De surpresa, a Nissan está lançando uma Frontier eletrificada. Embora tenha o sufixo “Pro”, a picape não tem relação com a Frontier Pro-X/Pro-4X vendida na América do Norte ou com a versão venda no México e Brasil. A primeira picape eletrificada da marca foi apresentada hoje no Salão de Xangai, na China, e é baseada na Nissan Dongfeng Z9 produzida localmente e apresentada no início do ano.
A Nissan afirma que esse é o seu primeiro modelo híbrido plug-in, considerando que os modelos com a configuração e-Power são tecnicamente veículos elétricos com um motor a gasolina com extensão de autonomia. O design foi projetado localmente no estúdio de Xangai com uma barra de luz interrompida que remete à abertura de três fendas no capô do Nissan/Datsun D21 Hardbody. Na parte traseira, os compradores terão a opção de escolher uma cobertura de caçamba eletricamente retrátil.
Qual é o tamanho? A picape da Nissan tem 5.520 milímetros de comprimento, 1.960 mm de largura e 1.950 mm de altura. Tem uma distância entre eixos de 3.300 mm e pesa entre 2.500 e 2.540 kg, dependendo da versão. Todas elas têm rodas de 18″ com pneus 265/65.
A Frontier Pro da China é movida por um motor turbo de 1,5 litro e quatro cilindros que trabalha em conjunto com um motor elétrico integrado à transmissão. Combinados, os dois fornecem mais de 402 cv e 81,6 kgfm de torque. O conjunto de baterias, não especificado, tem alcance elétrico de 135 quilômetros, embora no ciclo de teste chinês seja bem otimista.
A nova picape combina uma suspensão dianteira independente de braço duplo com um layout traseiro de molas helicoidais e recebe um bloqueio eletromecânico do diferencial traseiro. A Nissan e a Dongfeng projetaram a Frontier Pro com modos 4High e 4Low selecionáveis manualmente, bem como modos de condução dedicados de Desempenho e Neve, além dos programas Híbrido e Elétrico Puro.
O interior mantém o tema amarelo neon e abriga uma tela sensível ao toque de 14,6″, juntamente com uma tela do motorista de 10″. Por um custo adicional, os bancos dianteiros podem ser aquecidos e resfriados, além de contar com uma função de massagem. Há também uma função de veículo para carga a bordo, que alimenta dispositivos da porta V2L montada na caçamba com até 6 kW.
É interessante notar que a Frontier Pro não será exclusiva do mercado chinês. A Nissan pretende vender a picape eletrificada em outros mercados. Para o Brasil, a picape terá uma grande mudança na atual geração, com produção no México e mantendo o motor turbodiesel. Esta híbrida pode ser uma opção futura como complemento de linha.