domingo, novembro 17, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado5º Fórum de Marketing Empresarial contou com ícones do setor e deixou...

5º Fórum de Marketing Empresarial contou com ícones do setor e deixou legado ao mercado

Mais de 300 executivos das principais empresas e agências do Brasil participaram do 5º FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL no último fim de semana no Guarujá, SP, e discutiram cases recentes de sucesso e um pouco do que o mercado pode esperar do marketing para os próximos anos. Análises de estratégias que deram certo na Copa do Mundo e nas redes sociais e o como aproveitar a “marca Brasil” para ajudar o mercado nacional e internacional a atender e criar novas demandas de consumo, desenvolvendo o bom relacionamento com os consumidores, foram alguns dos pontos altos do evento, que teve também homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, falecido no último dia 13 de agosto.

“Campos foi uma pessoa que dignificou a vida pública brasileira e que certamente deixa um legado para nós, brasileiros. Quando o conheci, Eduardo era um jovem chefe de gabinete e já era uma pessoa fascinante. Perdemos um grande homem e grande amigo” declarou, emocionado, João Doria Jr, presidente do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, que promoveu o evento em conjunto com Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência e o jornalista Adonis Alonso, também do LIDE.

A vice-presidente de Marketing e Comunicação da NESTLÉ, Lilian Miranda, abriu o ciclo de palestras contando o desafio da empresa para atender um pedido dos consumidores: a volta do chocolate KitKat ao mercado brasileiro. Miranda apresentou a estratégia que resultou na consolidação da marca KitKat como líder de vendas entre os chocolates Nestlé e como o fortalecimento do relacionamento da marca com o segmento jovem garantiu crescimento de 65% em participação de mercado.

O presidente da SKY, Luiz Eduardo Baptista revelou pela primeira vez no Fórum alguns dos números impressionantes da empresa, que hoje é líder no mercado de TV paga em alta definição: faturamento de R$ 10 bilhões ao ano, base de 6 milhões de assinantes, que se somam a mais de 2 milhões de usuários do serviço SKY Livre, reflexo de um crescimento de 1.500% nos últimos oito anos.

O cartunista e empresário Mauricio de Souza, criador da Mônica, Cascão e Cebolinha, contou como os obstáculos do início da carreira ajudaram a moldar a Maurício de Souza Produções, hoje uma das maiores empresas de histórias em quadrinhos do mundo e responsável pela revista em quadrinhos de maior tiragem do planeta. E que fornece revistas até para o governo da China. O criador da Turma da Mônica ainda criticou o excesso de regulamentações brasileiro, que restringe associações de personagens a marcas de consumo. “Proibir é a pior coisa. A intenção é boa, mas a proposta está errada”.

A palestra de Andrea Cordeiro, Diretora de Marketing do ITAÚ UNIBANCO, falou sobre o sucesso da vinheta que ganhou o gosto dos brasileiros durante o campeonato se transformou na “música da Copa”. “Passamos mais de um ano escolhendo músicas, descartamos mais de 10 opções, algumas bregas, outras cafonas. É difícil encontrar uma música boa, assim como transformá-la em hit e mais difícil ainda fazer as pessoas cantarem”, contou a executiva, lembrado que o banco conseguiu o que toda empresa procura em um patrocínio: com a música, a associação entre o evento e marca Itaú foi percebida e amplamente disseminada.

Nizan Guanaes, Chairman do Grupo ABC e um dos nomes mais celebrados na publicidade internacional, foi enfático ao defender que o marketing brasileiro precisa tirar mais proveito da “marca Brasil” para aproveitar ainda mais seu potencial. O publicitário e empreendedor listou os “10 passos para o Brasil se tornar global”, destacando que, “se o brasileiro consegue ter sucesso mesmo em cenários em constante mudança e amplamente desfavoráveis, cm altíssima carga tributária e leis do século passado, precisa aproveitar isso para ter coragem de competir globalmente”.

Após as homenagens e ciclo de palestras, o 5º FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL realizou o tradicional PRÊMIO LIDE. Os principais profissionais que contribuíram para o setor foram laureados pelos trabalhos de relevância executados em 2013, no Brasil e no mundo, em 15 categorias: Empresa do Ano, Dirigente Empresarial do Ano, Marketing Digital, Marketing do Bem, Marketing de Entretenimento, Marketing Esportivo, Marketing da Indústria, Marketing de Inovação, Marketing Institucional, Marketing Internacional, Marketing de Produto, Marketing Promocional, Marketing de Relacionamento, Marketing de Turismo e Marketing de Varejo, além do Prêmio Especial.

Thomaz Souto Correa, vice-presidente do Conselho Editorial e consultor editorial do GRUPO ABRIL, recebeu o PRÊMIO LIDE Especial, e observou a importância das estratégias de marketing como uma das razões pela qualificação das publicações da editora junto ao público brasileiro. “Começamos a aplicar o marketing na Abril em 1991, a partir dos primeiros estudos sobre segmentação. As revistas já haviam nascido segmentadas. Era algo natural”, salientou.

Três homenagens especiais também marcaram o a 5ª edição do FÓRUM DE MARKETING EMPRSARIAL. Roberto Duailibi, presidente da DPZ, Marcello Serpa, presidente da ALMAPBBDO e Nizan Guanaes, do GRUPO ABC, receberam reconhecimento especial por colocarem a propaganda brasileira em um patamar de excelência a nível mundial. “A indústria brasileira da propaganda está entre as três melhores do mundo. É um mercado que aprendeu a se nivelar por cima. É a boa propaganda que gera propaganda”, salientou Nizan.

Artigos relacionados

Novidades