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ABA apresenta “Guia GDPR para profissionais de marketing” no ABA Summit 2018

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – apresentou nesta terça-feira (23),  o “Guia GDPR para profissionais de Marketing” – Cinco conceitos que todo profissional de marketing deve saber sobre a Regulamentação Geral de Proteção de Dados. O documento, desenvolvido pela WFA – World Federation of Advertisers, com apoio da Hunton & Williams e adotado pelo Comitê Jurídico.

“A importância da privacidade de dados na era digital que vivenciamos, reflete no impacto que gera na comunicação das marcas via web, especialmente com a entrada em vigor da Lei de Proteção de Dados Pessoais (GDPR) na União Europeia, o que determinou uma atenção especial do Comitê Jurídico da ABA. Seus integrantes passaram a trabalhar no desenvolvimento de alternativas que pudessem facilitar a compreensão dessas mudanças pelos profissionais das empresas associadas, pois mesmo sendo uma regulação estrangeira, pode impactar empresas que fazem negócios na Europa. Criamos ainda um infográfico GDPR – 10 coisas que você precisa saber, com apoio de vídeo legendado, que podem ser encontrados no Portal ABA”, ressalta Vanessa Vilar, Legal Director LATAM – Cluster Category Counsel da Unilever e Presidente do Comitê Jurídico, que apresentou o Guia em seu lançamento no evento.

A criação destas novas normas é encarada como importante ferramenta de proteção à privacidade das pessoas que fornecem dados às empresas. Os cinco conceitos apontados pelo documento são: Consentimento, E se o consentimento não for uma opção?, Transparência, Processando dados de crianças e Reutilizando dados para outros propósitos.

Além disso, a GDPR demanda a transparência das empresas. As companhias deverão sempre deixar o público informado, de forma clara e objetiva, qual a finalidade de seus dados estarem sendo coletados. E ainda exige a exclusão das informações logo após a sua utilização, pois o descumprimento da regulamentação pode gerar penalidades rigorosas.

“A atuação baseada em ética e marketing responsável está no nosso DNA e é um compromisso de todas as empresas associadas. Nesse sentido, não medimos esforços para que os gestores de marcas estejam preparados para lidar com as mudanças necessárias dentro das suas organizações, bem como de seus parceiros para proteger os dados de seus consumidores. Em um momento no qual a confiança é um fator primordial no relacionamento entre marcas e pessoas, este “Guia GDPR para Profissionais de Marketing” está alinhado com nosso propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, destaca João Branco, diretor de Marketing do McDonald’s e presidente da ABA.

 

 

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