Dificuldade em estabelecer conexões:
Quando se possui uma marca pessoal fraca, com certeza será muito difícil para as pessoas se conectarem e se relacionarem com você, principalmente se eles não têm uma compreensão clara de quem é você, o que você faz, quais seus diferenciais e principalmente para que público.
Nesse mundo dinâmico que vivemos, uma das habilidades mais importantes nos dias de hoje, para que se tenha sucesso, é saber conectar-se as pessoas, porém grande parte de nós (marcas pessoais) tem dificuldade.
Nesse artigo quero falar um pouco sobre como por meio de uma marca forte podemos superar essa dificuldade a ao mesmo tempo estabelecer conexões duradouras (netweaving).
Primeiro para aqueles que ainda não estão familiarizados vou explicar sobre marca pessoal.
O que é uma marca pessoal?
A marca pessoal nada mais é do que a imagem que você propaga/comunica para todos. Ela mostrará para as pessoas sua personalidade, valores, crenças, habilidades, diferenciais e somente assim elas terão a ideia de quem é você, o que faz e porque você deve ser o profissional a ser escolhido em sua área de atuação.
Trocando em poucas palavras, uma marca pessoal forte, bem posicionada e autêntica, faz com que você seja único, valorizado e desejado pelas pessoas, ou seja, que possua uma excelente reputação, mas para isso você precisa investir em um processo estratégico para sua marca pessoal (personal branding)
Como construir uma marca pessoal forte?
Na verdade, a concepção de construir para mim, é resgatar tudo que você possui aí dentro de você e trazer para fora, para o papel, para que possa ser usada em uma estratégia somente sua. O processo começa com o entendimento de quem você para poder chegar no que você deseja alcançar. E para isso alguns pontos devem ser levados em conta:
- Saber identificar seus valores: seus valores são os alicerces da sua marca pessoal, eles determinam como você age e como você é. Identificar e ter clareza dos seus valores irão auxiliar sua marca pessoal numa tomada de decisão consistentes e serão a base de uma comunicação autêntica.
- Determine sua mensagem: já tratei do tema mensagem central e sua importância, em um artigo anterior, mas relembrando, você precisa ter claro qual é a mensagem que você deseja transmitir aos clientes, parceiros, prospects e empresas com as quais deseja se relacionar. Você deve saber expressar o que o(a) torna único(a) frente a concorrência, fazendo com que os públicos citados a pouco se lembrem de você como a primeira e única opção. Sua mensagem deve ser clara, consistente e alinhada à sua marca pessoal.
- Crie uma presença online forte: nesse mundo cada vez conectado e digital, é importante ter uma presença online forte e coerente. Você deve possuir um perfil nas redes sociais que seja relevante a você e onde também seu público-alvo se conecte, lembrando que a comunicação e imagem devem estar alinhados à sua marca pessoal.
- Seja autêntico: Não dá para vender/promover o que não se é! Não se pode fazer um marketing pessoal que não está alinhado com a marca pessoal. Expresse fielmente quem você é e no que você acredita.
- Seja consistente: o ser consistente é a junção de tudo que já tratei até aqui. É extremamente importante para que sua marca pessoal seja eficaz, trabalhar o posicionamento, baseado em uma comunicação tanto verbal quanto não verbal, sua imagem e suas ações de forma a refletir a sua verdade.
Mas vamos ao cerne do tema de hoje, a conexão, e você deve estar se perguntando:
Como a marca pessoal pode ajudar você a estabelecer conexões?
A marca pessoal com um posicionamento claro, ajudará a criar conexões mais consistentes de algumas formas tais como:
- Atração: quando as pessoas que possuem valores e interesses semelhantes aos seus, percebem que você é uma marca forte, valiosa, consistente e que agregará muito a elas, automaticamente surge uma conexão autêntica e significativa
- Confiança: possuir uma marca pessoal forte é um sinal de confiança. Da mesma forma que na atração, a confiança faz com que as pessoas sejam mais propensas a estabelecer conexões autenticas e duradouras, afinal ninguém faz negócio com quem não conhece e ninguém compra nada de quem não conhece.
- Identificação: é outra forma de conexão emocional forte e duradouro, quando você comunica sua marca pessoal de forma clara e eficiente, as pessoas irão se identificar com você, com o que faz e principalmente o que você representa.
- Reconhecimento: você já parou para se perguntar por que você se lembra/reconhece uma empresa ou se lembra dela por causa de um produto, mesmo que não o utilize? A resposta é simples, ela tem uma marca forte que a faz ser reconhecida, ou seja, ela faz com que os consumidores estejam sempre familiarizados com ela e tenham consciência de quem ela é o que faz/produz. Você precisa comunicar suas habilidades e competência bem com suas realizações e valores, pois elas irão ajudar a obter o tão desejado reconhecimento.
- Comunicação adequada: pode ser difícil estabelecer conexões se você não se comunicar efetivamente. Lembre-se sempre de ter uma comunicação clara e compreensível que apresente os seus pontos fortes e diferenciais. E quando falo que comunicação você deve se lembrar que estou falando da comunicação verbal, não verbal, escrita e visual.
- Empatia: primeiro ponto que preciso deixar claro é que empatia traz conexão e não deve ser confundida com simpatia. Marcas que investem na empatia com seus clientes e prospects saem na frente porque mostram que se preocupam de forma genuína. Empatia é uma força de uma marca, tão poderosa que pode ser decisiva em uma negociação. Isso pode ser a diferença entre sucesso e fracasso da experiência dos clientes com sua marca pessoal.
- Tempo: a grande maioria das conexões duradouras e autênticas não acontecem do dia para a noite, é necessário dedicar tempo para “cultivá-las. Defina um tempo durante a semana para dedicar-se exclusivamente a manter suas conexões e a buscar novas.
Apresentei aqui alguns pontos que iram ajudar muito você no desenvolvimento da sua marca pessoal. Mostram que para gerar conexões benéficas para ela e que serão de suma importância para seu sucesso profissional, você precisa ser estratégico(a) em seu posicionamento, trazendo em sua comunicação tudo que comentei acima, criando nos clientes, prospect e empresas o sentimento de confiança, identificação e reconhecimento de que você é o(a) melhor opção.
Não se esquece que gerar e manter conexões é um processo contínuo, não dá para se desenvolver uma marca forte e esperar que as pessoas venham se conectar com você, é preciso dar para receber… O que quero dizer é você precisa estar ativo e ser intencional, para obter oportunidades e ser visto no mercado. Conte sobre você, escreva conteúdos relevantes, participe de palestras, meetings, workshops ligados a sua área de atuação ou que possam agregar ao que você faz e conecta-se a outros profissionais.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
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