Em um cenário onde a publicidade digital está em constante evolução, um novo estudo destaca uma tendência positiva: os consumidores estão cada vez mais receptivos aos anúncios em áudio digital. Realizada pela Adsmovil, uma mediadtech líder em soluções inovadoras de publicidade, em parceria com a Offerwise, a pesquisa revelou que 7 em cada 10 consumidores não consideram excessiva a frequência de anúncios em áudio.
O estudo, que envolveu 500 pessoas em todo o Brasil, aponta que a publicidade em áudio digital tem se mostrado eficaz e bem recebida. “Na maioria das vezes, a publicidade em áudio digital é sutil e se integra ao conteúdo, tornando a experiência menos invasiva e mais agradável. Além disso, o consumo de áudio digital acontece primariamente no celular e em momentos que estamos sem uma tela como na academia, cozinhando ou fazendo a faxina da casa., complementando a nossa jornada diária,” comenta Rodrigo Tigre, Head de Áudio da Adsmovil.
Os dados da pesquisa mostram que campanhas em áudio são eficazes para a descoberta de produtos e ofertas. Para 60% dos entrevistados, elas são úteis para conhecer novos produtos e serviços e manter-se atualizado sobre o mercado. Além disso, 61% demonstraram interesse em produtos e serviços após ouvi-los em propagandas.
A pesquisa também revelou um aumento significativo na efetividade da publicidade em áudio. Enquanto em 2021 apenas 18% dos consumidores compraram produtos anunciados em mídias de áudio, esse número cresceu para 42% em 2024. Os produtos e serviços mais adquiridos incluem eletrônicos (52%), moda e calçados (46%), cursos (32%), tecnologias (27%) e eventos (21%).
61% dos respondentes pagam por plataformas de áudio, dentre estes destaca-se a Geração Z com 74% de pagantes. Entre os usuários do Spotify, 48% são ouvintes ávidos e 42% optam pela versão premium, sem interrupções publicitárias. Anúncios em podcasts e rádios online são formatos que geram boa aceitação e conexão com o ouvinte.
Além da publicidade, a pesquisa revela que 6 em cada 10 consumidores mantêm ou aumentam sua frequência de consumo de áudio digital, que está fortemente associado ao autocuidado, tarefas domésticas e deslocamento. Música e rádio online são mais consumidos pela manhã, enquanto podcasts e audiobooks predominam à noite.
Por fim, o estudo mostra que as redes sociais desempenham um papel crucial na descoberta e compartilhamento de conteúdos de áudio, com 65% dos participantes descobrindo novas mídias por meio delas e 7 em cada 10 compartilhando o que ouvem, principalmente no Instagram e WhatsApp.
Foto: Rodrigo Tigre