quarta-feira, janeiro 28, 2026
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoA miragem do cargo e a construção da autoridade soberana

A miragem do cargo e a construção da autoridade soberana

Deixa eu te contar uma coisa…

Há uma armadilha silenciosa no topo da pirâmide corporativa que muitos profissionais não veem. Muitos executivos, ao atingirem o C-Level, cometem o erro tático e muitos não admitem que comentem, que é o de acreditar que o brilho do cargo é o suficiente para sustentar sua relevância a longo prazo. Eles habitam no mundo maravilhoso da “miragem do crachá”, esquecendo-se de que, no ecossistema atual, o cargo é um empréstimo da organização, enquanto a reputação é o seu único patrimônio inalienável.

Ao longo de 15 anos entre pesquisas e práticas fundamentadas em minha tese sobre o reposicionamento estratégico e na metodologia científica que validei em meu mestrado nos EUA, observei que a diferença entre o líder que é “substituível” e o líder que se torna uma “instituição” não está na competência técnica, mas na Governança de sua Reputação.

O Peso dessa Dissonância…

Pode parecer estranho para alguns, mas o mercado não lê o que você faz, ele lê os sinais que você emite, se existe um descompasso entre a sua senioridade real e a percepção que os stakeholders possuem, se prepare, você está operando em déficit de autoridade.

Essa dissonância cognitiva é o que drena o seu valor de mercado e é aqui que entra o rigor da ciência: não basta “parecer” importante; é preciso alinhar os seus sinais neurobiológicos, cognitivos e relacionais para que a sua soberania seja lida sem esforço pelo sistema límbico de quem decide. Agora fiquei “tecniquês e científico demais” (risos), traduzindo… “Você precisa alinhar sua mentalidade e seu comportamento para que sua autoridade seja percebida de forma instintiva por quem realmente decide”.

O meu trabalho por meio da Metodologia TREE (The Reputation Equity Ecosystem -Governança de Reputação & Gestão Estratégica de Ativos de Marca Pessoal), não é sobre cosmética digital. É sobre engenharia de percepção, quando um executivo entra para o meu ecossistema de assessoria, iniciamos um processo de desconstrução da subjetividade para dar lugar ao Brand Equity real.

Do Diagnóstico à Blindagem…

Bora para a jornada…. Tudo começa com a coragem de olhar para o espelho dos dados através do Personal Brand Audit. É o fim das suposições, pois transformamos impressões vagas em KPIs claros. Em seguida, por meio do Reputation Scanner, calibramos a sua inteligência discursiva, olhas a tática para esse movimento de criar o equity da marca pessoal. Afinal, a autoridade soberana não precisa gritar; ela se impõe pela precisão dos sinais de confiança e competência que emite, mas tática sem alma vira uma “receita de bolo” que não diferencia ninguém.

Então entramos com o terceiro pilar dessa jornada onde o objetivo final da minha assessoria é levar o/a líder ao estado de Antifragilidade. No estágio de Equity Builder, consolidamos a sua Trueline , a sua tese de autoridade única. É o momento em que o executivo deixa de ser um passageiro da própria carreira para se tornar o arquiteto de uma marca pessoal que possui valor próprio, independente das flutuações do mercado ou das cadeiras que ocupa temporariamente, tudo isso por meio de um trabalho de autoconhecimento, imagem percebida, levantamento de diferenciais, desenvolvimento de posicionamento e ações.

Talvez alguns estejam pensando se isso tudo faz sentido ou traz realmente resultados. Respondo sua dúvida com uma pergunta simples, mas brutal: se você perdesse o seu cargo hoje, o que restaria da sua autoridade amanhã?

Se a resposta gerar hesitação, bingo!!!. Você não tem uma estratégia de reputação, você tem apenas uma posição vulnerável. A gestão da sua autoridade é a última fronteira da sua liderança e delegar isso ao acaso é o maior risco de governança que você pode correr.

Olha para sua trajetória até aqui, ela não pode ser deixada ao sabor do vento e nem nas mãos de terceiros, a sua trajetória merece o rigor da ciência e a estratégia da blindagem. Vamos construir o seu Equity?

Paulo Moreti Blindagem estratégica de reputação para executivos e líderes corporativos Personal Brandinn Specialist

Artigos relacionados

Novidades