segunda-feira, dezembro 15, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado50 anos de produção da Série 3 da BMW

50 anos de produção da Série 3 da BMW

Produzido em quatro continentes, o BMW Série 3 tem sido um dos produtos mais importantes da rede internacional de produção do BMW Group há 50 anos. Desde o início da sua fabricação, em 1975, o BMW Série 3 saiu da linha de montagem mais de 18 milhões de vezes em 18 fábricas distribuídas por 13 países. Os principais princípios da BMW iFACTORY – como eficiência, flexibilidade, digitalização e produção com uso eficiente de recursos – permeiam toda a história de produção do BMW Série 3.

A fábrica principal em Munique é o centro de produção da Série 3 da BMW desde 1975. Desde o início, o BMW Group apostou na flexibilidade de produção na unidade, viabilizada por tecnologias modernas, como sistemas de esteiras aéreas e máquinas de solda livremente programáveis.

Uma linha de montagem de carrocerias totalmente automatizada foi introduzida em Munique em 1982 para a segunda geração da Série 3 da BMW. Através do uso de robôs industriais, foi possível atingir um índice de automação superior a 90% para essa tecnologia. Complementada por sistemas de turnos flexíveis e modelos de jornada de trabalho modificados, a capacidade aumentou significativamente.

A modernização contínua, desde tecnologias de pintura a pó até a produção de motores controlada por computador, garantiu que a fábrica permanecesse sempre na vanguarda. Hoje, a planta utiliza diversas aplicações de digitalização e sistemas de qualidade com suporte de inteligência artificial. Dessa forma, a Série 3 da BMW tem sido consistentemente uma importante força motriz para o desenvolvimento tecnológico da produção do BMW Group.

O crescimento do volume de produção nas fábricas também foi influenciado pelo BMW Série 3. Em 1980, a produção do Série 3 expandiu-se da fábrica principal em Munique para a fábrica de Dingolfing e, posteriormente, para a fábrica de Regensburg em 1986. O BMW Série 3 também impulsionou a internacionalização da produção da BMW.

Na década de 1980, linhas de produção adicionais foram estabelecidas em outros locais, incluindo Rosslyn, África do Sul (a partir de 1984) e Spartanburg, nos Estados Unidos (a partir de 1994). Essas localizações possibilitaram o abastecimento local para seus respectivos mercados e lançaram as bases para a distribuição global da criação de valor da empresa – hoje, uma característica fundamental da rede de produção do BMW Group.

Desde a inauguração da fábrica de Regensburg, o BMW Série 3 serviu de base para todas as novas fábricas da BMW – com exceção da unidade de Debrecen. As fábricas de Spartanburg, Leipzig e San Luis Potosí, assim como a joint venture BBA na China, iniciaram suas operações com o BMW Série 3.

Ao longo das décadas, diversas versões do Série 3 – desde sedãs e conversíveis até as versões Touring e M – foram produzidas em praticamente todas as fábricas do BMW Group com máxima flexibilidade. Múltiplas versões e diferentes tecnologias de propulsão – veículos com motores de combustão interna, híbridos plug-in e motores totalmente elétricos – saem da mesma linha de montagem.

Atualmente, a sétima geração do BMW Série 3 é produzida em Munique, Shenyang (China), San Luis Potosí (México) e nas fábricas regionais da empresa em Chennai (Índia), Rayong (Tailândia) e Araquari (Brasil), bem como em fábricas de parceiros em outros países.

Os preparativos para a oitava geração da bem-sucedida série de modelos estão a decorrer em paralelo: uma versão totalmente elétrica do BMW Série 3 entrará em produção na fábrica de Munique a partir do segundo semestre de 2026, como o próximo veículo da NEUE KLASSE, com produção subsequente na China e no México. Está também previsto o regresso do BMW Série 3 à fábrica de Dingolfing.
Artigos relacionados

Novidades