Bares e restaurantes são locais onde as pessoas se encontram, interagem, compartilham ideias, comemoram conquistas e celebram a vida. Por conta da importância econômica, social e cultural desse segmento, a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes apoia o Manifesto Bar Responsável, que vai ao encontro de seu Manual ABA de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos, já que esses espaços costumam ter uma alta propensão de atitudes inadequadas.
O Manual ABA, lançado em fevereiro de 2020 pelo Comitê de Relações Governamentais e Comitê de Sourcing, com consultoria da ONG Think Olga e apoio da AMPRO, aborda as diversas formas de prevenção e correção a serem aplicadas por toda a cadeia de fornecedores e contratantes responsáveis pelos eventos. Já o Manifesto Bar Responsável, criado pelo Movimento Pró Bar da Diageo, associada ABA, surgiu com a proposta de que as contribuições financeiras e sociais do setor de bares e restaurantes prevaleçam em um novo e desafiador cenário imposto pela necessidade de distanciamento social. Além disso, considera esse novo panorama como uma oportunidade para ressurgir melhor, mais forte e atento às transformações e necessidades da sociedade.
Dessa forma, o Manifesto Bar Responsável propõe a construção de compromissos comuns para que bares e restaurantes possam trilhar uma jornada de retomada de suas atividades em um patamar confiável, saudável e sem excessos, dentro de um ambiente diverso e inclusivo. Algumas iniciativas são: Colocar em prática protocolos de higiene e distanciamento social; promover que o consumo de álcool seja feito com responsabilidade e moderação; incentivar a diversidade e promover a inclusão; combater o assédio e treinar e replicar boas práticas.
Reforçando a união e o compromisso entre a ABA e o Manifesto Bar Responsável, Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, representou a Entidade na Primeira Reunião Aberta do Manifesto #BarResponsável, realizada no último dia 10/12. O encontro visou amplificar a relevância da iniciativa e de seus pilares, com ênfase na retomada sustentável de bares e restaurantes, reforçando o compromisso do setor com questões importantes para a sociedade.
A presidente-executiva participou do painel “Pilares do Manifesto: diversidade e inclusão e combate ao assédio”, ao lado de Paula Costa, Vice-presidente de Marketing da Diageo PUB e Vice-Presidente da ABA, que foi moderadora do painel, e Caio Magri, Diretor-presidente do Instituto Ethos, e comentou sobre as diversas iniciativas e conteúdos da ABA relacionados ao combate ao assédio, destacando o “Manual ABA de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos” e outros documentos de Boas Práticas, como o “Guia para Diversidade e Inclusão – A abordagem de um profissional de marketing”, desenvolvido pelos Comitês de Branding & Conteúdo e de Comunicação e com apoio do Grupo Croma.
“Trabalhamos de forma constante na elaboração de boas práticas de mercado para a disseminação desses conceitos, considerando os diversos âmbitos em que atuamos. Bares e grandes eventos são dois desses ambientes em que estamos constantemente presentes e ambos possuem semelhanças que foram trabalhadas com muita propriedade no Manifesto Bar Responsável. Sabemos, por exemplo, que a convivência promovida pelos bares, em última instância, pode ser entendida como eventos com características de interação social muito semelhantes aos grandes eventos que nós, profissionais de marketing, comumente promovemos ou patrocinamos por meio de nossas marcas.” comentou.
Através dessa ação, a ABA e o Manifesto Bar Responsável têm como principal objetivo combater o assédio em todas as suas formas, seja físico ou moral, vindo de qualquer pessoa, seja cliente, funcionário ou fornecedor. Além de ajudar na capacitação de colaboradores para auxiliar qualquer pessoa em uma situação de assédio e juntos promoverem um ambiente agradável e seguro.
Confira o Manual ABA de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos completo em: www.aba.com.br ou diretamente neste link.