Superior da ABA.
“O nível de exigência nas relações dos anunciantes com os stakeholders e a sociedade apresenta-se cada vez mais complexo e dinâmico. Cresce então a necessidade do estabelecimento de parcerias produtivas e eficientes entre clientes e agências, estimulando o olhar para o sistema como um todo e a proposta de ganho coletivo, possível a partir do estímulo a processos aprimorados e sem desperdícios. Espera-se como resultado a promoção da criatividade brasileira como fator de crescimento dos negócios, com soluções duradouras para a melhoria permanente de processos”, analisa Danielle Bibas.
Sheila Vieira enfatiza que “Refinar conceitos e produzir guias como este, constituem disciplina efetiva nas atividades do Comitê de Sourcing, levando à identificação de oportunidades para otimizarmos os investimentos, e, ao mesmo tempo, proporcionarmos inovações nos processos de marketing. Nossa missão é também compartilhar os aprendizados com o mercado”.
A disseminação de melhores práticas globais consistentes e alinhadas com a WFA – World Federation of Advertisers – federação internacional de anunciantes da qual a ABA integra o Comitê Executivo, só se faz possível graças ao Protagonismo Colaborativo que direciona a atuação da entidade. No caso do Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes, a parceria pro bono com a Q&A Associados e o apoio da ABAP e da FENAPRO favorecem o caráter holístico do documento, integrando os diversos players envolvidos e representando desenvolvimento coletivo para o mercado.
“Mais do que nunca relações profissionais, baseadas no compliance e que valorizam a comunicação de qualidade, criativa e eficaz formam a base sólida e dinâmica que tem proporcionado à publicidade brasileira ser uma protagonista global na transformação para melhoria de diversos setores da economia e da sociedade” afirma Marcello D’Angelo diretor executivo da Band News TV e parceiro da ABA na elaboração deste guia.
“É uma dupla satisfação colaborar com a ABA, que completando 60 anos, contribui de forma tão significativa para a valorização da atividade publicitária e do profissional de comunicação” afirma Ênio Vergeiro, sócio-diretor da Q&A Associados e presidente da APP Brasil.
“Esse é o papel das agências: serem parceiras na construção de grandes marcas e na geração de riquezas e no crescimento das empresas brasileiras. Com consistência e inteligência. Com este manual, o papel das agências é colocado em destaque mais uma vez.” afirma Mário D’Andrea, presidente da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade.
O presidente da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, Glaucio Binder, em apoio ao Guia, complementa ainda que “nesses novos tempos, tudo muda numa velocidade muito grande. A única coisa que não deve mudar é a relação de confiança e profissionalismo entre clientes e agências de propaganda.”
Para baixar o “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes”, acesse o portal ABA: https://bit.ly/2GDIoGX