Com o tema “Novos Papéis e Novos Atores”, o evento híbrido vai refletir sobre como se manter relevante frente a um novo consumidor, ultra conectado e empoderado.
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – promove mais um ENA – Encontro Nacional de Anunciantes, que será realizado em 31 de agosto, das 9 às 12h, em formato híbrido, no Teatro Unibes Cultural, com transmissão online pela plataforma Netshow-me.
Com cocuradoria de Marcelo Tripoli, fundador e CEO da Zmes, a edição deste ano tem como tema “Novos Papéis e Novos Atores” e vai refletir sobre como as marcas podem se manter relevantes frente ao novo comportamento do consumidor, que está mais conectado e empoderado, sendo necessário aos profissionais de marketing e comunicação, novas habilidades, curiosidade intelectual, empatia, processos, colaboração ampliada, além do uso correto e responsável dos dados e a integração dos agentes no ecossistema.
“A mudança de comportamento do consumidor com forte migração da sua atenção para o celular tem obrigado todo o ecossistema de marketing a se adaptar. Estas mudanças são a pauta do ENA de 2022, esperamos que agências, veículos e anunciantes consigam debater e entender os novos papeis necessários para ter sucesso neste novo cenário”, ressalta Marcelo Tripoli.
O evento contará com painéis que abordarão temas de extrema relevância diante das transformações do mercado, como “Retail Media: Porque tem aumentado tanto o investimento”, que refletirá como o crescimento do comércio eletrônico fez disparar os investimentos em Retail Media e como as marcas podem apostar nessa estratégia para aumentar sua visibilidade no digital.
“A nova relação entre anunciantes e agências”, trará um debate sobre a importância da transparência nessa relação e como alinhar estratégias e interesses. E “Finalmente é possível medir o resultado do marketing”, abordará sobre ferramentas que possibilitam medir em tempo real a relação entre investimento de marketing e vendas, como os novos modelos de MTA (Multi Touch Attribution).
“O ENA 2022 vai abordar sobre as novas oportunidades que surgem com o digital, como os investimentos em Retail Media que seguem em crescimento exponencial, com e-commerce e o marketplace sendo plataformas cada vez mais importantes do ponto de vista publicitário, além de discutir como soluções inovadoras do mercado, como MTA, aproveitam melhor a tecnologia de dados para otimizar campanhas com a criação de conteúdos relevantes e direcionados”, relata Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente e cofundadora da AKIPOSSO+.
O evento também marca do lançamento do novo Guia da ABA, “TV Conectada: formas inteligentes para combinar contexto e marca, enriquecendo a experiência do usuário através de anúncios”, uma entrega do Comitê de Mídia da ABA, presidido por Marco Frade, head of Media, Digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai da Diageo e vice-presidido por Paulo Carneiro, gerente de Comunicação & Mídia Digital da Coty, com apoio da ShowHeroes.
“O desenvolvimento de novas tecnologias resulta em grandes mudanças sociais e de comportamento dos consumidores que impactam as estratégias dos anunciantes, inclusive sobre quais novas experiências com as telas ambos pretendem ter. Segundo estudo realizado em 2021 pela Nielsen em parceria com a ShowHeroes, publicado neste Guia lançado pela ABA, 89% dos internautas brasileiros possuem uma TV Conectada em sua residência. Essa realidade oferece oportunidades estratégicas de presença das marcas por meio de conteúdos patrocinados ou branded content.
Mas, o cenário digital também requer grandes desafios, que serão refletidos no ENA 2022, sobre como as marcas podem aproveitar essas tendências, garantindo segurança nesse ambiente virtual, visto que, ter uma mensagem publicitária atrelada a um conteúdo prejudicial e/ou nocivo ameaça o Brand Safety e atrapalha as conexões que os anunciantes procuram”, pontua Marco Frade.
O ENA é um evento promovido anualmente pela ABA, que reúne profissionais de destaque do mercado de marketing e comunicação que se reúnem em prol de temas essenciais para o desenvolvimento do ecossistema publicitário diante de um mercado em profundas transformações.
“Com seu protagonismo colaborativo, a ABA entende a importância e apoiar a evolução desses profissionais e debater sobre as estratégias e boas práticas que podem criar conexões verdadeiras e trazer melhores resultados para as marcas, principalmente diante das novas oportunidades e desafios que surgiram com o avanço do digital”, discorre Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA.
Cuidar da segurança das marcas e fazer o uso correto de dados, inovações tecnológicas que contribuem para melhores resultados na publicidade, e a relação entre agências e anunciantes, que precisa ser profissional, transparente e respeitosa, preservando a integridade de ambos são temas que fazem parte da agenda estratégica da ABA e que serão refletidos no ENA 2022.