A ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – realizará nos dias 24 e 25 de março de 2014, no WTC, em São Paulo, o 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa.
Com o tema “Informação e Decisão – Fronteiras do conhecimento”, o encontro reunirá grandes nomes do cenário nacional e internacional para discutir as tendências no ambiente de negócios, bem como as transformações no comportamento do consumidor, os desafios da indústria frente às novas plataformas de comunicação e o papel da pesquisa no contexto político e no período eleitoral.
Em 24 de março, segunda-feira, a abertura ficara a cargo do escritor sueco Magnus Lindkvist, reconhecido com um dos principais especialistas em tendências da atualidade, que instigará os participantes a observarem as novas formas de pensar e de olhar para o futuro.
Na sequência, o painel de inovação abordará como as empresas estão utilizando a pesquisa de mercado para conferir inovação às áreas de marketing e novos negócios bem como as mais recentes ferramentas que podem ser utilizadas nos processos. Para o tema, a ABEP convidou nomes como Lauren Demar (Ipsos) e Marylin Raymond (GfK) que discorrerá sobre a metodologia do instituto a partir de necessidades dos consumidores, experiência de marca e benefícios.
O painel comportamento do consumidor trará as estratégias de marketing para segmentação do consumidor para compreender as principais transformações da sociedade com nomes como Marcia Akinaga – Ibope Inteligência e Luicana Aguiar – Plano CDE.
O tema seguinte será opinião e eleições cujo objetivo é propor reflexão a respeito do papel da pesquisa dentro do contexto político e social do País.
Os novos e velhos padrões de comportamento político no Brasil será o tema de Mara Teles (Univ. Fed. Minas Gerais). O problema da volatilidade do voto em pesquisas eleitorais será abordado por Maurício Costa Romão (Instituto de Pesquisa Mauricio de Nassau).
As manifestações de junho de 2013 à luz da opinião pública será o tema de análise do especialista Adriano Oliveira e a mediação do painel ficará a cargo da estrategista do grupo J. P. Morgan, Emy Shayo.
No dia 25 de março, terça-feira, Jeffrey Saunders, especialista do Instituto Copenhagen Estudos para o Futuro colocará em pauta as megatendências sociais, econômicas e sociais no ambiente global.
O painel de mídia contará com a análise de Nick North (GfK) sobre como integrar Big Data na mensuração de audiência seguido de debate mediado por Marcelo Marer, VP de relacionamento com o cliente do Wal Mart.
Na plenária online, German Loewe, diretor geral e fundador da NetQuest destacará os desafios e as perspectivas do crescimento da pesquisa online no Brasil e no mundo. Na sequência haverá a apresentação de casos práticos como Hipermarcas, Qualibest e IBOPE.
O último tema do congresso, novas tecnologia em pesquisa ficará a cargo da neurocientista americana Sarah Walker, da Millward Brown, que apresentará como a neurociência pode ajudar no engajamento das marcas e a contar melhores histórias.
O assunto será contextualizado pelo vice presidente da Survey Monkey, Jon Cohen, abordará o impacto do Big Data frente aos novos modelos de pesquisa.
A programação completa do congresso está disponível no site congressoabep.org.br .