A ABA – Associação Brasileira de anunciantes – lançou
hoje, em parceria com MapaOOH, hub de soluções e estudo, o Guia ABA de métricas OOH,
material com panorama atualizado sobre as melhores práticas globais e metodologias para
a medição de audiência no OOH.
O mercado publicitário está em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos
e com isso há necessidade de métricas precisas e confiáveis para mensuração de
audiência. É possível observar que a mídia Out of Home (OOH) tem tido um crescimento
considerável nos últimos anos, reafirmando sua relevância como um dos canais mais
estratégicos para a publicidade brasileira. De acordo com o estudo Inside OOH 2023,
realizado pela Kantar IBOPE Media, parceira estratégica da ABA, o OOH é o segundo meio
mais consumido no Brasil, alcançando 89% da população.
Sua capacidade de alcançar consumidores em diferentes momentos, como em seus trajetos
diários, e em uma diversidade de formatos, garante às marcas maior visibilidade, impacto,
cobertura e alcance de forma natural e eficaz, mas exigindo abordagens inovadoras de
mensuração e análise de dados.
Diante disso, com o compromisso de apoiar os profissionais da indústria de marketing e
publicidade, a ABA, em parceria com a MapaOOH, desenvolveu esse guia que oferece um
panorama atualizado sobre as melhores práticas globais e metodologias aplicáveis à
medição de audiência no OOH.
Sandra Martinelli, CEO da ABA, afirmou: “Convidamos todos os profissionais do setor a
explorar as diretrizes e insights apresentados neste Guia para que possam elevar o padrão
das métricas OOH em suas estratégias de marketing e criar soluções de negócios
eficazes. Ao lançar este guia em parceria com a MapaOOH, a ABA reforça seu
compromisso com a evolução da indústria publicitária, promovendo conhecimento,
transparência e inovação, e contribuindo para um mercado mais eficiente, integrado e
orientado por dados.”
“Os profissionais terão acesso a uma análise aprofundada dos fundamentos de audiência
no OOH; de deslocamentos urbanos; de soluções pioneiras, como o uso de sensores para
coleta e processamento de dados em tempo real; da diferenciação entre métricas
tradicionais e novas abordagens para mensuração de impacto e efetividade; e de três
metodologias globalmente adotadas pelos mercados mais desenvolvidos em métricas ao
redor do mundo.” Comentou Marco Frade, Diretor-Executivo do MapaOOH.
O documento conta com o apoio da ABOOH – Associação Brasileira Mídia Out Of Home e
da Central de Outdoor. Com patrocínio de All Unite, Altermark, Clear Channel, Galeria,
GroupLink, HEINEKEN, JCDecaux, NEOOH, RZK Digital e Urbana.
E sua apresentação aconteceu hoje, dia 07 de maio, durante o 2º webinar ABA de 2025,
aberto ao mercado, com o tema “Os fundamentos da audiência: conceitos e soluções para
uma campanha eficiente”.
Para mais informações acesse o site da ABA: Link
E do MapaOOH: Link
Sobre a ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 65 anos e é a única entidade que
representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração
de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as
melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo
Protagonismo Colaborativo.
Os profissionais das suas 1400 marcas associadas se beneficiam dessa ampla rede de
conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multissetorial se encontram, atuando em
conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.
A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na
Autorregulamentação da Publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garante uma
sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.
Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.
É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e
cofundadora e entidade mantenedora do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado
Publicitário.
Integra o Executive Committee da WFA (World Federation of Advertisers) que congrega
aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do
mundo, o que representa quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações
nacionais, nos seis continentes, e mais de uma centena dos principais anunciantes de todo
o mundo.