Com a união dos dois fóruns, a ABA fortalece ainda mais sua agenda de ESG nos pilares de diversidade, equidade e inclusão, urgente e necessário para a reputação e performance das marcas.
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, anuncia que o GT de DE&I – Diversidade, Equidade & Inclusão, que era liderado por Claudia Neufeld, diretora da ABA e vice-presidente de Marketing da The Walt Disney Company, passa a fazer parte do Comitê Comunicação & ESG, mantendo sua presidência com Fabíola Duarte, head of Communication da L’Oréal. Claudia Neufeld assume, a partir de agora, como vice-presidente do Comitê Comunicação & ESG da ABA.
O Comitê Comunicação & ESG da ABA tem como principal missão inspirar, esclarecer, promover e comunicar conteúdos para que o conhecimento e as iniciativas em sustentabilidade e comunicação sejam ferramentas para as empresas trabalharem com marketing para transformar e engajar seus consumidores. “Nosso objetivo é desenvolver projetos e debater questões que possam melhorar a eficácia das ferramentas de comunicação corporativa para sustentabilidade”, comenta Fabíola Duarte. “A união do Comitê Comunicação & ESG com o GT de DE&I vai fortalecer ainda mais as iniciativas da ABA e nosso marketing em torno de um tema que é hoje fundamental para a reputação da marcas e suas performances”, completa.
Com o objetivo de desenvolver os posicionamentos da ABA sobre os temas ligados a DE&I, tão relevantes para os dias de hoje, o GT soma forças ao Comitê Comunicação & ESG da ABA ajudando a estruturar propostas concretas, escolhendo grupos prioritários a serem trabalhados, aproximando entidades representativas para disseminar entregas verdadeiras e autênticas. “Dentro de ESG, há muito ainda para se fazer com relação ao tema diversidade e inclusão no modelo publicitário que temos hoje, mas também há muito o que se aprender para fazer direito.
O trabalho do GT na ABA, ao longo de 2022, foi fundamental para fomentar grandes mudanças no mercado, cobrar da publicidade a responsabilidade que lhe cabe de promover a diversidade, ajudar a quebrar estereótipos e representar genuinamente nossa sociedade plural, bem como de ajudar no letramento de líderes de marketing ao fazer conexões com parceiros e pessoas que são referências em DE&I, como Luana Génot, fundadora e diretora-executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Marina Peixoto, diretora-executiva do Instituto Mover, Ana Fontes, fundadora do Rede Mulher Empreendedora (RME) e Lisiane Lemos, gerente de Programas de Recrutamento de Diversidade, Equidade e Inclusão – América Latina (Google)”, lembra Claudia.
Para Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, é uma honra ter na ABA duas lideranças extremamente engajadas nessas causas tão urgentes para a sociedade. “Fabíola e Cláudia vêm fazendo um trabalho importantíssimo na ABA e, agora mais do que nunca, atuando juntas no Comitê Comunicação e ESG da Entidade, tenho certeza de que iremos amplificar o alcance que esse tema precisa no mercado publicitário e conseguir mudanças ainda maiores”, reflete.
A aliança entre os dois fóruns já vinha sendo estabelecida tendo como entrega no final de 2022 a “Carta Global DE&I para Mudança”, uma tradução livre de sua versão original, elaborada pela WFA, sponsor do GT de DE&I e do Comitê Comunicação & ESG. O Comitê de Comunicação & ESG da ABA também trouxe em 2022 o “Guia Global sobre Claims de Sustentabilidade em Marketing e Comunicação” e o Guia “Diversidade e Representação Foco no planejamento e compra de mídia”, em parceria com o Comitê Mídia da ABA, uma tradução livre de sua versão original, elaborada pela WFA.