#4 – Falta de confiança:
Uma marca pessoal forte ajuda a construir confiança em si mesmo e em sua capacidade de realização. A falta dela pode levar à ansiedade e a um sentimento de incapacidade de fazer as coisas.
Confiança é o ingrediente essencial em qualquer relação, seja pessoal ou profissional. Quando falo de marca pessoal, a confiança pode significar a diferença entre o seu sucesso e o fracasso. A falta dela, terá um impacto significativo na forma como os outros percebem a sua marca pessoal, e isso com toda a certeza irá afetar de forma negativa as oportunidades de carreira, negócios e os relacionamentos pessoais.
A falta de confiança pode se originar em muitas coisas diferentes: experiências negativas vividas, medo de fracassar, baixa autoestima e falta de habilidades ou competências que são necessárias para realizar uma determinada tarefa, assumir um cargo etc.
Uma das principais razões pelas quais a falta de confiança é tão prejudicial para a marca pessoal é que ela levará a um comportamento autolimitante, ou seja, as pessoas que não confiam em si mesmas são menos propensas a assumir riscos e a se expor a situações novas e fora da zona de conforto, automaticamente isso desencadeará um problema de desenvolvimento pessoal e profissional, limitará as oportunidades, na carreira, nos negócios e até mesmo na vida pessoal.
Outro impacto causado pela falta de confiança é a falta de clareza sobre sua própria marca pessoal, onde muitas pessoas que não têm autoconfiança, acham difícil definir quem são e o que representam, o que leva também a uma falta de orientação profissional e a uma marca pessoal menos eficaz.
Mas quando se trabalho um desenvolvimento estratégico de marca pessoal, a confiança será um fator chave para o sucesso de uma marca pessoal, pois o indivíduo obtém, um processo estruturado que trará total clareza de quem é, o que faz de diferentes dos outros, para quem ele faz, ou seja, ele desenvolve um posicionamento claro e consistente que norteará toda a comunicação dele para o mercado.
Talvez você tenha se identificado até aqui com essa questão de não ter confiança e deve estar se perguntando, como posso ter mais confiança em mim e na minha marca pessoal?
Bom, diria a você que passar pelo meu processo de desenvolvimento de marca pessoal – Personal Branding Step by Step , seria um ótimo início e aproveitando você pode ir no meu site www.paulomoreti.com ou no meu canal do Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC66pOY3bIMh5dnYLRT1IRcg) e ver vários depoimentos de profissionais de diversas áreas que passaram pelo processo, mas de bate-pronto eu posso dizer para que você:
Identifique seus pontos fortes e habilidades
Uma das melhores maneiras de ter confiança é identificar seus pontos fortes e habilidades, afinal TODOS temos algo no que somos bons. E mais do que ter, é essencial que nós reconheçamos esses pontos forte e/o habilidades e nos apropriemos deles. Ao focar em suas habilidades, automaticamente você vai se tornar mais confiante e isso irá fortalecer a sua marca pessoal.
Defina claramente sua Marca Pessoal
Você precisa saber exatamente o que sua marca pessoal, quer, quem ela é e o que ela significa. Por exemplo você sabe quais são exatamente seus valores, suas crenças? Você tem clareza da sua missão e visão como marca? Você tem clareza de qual imagem que você projeta e a mesma que clientes, parceiros, fornecedores, empregadores e prospects estão percebendo? Enfim, ter uma marca pessoal clara será um bom alicerce para que você se senta mais confiante.
Desenvolvimento de Habilidades e Competências
Como já comentei no início deste texto, a falta de autoconfiança pode ser causada pela falta de habilidades ou competências para realizar uma determinada tarefa, assumir um cargo etc. Se esse é o seu caso, é de extrema importância que você invista em seu desenvolvimento pessoal com base em novas habilidades e competência para que consiga assim trabalhar: desenvolver a sua autoconfiança e consequentemente fortalecer sua marca pessoal.
Assumir riscos e superar desafios
Uma forma muito boa de quebrar o ciclo da baixa autoestima e da falta de confiança para se ter uma marca pessoal fortalecida, mas que para muitos é um grande esforço, é se propor a assumir riscos e superar desafios. Quando você se desafia e se expõe a situações novas e desafiadoras, com toda certeza descobrirá que possuí habilidades e pontos fortes que ainda não tinha se dado conta que possuía. Por isso é tão importante o desenvolvimento pessoal com base no autoconhecimento para a construção de uma marca pessoal.
Buscando Feedback e aceitando críticas construtivas
Quebrar a barreira de ouvir um feedback já é um grande passo na direção da confiança e do posicionamento de sua marca pessoal. Ter um feedback de alguém que você considere relevante e confiável bem como aceitar as críticas construtivas que irão ser apresentadas, pode ser inicialmente desconfortáveis e difíceis, mas é um outro pilar importante a construção e fortalecimento da sua marca pessoal.
Quando você pede um feedback e está aberto a absorver e a entender como os outros estão percebem sua marca pessoal, você obterá um crescimento fantástico como pessoa e profissional o que impactará diretamente sua marca pessoal.
Agora, é muito importante lembrar que feedback e crítica construtiva não são indicadores de fracasso, mas oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Então lembre-se a confiança é um componente chave do seu sucesso. A falta de autoconfiança levará a um comportamento autolimitante, falta de clareza sobre a sua marca pessoal e baixa eficiência na sua carreira. Por outro lado, a confiança, levará você a um crescimento pessoal e profissional significativo e abrirá portas para novas oportunidades.
Reconhecer seus pontos fortes e capacidades, definir claramente sua marca pessoal, desenvolver suas habilidades e competências, assumir riscos e enfrentar desafios, buscar feedback são um bom começo para fortalecer sua marca pessoa.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
Meus contatoswww.paulomoreti.com email contato@paulomoreti.com instagram:@opaulomoreti linkedin: paulo-moreti