A percepção de marca impacta em todos os negócios e setores, inclusive no setor público, que precisa desenvolver estratégias de comunicação associadas à economia, política e cultura de cidades, regiões e países. Para debater a importância da marca das cidades e o marketing territorial, a Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto (APP Ribeirão) promove a live interativa “Os Eleitos – a marca das cidades e o marketing territorial” na quarta-feira, 18/08, às 19h30, pelo canal do Youtube da APP Ribeirão.
O encontro vai discutir o conceito de city brand (marca das cidades) e destacar os cases de sucesso de Estocolmo e Rio de Janeiro, além de exercícios de interatividade com o espectador, relacionados aos municípios de Ribeirão Preto (SP), Franca (SP) e Serrana (SP), esta última que se destacou durante a pandemia com o Projeto S de imunização coordenado pelo Instituto Butantan. Com a mediação de Gustavo de Castro, Vice-Presidente da APP Ribeirão e diretor de Novos Negócios da Versão BR, a live terá a participação de dois profissionais especialistas no assunto: Patrícia Cerqueira Reis, Diretora Executiva da HOD Marketing Territorial e City Brand, e Carlos Alberto Messeder, Diretor Executivo da Kognitiva – Inteligência, Cultura e Negócios.
“Os Eleitos – a marca das cidades e o marketing territorial” é o 3º encontro da APP Partners, série de lives com profissionais que são expoentes no mercado e que estreou no dia 4 de agosto. O vice-presidente da APP Ribeirão, Gustavo de Castro, comenta a importância do tema para as cidades e o mercado publicitário. “O conceito de Marketing Territorial vai muito além da propaganda, trata-se da relevância dos locais e o que eles representam, pois uma cidade com marca forte atrai investimentos. E a publicidade tem o poder de reverberar as ações de ‘City Brand’. O valor de marca das cidades é intangível e independente de mandatos, e mantê-la é um grande desafio. A live será interativa. Vamos trazer cases de sucesso de cidades e realizar juntamente com o público um exercício de analisar a marca das cidades”.
A professora e pesquisadora na área de comunicação da ESPM, Patrícia Cerqueira Reis, afirma que o marketing territorial é fundamental para a diferenciação do local. Em sua tese de doutorado, Patrícia analisa as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, sob a ótica da construção de marca da cidade. “As marcas dos lugares são resultantes dos processos de globalização. Nesse contexto, os lugares competem mais entre si. Com um bom marketing territorial, o local torna-se mais competitivo em termos de turismo, investimentos, entre outros. Esse trabalho contribui para o ambiente como um todo”.
Carlos Alberto Messeder, Diretor Executivo da Kognitiva – Inteligência, Cultura e Negócios, é antropólogo de formação. “O tema contribui para a valorização da cultura, das pessoas e dos lugares. É importante que se conheça e entenda o comportamento das pessoas e da cultura local para o desenvolvimento de estratégias de marketing territorial”, completa ele.
Os encontros da APP Partners seguem nos dias 25 e 31 de agosto, às 19h30, pelo canal do Youtube da APP Ribeirão. Acesse appribeirao.com.br/app-partners para saber mais informações.
Assista a live: https://www.youtube.com/user/appribeirao