A Associação dos Profissionais de Propaganda, realizou o 26º Fest’UP – Festival Universitário de Propaganda no último final de semana, 13 e 14 de setembro, nas dependências da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Com a presença de mais de 1200 participantes, o evento teve mais de 40 horas de palestras, com 50 palestrantes conhecidos no mercado.
Os convidados compartilharam um pouco do dia a dia do trabalho publicitário, destacando pontos relevantes para a formação do profissional de propaganda. Entre os assuntos debatidos, estavam temas ligados à agência, atendimento, criação, planejamento e produtoras de cine/TV. Além disso, palestras no modo Speed’Up dinamizou o Festival com grandes nomes da publicidade apresentando suas ideias em 20 minutos.
Este ano o Concurso de Material Gráfico teve uma disputa acirrada entre os cartazes que, devido à qualidade, deixou os palestrantes em dúvida para eleger o melhor. Ao chegar à FAAP, o palestrante era conduzido ao mural onde estavam expostos os 31 cartazes que concorreram ao prêmio. Assim, antes de compartilhar seu conhecimento em um dos auditórios, o convidado já deixava seu voto registrado optando por aquele que mais exibia o potencial de um bom trabalho.
Quem levou o prêmio foi a faculdade Unilago de São José do Rio Preto, com a peça “Todos falando a mesma língua” e a hashtag #mesmalingua, do grupo representado pela estudante Thabata de Paulo. Os estudantes fizeram campanha durante todo o evento distribuindo chicletes azuis que deixavam todos com a língua da mesma cor que a exibida no cartaz. O material vencedor será tema da campanha do 27º Fest’UP.
Em uma pré-seleção, os jurados de Jingles se reuniram na sede da APP no dia 4 de setembro para selecionar os cinco finalistas. Com cautela, avaliaram minuciosamente cada material enviado. Para compor a bancada no dia do Festival, Alexandre Marcondes (Shuffle Audio), Ana Nogueira (APROSOM), Filipe Trielli (Panela), Leonardo Barbosa (Panela) e Thiago Chasseraux (JukeBox) dividiram as avaliações para escolherem o vencedor. “O Jingle fala direto com as pessoas, fala direto na alma, no coração, então é um material publicitário muito forte”, destacou Filipe Trielli, presidente da Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários e sócio produtor da Panela.
O jingle “Sonho de criança”, criado pelos alunos Felipe Nascimento de Mattos, Miriã Kelly Ferreira do Nascimento e Marina de Souza Castilho, da Uniara – Centro Universitário de Araraquara, foi o vencedor. A história, que fala sobre um jovem que só se interessa pela publicidade e tem como ídolo Washington Olivetto, conquistou os jurados e emocionou o representante do grupo. “Para o estudante, o Festival de Jingle é fundamental porque ele acaba exercitando o dia a dia de uma produção sonora”, finalizou Trielli.
O evento contou com o patrocínio da TV Globo, Globosat e Estadão, que realizaram atividades de entretenimento durante o evento.