Já se tornou um mantra aqui em meus artigos eu falar da importância da marca pessoa e um mundo cada vez mais conectado e competitivo, a construção e gestão de uma marca pessoal sólida e consistente tornou-se essencial para o sucesso pessoal e profissional. Assim como as marcas corporativas desenvolvem estratégias para se destacarem no mercado, profissionais também precisam criar uma identidade coerente com seus valores, diferenciais e posicionamento que os diferencie que transmitam seus objetivos de maneira clara.
Mas porque é importante se ter consistência na Marca Pessoal?
Veja algumas razões para isso:
1) Construção da Credibilidade: A consistência cria uma imagem confiável e autêntica. Quando nossa marca pessoal é consistente, as pessoas sabem o que esperar de você e confiam que entregará aquilo que prometeu, consequentemente irá gerar um aumento de reputação.
2) Reconhecimento e Diferenciação: Através da consistência, você se torna mais reconhecível e se sobressai em meio a uma multidão de profissionais com habilidades e competências semelhantes.
3) Conexão Emocional: Quando você é autêntico e coerente em suas ações e mensagens, você cria uma identificação mais forte com todos os stakeholder da sua marca. Uma marca pessoal consistente permite que a você que estabeleça uma conexão emocional com esse público.
4) Facilita o Gerenciamento da Reputação: A marca pessoal que possui consistência, torna mais fácil administrar a reputação, pois sabe que suas ações e comportamentos estão alinhados com sua marca pessoal, valores e propósito.
5) Sucesso Profissional: Aqueles profissionais que se empenham em construir e manter uma gestão de marca pessoal consistente geralmente têm mais sucesso em suas carreiras. Isso ocorre porque as pessoas, outros profissionais e empresas têm mais confiança em trabalhar com alguém cuja identidade é estável e previsível.
Apresentei algumas razões, mas você deve estar se perguntando: Como cultivo a consistência na minha Marca Pessoal?
Agora que compreendeu a importância da consistência na marca pessoal, vejamos algumas estratégias para cultivá-la:
O ideal é que você passe por um processo estruturado de personal branding para que tenha um passo a passo desta construção de forma assertiva, com isso você definirá sua identidade e seus objetivos. É preciso saber quem você é e o que deseja alcançar, então, comece fazendo uma reflexão profunda sobre seus valores, paixões, pontos fortes e objetivos de vida. Essa autoconsciência servirá como base para sua marca pessoal.
Em seguida é crucial que mantenha a autenticidade, ser consistente não significa ser monótono ou inflexível, pelo contrário, é importante manter sua autenticidade e mostrar-se genuíno em suas ações e comunicações. As pessoas valorizam os profissionais que são verdadeiros consigo mesmos.
Você deve também cuidar da sua Presença Online, neste mundo phygital em que vivemos, a marca pessoal também deve ser construída no ambiente online. Certifique-se de que suas redes sociais e site pessoal, reflitam exatamente sua identidade e objetivos de forma consistente.
Outro ponto é que se deve ser coerente nas ações, afinal elas falam mais alto do que palavras. Para manter a consistência da marca pessoal é fundamental agir de acordo com os valores e princípios que você deseja transmitir. Fique atento(a), promessas vazias podem prejudicar sua imagem. Não se esqueça também de comunicar de forma clara e alinhada, pois ela é um pilar fundamental da consistência. Sempre se utilize de uma linguagem clara e alinhada aos seus valores em todas as interações, seja em reuniões de negócios, palestras ou até mesmo em conversas informais.
E por fim, mas não menos importante, aprenda e adapte-se, consistência não é sinônimo de estagnação, esteja sempre aberto a aprender com suas experiências e esteja disposto(a) a fazer “ajustes de curso” em sua marca pessoal à medida que cresce e evolui como indivíduo.
Então, fechando esse tema, lembre-se a consistência na marca pessoal é um elemento crucial para o seu sucesso, portanto, invista tempo em conhecer a si mesmo, definir seus objetivos e comunicar-se de forma coerente. Com uma marca pessoal consistente, você se destacará na multidão e será lembrado por sua autenticidade e credibilidade. Tenha em mente que sua marca pessoal é única e valiosa – cuide dela com carinho e dedicação, pois ela abrirá portas e oportunidades ao longo de sua jornada pessoal e profissional.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
www.paulomoreti.com
e-mail contato@paulomoreti.com
instagram:@opaulomoreti