A Associação Brasileira de Anunciantes – ABA, lançou hoje, 28 de novembro, seu Anuário 2024, publicação que destaca as iniciativas e entregas da entidade para o mercado, tais como eventos, reuniões, frentes de advocacy, lançamentos de guias e livros, parcerias com entidades e players do mercado, a atuação internacional da entidade, as entregas dos Comitês e Grupos de Trabalho ABA, além de entrevistas e artigos de lideranças da ABA e do mercado.
O lançamento foi realizado durante a Reunião Anual do Conselho Superior, realizada na sede da Diageo, associada ABA.
Este ano, em razão da celebração dos 65 anos da ABA, o Anuário chega ainda mais especial, com uma cobertura completa dos eventos que marcaram a data, um realizado em São Paulo e outro em Brasília e de uma agenda robusta de ações pautadas pelo compromisso de olhar para o futuro, antecipando tendências e compartilhando as melhores práticas nacionais e globais do marketing e da comunicação, pela prática do protagonismo colaborativo e na defesa das bandeiras da liberdade de expressão, da autorregulamentação e do marketing responsável.
Há 65 anos, a ABA é a única entidade que representa coletivamente os anunciantes brasileiros e os conecta com as melhores práticas globais por meio da sua filiação à WFA – World Federation Advertisers, entidade global de anunciantes da qual Sandra Martinelli, CEO da ABA há 10 anos, é também, pelo mesmo período, membro do seu Executive Committee.
“Nossa missão, como entidade associativa, é contribuir para a evolução dos padrões globais do ecossistema publicitário e ajudar a construir uma indústria livre, pujante, transparente, ética e responsável, com o marketing sendo protagonista na transformação da sociedade e com marcas mais fortes, relevantes e autênticas. O time executivo da ABA e as lideranças da entidade trabalharam intensamente e com muita dedicação para colocar em prática todas as entregas que geram valor para os anunciantes e mercado, e para os profissionais de marketing e comunicação, que estão compiladas na publicação. Estamos muito felizes de fechar 2024, um ano especial em que celebramos os 65 anos de história e relevância da ABA, com tantas ações realizadas. Uma publicação para ler e se orgulhar”, enfatizou Sandra Martinelli.
A entidade completou 65 anos com quadro de associados com mais de 1400 marcas de 124 anunciantes de 19 setores da economia, 10 parceiros estratégicos, 13 parceiros de mídia, 7 apoiadores, mais de 50 entidades parceiras e mais de 90 líderes, representantes de associadas, que acreditam que a publicidade pode ser mais criativa e inovadora, ao mesmo tempo em que usa seu poder de influência para gerar impacto positivo na sociedade.
O Anuário ABA tem distribuição de 1200 exemplares impressos, sendo 500 para o mailing vip do jornal Propmark e 700 para associados ABA e lideranças do mercado, além da versão digital, distribuída para um mailing de 9 mil nomes do mercado, como dirigentes de empresas anunciantes, executivos de marketing e comunicação, agências de publicidade, grupos de comunicação, veículos, plataformas, fornecedores especializados do setor e entidades associativas.
“Assumindo o papel de ser agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, e um ambiente de conexão e capacitação para os profissionais de marketing, a ABA construiu uma jornada marcada por inspiração, relevância, influência e engajamento com o ecossistema publicitário. O Anuário é uma publicação de extrema importância, pois reúne, num único lugar, as principais entregas da entidade, amplificando sua voz para o mercado e sendo o ponto de contato e aproximação entre marcas e os diversos players do setor. A publicação traz ainda a visão de renomados profissionais sobre as tendências e desafios do marketing e da comunicação”, destacou Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora-Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa.
A associação cumpre seu propósito de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade” praticando o protagonismo colaborativo, engajando a indústria publicitária e entidades setoriais em causas importantes e mantendo o diálogo aberto com a sociedade e o mercado. “A ABA tem um papel estratégico em coordenar iniciativas e movimentos pioneiros para apoiar as marcas diante das novas oportunidades e tendências do setor, em fomentar as boas práticas nacionais e globais para ajudar nosso mercado a evoluir por um caminho ético e responsável, em atuar na defesa dos interesses dos anunciantes por meio de um trabalho fortíssimo de Advocacy, na defesa da transparência, da liberdade de expressão e da autorregulamentação”, finalizou Sergio Pompilio, Presidente do Conselho Superior da ABA e Vice President of Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson.