domingo, dezembro 22, 2024
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A marca pessoal precisa de consistência

Já não é de hoje que consistência é importante, aliás uma base para qualquer marca, ainda mais quando falamos de marcas pessoais, nos dias de hoje em que vivemos em um mundo phygital (físico e digital).

Phygital é um termo que surge da junção das palavras “físico” e “digital” e é usado para
descrever a integração destes dois mundos, refere-se à convergência entre os espaços físicos e virtuais, combinando elementos tangíveis e digitais para proporcionar experiências mais imersivas e interativas.

O conceito de phygital ganhou destaque com o avanço da tecnologia e a proliferação dos
dispositivos móveis. Com a crescente adoção de smartphones e a conectividade constante, as fronteiras entre o mundo físico e o mundo digital estão se tornando cada vez mais tênues e precisamos ter muita atenção a isso.

Mas voltando ao nosso tema…
A marca pessoal tornou-se mais importante do que nunca, seja você um empreendedor, um freelancer, colaborador em uma empresa de qualquer área de atuação, construir uma marca pessoal forte abrirá inúmeras oportunidades e ajudará a se destacar em meio a concorrência acirrada que temos hoje.

Comento sempre que junto ao autoconhecimento, um aspecto fundamental da marca pessoal que muitas vezes é esquecido, é a consistência, ela desempenha um papel vital no
estabelecimento e manutenção de uma marca pessoal forte

Para aqueles que ainda não tem intimidade com o tema ou se sentem confuso quanto ao
conceito, rapidamente vou definir o que é marca pessoal.

A marca pessoal está ligada à sua essência. Ela representa como você é e diferencia você dos demais profissionais, ela tem como objetivo mostrar quem você é, o que faz de diferentes dos outros e porque faz. Sua marca deve transmitir a todos que se conectam com você, quais sãos os seus valores, diferenciais, habilidades e personalidade, além de ser a forma como você se apresenta ao mundo.

Agora vamos entender por que a consistência é importante.
Para mim a consistência é a chave para construir confiança e credibilidade aos olhos do seu
público de interesse, seu target principal e também, todos os stakeholders (todos os grupos de pessoas ou organizações que podem ter algum tipo de interesse pelas suas ações).

Quando você se apresenta consistentemente de uma certa maneira, as pessoas começam a
reconhecer e lembrar de você, gerando assim consciência de marca (brand awareness) e
gerando a tão desejada reputação. Eles sabem o que esperar de você e isso gera confiança.
Há um outro ponto muito importante que a consistência nos auxilia, que é o estabelecimento de uma identidade única e a diferenciar-se dos outros em nossa área de atuação. Ele permite que se crie uma narrativa única e atraente em torno de marca pessoal.

Quando tratamos de consistência ela pode /deve estar presente em sua marca pessoal de várias formas:
Consistência visual
A consistência visual refere-se ao uso de elementos visuais consistentes e alinhados com a marca pessoal. Isso inclui logotipo, esquema de cores, tipografia e estética geral do design. Ao manter a consistência visual em seu site, perfis de mídia social e materiais de marketing, você cria uma identidade de marca alinhada, coesa e reconhecível. Isso torna mais fácil para as pessoas identificarem e lembrarem de você, além de ajudar a construir o reconhecimento da marca ao longo do tempo.

Consistência da Mensagem
A consistência nas mensagens é tão importante quanto a visual. Sua mensagem deve ser clara e consistente em todas as plataformas e canais de comunicação. Seja seu site, vídeos, podcasts, postagens de mídia social ou apresentações. Sua mensagem deve estar alinhada com os valores de sua marca pessoal e refletir suas experiências. A consistência nas mensagens ajuda você a se estabelecer como uma autoridade em sua área de atuação e a reforçar sua proposta única de valor.

Consistência de tom de voz
Este é um outro ponto que conecta muito as pessoas à sua marca pessoal e tem um papel
extremamente significativo na sua construção.
Você já parou para prestar atenção ao seu tom de voz?
Você é amigável e acessível? Ou será que você adota um tom mais formal e profissional? Bom, seja qual for o tom de voz que você possui, é crucial manter a consistência em todos os seus canais de comunicação. A consistência no tom de voz ajuda a criar uma personalidade para a sua marca pessoal, tornando-a mais identificável e memorável para o seu público.

Consistência de conteúdo
Se você quer se tornar uma referência em seu mercado, a consistência na criação de conteúdo é outro aspecto essencial. Não importa como você vai gerar seus conteúdos, seja criando um blog para difundir seus pensamentos, seja criando vídeos ou participando de mídias sociais, é extremamente fundamental manter uma programação de conteúdo e um tema consistentes. O fornecimento regular de conteúdo valioso que se alinha aos valores, posicionamento e experiência, ajudam você a se estabelecer como uma referência em seu mercado ou nicho de atuação. Outra questão importante que a consistência de conteúdo gera é a manutenção do seu público envolvido e sempre voltando para consumir mais.
Consistência da Presença Online

Hoje vivemos, como digo constantemente, um momento em que o digital é uma porta para o mundo e ter uma forte presença online é crucial para a marca pessoal. Consistência em sua presença online significa não só ter uma foto de perfil e biografia atualizados e consistente, mas saber lidar com todas as plataformas de mídia social.

Aqui vale um alerta! Isso não significa que você precisa estar em todas as mídias sociais, mas precisa identificar quais fazem mais sentido para sua marca pessoal dentro da sua estratégia e saber exatamente em quais delas seu púbico está. Isso leva a um outro ponto importante, você precisa estar atento ao seu público, respondendo prontamente a comentários e mensagens e mantendo-se ativo em comunidades online relevantes. Essa presença on-line consistente ajuda você a criar credibilidade e seguidores leais.

Consistência de Valores Pessoais
Minha experiência em mentorias e assessorias individuais me mostra que nada do que foi dito acima se sustentará se não for baseado no autoconhecimento e nos valores pessoais de cada um. Sua marca pessoal deve ser um reflexo autêntico de quem você é do que acredita. A consistência em seus valores pessoais é essencial para construir uma marca forte e autêntica, são eles que devem guiar suas ações estratégicas e decisões, tanto no online quanto no offline.

Até aqui apresentei para você quais são os tipos de consistência de uma marca pessoal, mas saiba você que isso não é apenas um conteúdo informativo, mas deve ser estudado e colocado em prática. Eles irão gerar benefícios poderosos para sua marca pessoal.

Os benefícios da consistência
Essa consistência da marca pessoal irá auxiliar a estabelecer uma marca pessoal forte e
reconhecível que se destaca da concorrência. Dará a base para a construção de confiança e
credibilidade com seu público, pois eles sabem o que esperar de você. Permitirá também que você reforce sua proposta única de valor e assim se estabeleça como uma autoridade em seu mercado e para aqueles que o seguem. E, por fim, a consistência na marca pessoal atrairá mais, pois sua marca se tornará sinônimo de sua experiência e valores.
Quero para finalizar deixar mais um lembrete!!

Anos de experiência em assessorias em personal branding, acompanhando o sucesso de meus mentoreados, me levaram a ter total certeza de que se faz necessário um processo estruturado de construção de marca, onde passo a passo se identifique todas as informações que darão consistência e serão a base da construção da sua narrativa, posicionamento e sucesso profissional.

Quer desenvolver uma marca forte e consistente? Eu posso assessorar você a chegar lá!!!

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
www.paulomoreti.com
e-mail contato@paulomoreti.com

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