O cenário profissional em uma evolução frenética, a marca pessoal e a liderança surgiram como pilares gêmeos que influenciam significativamente a trajetória profissional e o impacto nas organizações. Enquanto a marca pessoal gira em torno da criação de uma identidade e reputação distintas, a liderança envolve orientar e inspirar outras pessoas em direção a uma visão compartilhada. Trago em 5 tópicos, nesse artigo, a relação entre marca pessoal e liderança, esclarecendo como elas se entrelaçam, se complementam e se reforçam mutuamente.
I. Desvendando a Essência da Marca Pessoal
Na sua essência, a marca pessoal, como digo sempre em meus artigos, é o esforço consciente e estratégico para moldar a imagem pública e a reputação de alguém. Ela representa os valores, crenças, habilidades, atributos e narrativas que diferenciam um indivíduo dos outros, ou seja, em essência, é a forma como desejamos ser percebidos pelo mundo.
Já na era digital, a marca pessoal foi amplificada pela proliferação de plataformas online e redes sociais. Os indivíduos (marcas pessoais) agora possuem as ferramentas para estruturar estrategicamente e divulgar sua marca para um público global. Nutrir uma marca pessoal robusta potencializará o avanço na carreira, irá criar oportunidades e aumentar a autoconfiança do indivíduo.
Mas nada disso funcionará se não for acompanhado de um dos pilares essenciais na construção da marca pessoal, a autenticidade. Uma marca pessoal genuína está enraizada no verdadeiro eu, refletindo seus valores, paixões e talentos fundamentais. Envolve apresentar ao mundo um retrato honesto e transparente de si mesmo.
II. A natureza multifacetada da liderança
A liderança por sua vez transcende os limites dos títulos e posições. É a capacidade de inspirar, influenciar e orientar indivíduos ou equipes para alcançar objetivos comuns. A liderança incorpora qualidades como visão, resiliência, empatia e determinação.
Para o sucesso organizacional, a liderança exerce um papel fundamental e num contexto organizacional, a liderança eficaz é a chave para esse sucesso. Os líderes são responsáveis por tomar decisões cruciais, resolver conflitos e cultivar um ambiente de trabalho positivo. Uma liderança excepcional pode impulsionar uma equipe ou empresa a novos patamares, enquanto uma liderança deficiente pode levar à estagnação ou discórdia.
III. A intrincada interação: marca pessoal e liderança
Agora que vimos um pouco dos dois temas, vamos pensar na Marca Pessoal como um modelo de liderança. A marca pessoal deve constituir a base sobre a qual a liderança é construída, uma marca pessoal forte transmite autenticidade, credibilidade e confiabilidade – qualidades indispensáveis para líderes. Quando sua marca pessoal se alinha ao seu estilo de liderança, ela promove um senso de uniformidade e integridade.
Olhando por outro prisma, a liderança eficaz amplifica a Marca Pessoal, pois a habilidade de liderança geralmente atrai respeito, admiração e reconhecimento, a medida que um profissional lidera com convicção e baseado nos princípios da sua marca pessoal, ele(a) inspira outras pessoas, fazendo com que sua marca pessoal como líder, capaz e influente, seja cultivada organicamente.
O papel de liderança não é apenas um título profissional; ela é um componente-chave da marca pessoal. A maneira como você lidera, os valores que defende e o impacto que causa contribuem para a evolução da sua marca pessoal.
IV. A sinergia entre marca pessoal e qualidades de liderança
Existem alguns pontos que entendo serem imprescindíveis para essa sinergia:
Integridade: Que digo ser o denominador comum, a integridade é um atributo universal que sustenta a marca pessoal e a liderança. Líderes com integridade inabalável são muitas vezes vistos como confiáveis e com princípios, reforçando a sua marca pessoal como indivíduos confiáveis e éticos.
Comunicação Eficaz: Poderia dizer que ele é o construtor de pontes, afinal a habilidades de uma comunicação eficazes é essencial tanto para a marca pessoal quanto para a liderança. A capacidade de um líder saber articular a sua visão, valores e posicionamento, contribui para a sua marca pessoal se tornar atraente e influente.
Empatia: Considero-o como o acelerador relacional. A empatia é a capacidade de compreender e relacionar-se com os sentimentos e perspectivas dos outros, sem falar que é uma marca registrada de líderes eficazes e acessíveis.
Decisividade: O farol que guia! Líderes são frequentemente confrontados com decisões complexas e a sua capacidade de tomar decisões acertadas reforça ainda mais a sua marca pessoal como indivíduos em quem se pode confiar em momentos críticos.
Inovação e Visão: Os chamados pioneiros… Aqueles que defendem a inovação e possuem uma visão clara são vistos como pioneiros, isto não só distingue a sua liderança, mas também enriquece, fortalece e distingue dos demais a sua marca pessoal como profisisonal visionários e com visão de futuro.
Por fim, mas não menos importante como potencializar ambos.
V. Promover o crescimento ‘simbiótico’ da marca pessoal e da liderança
Autoexploração contínua, o famoso autoconhecimento: Para nutrir sua marca pessoal e suas habilidades de liderança, faça uma jornada de autodescoberta, reflita regularmente e tenha claro quais são seus valores, pontos fortes, propósito e áreas de crescimento.
Invista no desenvolvimento de liderança: A estagnação ou achar que o que se sabe já é suficiente, inibe qualquer possibilidade de crescimento. Invista em programas de desenvolvimento de liderança, workshops e oportunidades de orientação. Essas experiências podem aprimorar suas habilidades de liderança e contribuir para sua marca pessoal como líder competente.
Feedback: Um ponto muito delicado para muitos líderes, mas ser receptivo ao feedback de colegas e mentores é importante para a consolidação e alinhamento da marca pessoal e sua liderança. A crítica quando construtiva pode ser um potencializador para melhorias tanto em sua marca pessoal quanto em sua jornada de liderança.
Netweaving: Relacionamento, a melhor forma de se alcançar resultados. Construir relacionamentos profissionais sólidos por meio de netweaving e colaboração pode ampliar sua marca pessoal e seu alcance de liderança. O netweaving e a colaboração podem abrir portas para oportunidades de liderança, enquanto o colaborativismo mostra suas habilidades de liderança.
Espero ter mostrado aqui o quão importante é a interação entre marca pessoal e liderança e como a sua relação dinâmica e simbiótica impulsiona em direção a um crescimento profissional e pessoal.
Tenha sempre em mente que a sinergia entre a marca pessoal e a liderança cria uma fusão poderosa que abre caminho para o sucesso e a influência duradouros e ao cultivar sua marca pessoal, suas ações como líder influenciarão significativamente a forma como você é visto.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
www.paulomoreti.com
e-mail contato@paulomoreti.com
Instagram:@opaulomoreti