sexta-feira, dezembro 5, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoPrêmio ABF reconhece cases internacionais

Prêmio ABF reconhece cases internacionais

O franchising brasileiro reafirmou seu avanço no cenário global com a entrega da 5ª edição do Prêmio ABF Destaque de Internacionalização, realizada durante a ABF CON 2025, na Ilha de Comandatuba (BA). Promovida pelo Programa Franchising Brasil — parceria entre a Associação Brasileira de Franchising e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) —, a premiação reconhece as redes que despontam por seus cases de expansão bem-sucedida no exterior.

Neste ano, as marcas Chilli Beans, Doutor Sofá e Oakberry foram as grandes vencedoras, destacando-se pela combinação de inovação, estratégia e avanço pelo mundo. Entre as finalistas estiveram também Casa do Construtor, CleanNew, Espaçolaser, Lavateria, Maria Pitanga, Onodera e Smart Fit — redes que também vêm ampliando a presença do setor de franquias brasileiro em diversos mercados internacionais.

Para Gustavo Freitas, diretor internacional da ABF, o Prêmio reflete o avanço e a relevância do Brasil no mapa mundial do franchising. “Com o Prêmio Destaque de Internacionalização, a ABF e a ApexBrasil atuam para, além de reconhecer as marcas associadas que, buscando novos mercados, conseguiram avançar na sua expansão sustentável no exterior, impulsionar outras a seguirem o mesmo caminho. Essa premiação também reforça a importância da estratégia, da adaptação cultural e da inovação na consolidação das franquias brasileiras globalmente. Vale ressaltar que há um imenso mercado para as redes ‘made in Brazil’ mundo afora”, observa.

Segundo Bruno Amado, gerente de Projetos Internacionais da ABF e executivo do Franchising Brasil, a iniciativa reforça a maturidade e a visão global das marcas brasileiras. Para ele, “cada vez mais nossas franquias mostram que têm ambição e preparo para competir em um mercado global. O Prêmio é uma forma de reconhecer esse movimento. Ele celebra o talento empreendedor do Brasil e incentiva outras redes a expandirem seus horizontes com estratégia, propósito e confiança.”
Os vencedores foram anunciados durante a programação da ABF CON 2025, que reuniu cerca de 700 líderes, entre franqueadores, franqueados, fornecedores e demais stakeholders no maior encontro do setor de franquias brasileiro. Além do reconhecimento, as redes premiadas receberam convites com hospedagem e participação custeadas para o evento, ampliando oportunidades de networking e aprendizado com grandes nomes do franchising nacional e internacional.
Recordes e cases vencedores

Em 2025, o prêmio bateu recorde de inscrições, com 20 cases analisados por uma comissão julgadora composta por representantes do Franchising Brasil e especialistas internacionais, que avaliaram critérios como inovação, complexidade dos mercados e impacto global das operações. As histórias e planos das marcas vencedoras e finalistas estão reunidos em um e-book trilíngue (português, inglês e espanhol), disponível para download, que inspira outras redes a seguirem o mesmo caminho de sucesso.
A Chilli Beans (Moda) se tornou referência mundial em óculos e acessórios. Em seu case vencedor, a rede estruturou um modelo de internacionalização que preserva seu DNA criativo e brasileiro, adaptando-se às culturas locais. O trabalho envolveu parcerias estratégicas, campanhas e produtos ajustados a cada mercado, além da participação em ações do Franchising Brasil. Como resultado, a marca abriu 12 novas unidades no exterior, consolidou operações em Portugal, Peru e Uruguai e reforçou sua imagem global como referência em inovação e identidade. Internacionalizada desde 2005, hoje a Chilli Beans está presente em cerca de 20 nações.
Outra vencedora, a Doutor Sofá (Limpeza e Conservação) detalhou em seu case o início de sua expansão internacional na América Central, escolhendo a Guatemala como porta de entrada, com apoio da ABF e ApexBrasil. A marca desenvolveu um plano regional, participou da Missão Guatemala pelo Franchising Brasil e firmou parcerias estratégicas. A iniciativa resultou na abertura de duas unidades no país, na assinatura de contrato de máster franquia para todo o território guatemalteco e projetou novas oportunidades de expansão para o Panamá e a República Dominicana. Líder em limpeza e conservação de estofados e com 12 anos de mercado, atualmente a Doutor Sofá tem presença em nove países.
Já a rede brasileira de açaí Oakberry (Alimentação – Food Service) sagrou-se também vitoriosa no Prêmio da ABF com seu case de expansão que enfocou a Coreia do Sul como mercado estratégico. No país asiático, a marca investiu em ações de brand awareness – voltada a aumentar o reconhecimento e a lembrança de uma marca pelo público – com influenciadores, campanhas digitais e parceria com um empresário local para fortalecer a operação e o networking por meio do Franchising Brasil. Entre os resultados, a rede abriu 36 lojas em menos de um ano e consolidou-se como referência em comida saudável e lifestyle premium no mercado sul-coreano. Fundada em 2016, hoje a Oakberry finca sua bandeira em mais de 50 países.
Reafirmando esse avanço das franquias brasileiras além-fronteiras, a Pesquisa de Internacionalização 2024 da ABF registrou um crescimento de 26,3% nas operações dessas redes no exterior em 2023 comparado ao ano anterior, passando de 1.717 para 2.175 operações. Em 2022, o crescimento havia sido da ordem de 16% frente a 2021.
Em suas cinco edições, o Prêmio ABF Destaque de Internacionalização soma um total de 20 marcas premiadas. Além das três vencedoras de 2025, ao longo desse período conquistaram também o Prêmio por seus cases as seguintes redes: Chilli Beans, Coife Odonto, Hot N’Tender e Maple Bear (2020); Chilli Beans, Espaçolaser, Grupo SD (Sobrancelhas Design), iGUi e Oakberry (2022); Bateras Beat, Calçados Bibi, Chilli Beans, Doutor Sofá e Tropicool (2023); Bateras Beat, Casa do Construtor e Sobrancelhas Design (2024). Assim, o Prêmio consolida-se, portanto, como uma vitrine das conquistas do franchising brasileiro no exterior e um incentivo à expansão responsável e sustentável das redes nacionais em novos mercados.

Artigos relacionados

Novidades