#5 – Dificuldade em alcançar seus objetivos
Alcançar os objetivos é uma tarefa difícil que requer dedicação, trabalho duro e perseverança. No entanto, muitas vezes os profissionais encontram obstáculos que dificultam essa jornada, como falta de tempo, recursos limitados, falta de habilidades específicas e falta de motivação. Quando esses desafios se acumulam, eles acabam sentindo frustração e desistindo de seus objetivos, o que afeta a confiança e a marca pessoal.
Com já pontuei várias vezes ao longo dos últimos artigos a marca pessoal é a imagem que projetamos para o mundo e como os outros nos percebem. É moldado por nossa personalidade, valores, crenças, habilidades, competências, experiências e conquistas. Uma marca pessoal posicionada com estratégia abrirá portas para novas oportunidades, aumentará a credibilidade e influência e ajudará o profissional a atingir os objetivos.
Uma das principais razões pelas quais os profissionais têm dificuldade em alcançar seus objetivos é a falta de clareza, que foi o primeiro tema abordado nessa série que venho publicando. Muitas vezes, sabemos o que queremos, mas não temos certeza de como chegar lá, simplesmente por não termos claro alguns pontos como o que queremos comunicar com nosso real público-alvo etc., isso pode levar a procrastinação, falta de foco e desmotivação, outro artigo também abordado nessa série. Para superar esse obstáculo, é importante definir metas claras e específicas e criar um plano de ação realista e alcançável, o que nos ajuda a ter uma visão clara do que precisamos fazer e a manter o foco nos objetivos.
Outra razão comum pela qual os profissionais têm dificuldade em alcançar seus objetivos é a falta de habilidades e conhecimentos necessários. Por exemplo, se querem começar um novo negócio, podem precisar de habilidades em finanças, marketing e gerenciamento de negócios, entre outras coisas. Se não possuem essas habilidades, pode ser difícil progredir e alcançar os objetivos. Nesses casos, é importante investir em na educação e desenvolver as habilidades necessárias para se ter sucesso, porém existem outras habilidades, das quais às vezes, os profissionais não se dão conta da importância e ficam ali adormecidas, precisando ser resgatadas.
É para isso que um processo estratégico de personal branding serve, resgatar e desenvolver esse background tão importante para se comunicar a marca pessoas e assim alcançar os objetivos desejados.
A falta de tempo também é um dificultador para se alcançar os objetivos. Muitas vezes, se tem muitas responsabilidades e compromissos que impedem de dedicar tempo suficiente em prol dos objetivos, isso poderá levar a frustração e desmotivação, especialmente se sentirem que estão ficando para trás em relação aos concorrentes e pares. Para superar esse obstáculo, é importante ter uma estratégia e gerenciar o tempo com eficiência, priorizando as atividades que levam em direção aos objetivos.
A desmotivação também é um problema comum para alcançar objetivos pois é difícil manter o foco e continuar trabalhando em prol deles. É muito importante identificar o que está causando a falta de motivação e encontrar maneiras de superá-la, uma maneira eficaz é encontrar fontes de inspiração, outro pode ser o de começar trabalhar em pequenos objetivos ou redefinir os objetivos para torná-los mais significativos e tangíveis para assim que conquistados, poder dar o próximo passo, ou seja, ir para um objetivo maior.
Quando se enfrentam alguns ou todos esses obstáculos, pode-se acabar sentindo que não se está alcançando tudo aquilo que se deseja e isso afetará negativamente a marca pessoal. Por exemplo, se o profissional está tentando avançar em sua carreira, mas continua não sendo promovido, isso afetará a sua nossa autoestima fazendo com que não se veja com um profissional bom o suficiente para o cargo, o que impactará diretamente na sua confiança, tema que também já tratei em um artigo recente.
Para evitar que isso aconteça, é importante lembrar que não alcançar os objetivos não significa que se falhou, é importante reconhecer que às vezes as coisas não saem como planejado. Em vez de se concentrar no que não fez, deve-se concentrar no que realizou e nas habilidades que desenvolveu ao longo do caminho.
É importante lembrar-se que a marca pessoal não se baseia apenas em objetivos alcançados, mas também em na jornada e principalmente em como ela foi construída. A marca pessoal sólida possui alicerces sólidos, esta pautada seus valores, crenças, habilidades, posicionamento e propósito.
Por fim, alcançar objetivos pode ser difícil, mas não impossível.Com um processo de Personal Branding, definição de metas claras, tangíveis, desenvolvendo as habilidades necessárias, gerenciando o tempo com eficiência e mantendo a motivação, com toda certeza será mais fácil superar obstáculos e alcançar objetivos que irão fortalecer a marca pessoal.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
Meus contatoswww.paulomoreti.com email contato@paulomoreti.com instagram:@opaulomoreti linkedin: paulo-moreti