Na terça-feira, 25 de setembro, a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – irá apresentar, no ABA Mídia 2018, a “Carta Global de Mídia” – Princípios dos anunciantes para parcerias comerciais no ecossistema de publicidade de mídia digital. A apresentação será realizada por Marco Frade, Head de Mídia, Digital & PR da LG e Presidente do Comitê de Mídia da ABA, que participou da elaboração do documento, junto à WFA – World Federation of Advertisers.
“Cada vez mais precisamos de processos globais que possam inserir o Brasil nas discussões de boas práticas da publicidade que ocorrem em diversos países. Aplicar processos globais eleva a consideração das marcas com os seus públicos diretos e indiretos e faz com que o mercado cresça de forma saudável. O Global Media Charter é fruto da discussão estabelecida no âmbito global da WFA, e para a qual tivemos a contribuição da ABA. O grande desafio agora é fazer o roll out para que o mercado brasileiro entenda, discuta e adote essas boas práticas em prol de uma atividade publicitária eficaz”, afirma Frade.
O documento propõe para agências, empresas de AdTech, veículos e plataformas, que trabalham junto aos anunciantes, criarem um ambiente mais seguro, transparente e favorável ao consumidor. O objetivo maior é estabelecer a urgência necessária, na adoção de ações incisivas pelo ecossistema para reconstruir a confiança, por meio de 8 princípios de parceria sobre os aspectos mais críticos da publicidade digital, que serão detalhados durante o evento.
Esses pontos são resultado da participação dos maiores anunciantes globais, a maioria associados da ABA, bem como das associações nacionais de anunciantes dos dez maiores mercados da indústria em todo o mundo, com participação e contribuição do Comitê de Mídia. Para cada princípio, está apontado o papel que os anunciantes devem cumprir na proposta de esforço em conjunto.
“Uma das características mais emblemáticas desta iniciativa da WFA é a forma colaborativa escolhida para tratar de um movimento urgente na busca de mais segurança, equilíbrio e transparência nesse mercado que cresce exponencialmente. Isso mostra o quanto os anunciantes acreditam no potencial da construção coletiva a partir do nosso propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, finaliza João Branco, Diretor de Marketing do McDonald’s e presidente da ABA.