10ª edição do Festival do Clube de Criação acontecerá no Memorial da América Latina (22 e 23 de outubro)
Evento terá programação intensa, com palestras, debates, shows, exposições e muito mais. Nomes como os de Paulo Vieira, Paola Carosella, Bruno Luperi, KondZilla, Padre Júlio Lancellotti, Edivan Fulni-ô, Felipe Sassi, Baiano, Maria Gal, Allan Fiterman, Raquel Virgínia, Adriana Barbosa, Ana Hikari, Giovanni Bianco e Rene Silva estão entre os confirmados. Teremos inclusive um vencedor de Oscar de Efeitos Especiais
O Festival do Clube de Criação chega a sua 10ª edição e acontecerá nos dias 22 (sábado) e 23 (domingo) de outubro no Memorial da América Latina, em São Paulo. Durante os dois dias, haverá palestras e mesas de debates, bem como shows, exposições interativas, revisão de portfólios e ativações de marcas.
O aguardado evento volta a ser presencial e ocupará o mesmo espaço onde aconteceram as duas primeiras edições, em 2012 e 2013: o icônico Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo.
Com curadoria da jornalista Laís Prado, o Festival do Clube receberá profissionais do mercado publicitário brasileiro e internacional, além de nomes ligados a temas como equidade racial, diversidade, sustentabilidade, música, cinema, televisão e outras áreas que integram a chamada economia criativa. A programação envolve mais de 100 convidados em 60 painéis, distribuídos em três salas de conteúdo que rodarão simultaneamente.
O evento será aberto por Joana Mendes, presidente do Clube de Criação e líder da Chapa Preta, eleita para comandar a entidade em outubro do ano passado.
“Eu espero que seja um momento de reencontro e retomada. O Festival do Clube faz 10 anos e sempre foi aquele lugar pra gente ver de perto nossas maiores referências, reencontrar amigos de longa data e compartilhar visões de futuro. Pela primeira vez na história, o Clube tem à sua frente pessoas negras como diretoras, vice-presidente e presidente. A nossa ideia é que também consigamos trazer diversidade além das caixas que são impostas e que pessoas negras e de outros grupos minorizados não discutam apenas diversidade, mas uma gama diversa de assuntos”, diz a presidente do Clube.
Do mercado internacional, estão confirmados Craig Barron, diretor de criação da Magnopus, de Los Angeles, e ganhador do Oscar de Efeitos Especiais pelo longa-metragem O Curioso Caso de Benjamin Button; o criativo argentino Pablo del Campo, da Del Campo Global; a líder criativa Eva Santos, co-CCO e fundadora da Delírio & Twain Madri, cuja trajetória não tem nada de convencional; o premiado criativo italiano Bruno Bertelli, CEO Global da Le Pub e CCO da Publicis Worldwide; Vann Graves, reitor da Cannes Creative Academy e diretor executivo do VCU Brandcenter (Universidade da Pensilvânia); Kerry Feuerman, fundador da Last Hurdle, LLC, que vai falar sobre os pecados capitais que se pode cometer ao apresentar uma campanha criativa a quem tem que aprová-la; Kat Friis, vencedora de um Emmy Award pela campanha “Love has no labels”, da R/GA NY para Ad Council, CPO da Phenomenon LA e cofundadora da Green The Bid.
Entre os nomes brasileiros, estão Paulo Vieira, Paola Carosella, Bruno Luperi, Maah Lopez, Zé Ricardo, Padre Júlio Lancellotti, Felipe Sassi, Manzar Feres, Mafoane Odara, KondZilla, Edivan Fulni-ô, Rene Silva, Giovanni Bianco, Renata Tupinambá, Maria Gal, Allan Fiterman, Simoninha, Fatima Pissarra, Arianna Nutt, Bruna Braga, Marcus Baldini, Heitor Dhalia, Ana Hikari, Renata Hilário, Adriana Barbosa, Ricardo Silvestre, Mayara Aguiar, Christian Perrone e muitos outros.
O humorista Paulo Vieira vai conduzir o bate-papo “Meninas Super Poderosas x Menino Super Poderoso”, que contará com participações das comediantes Ane Freitas, Arianna Nutt, Bruna Braga e Nathália Cruz.
“Novela da Globo: fenômeno pop, multigeracional e mobilizador” vai reunir Allan Fiterman (diretor artístico da novela Mar do Sertão, da Globo) e Bruno Luperi (roteirista e autor da novela Pantanal) em bate-papo mediado por Leonora Bardini (diretora de programação e marketing da emissora).
“A fome e as marcas” é o tema da mesa que reunirá Katielle Haffner (head sustainability, public affairs & communication da Coca-Cola), Padre Júlio Lancellotti (Pastoral do Povo da Rua de São Paulo), Paola Carosella (cozinheira, youtuber e empresária), Rodrigo Kiko Afonso (diretor executivo da Ação da Cidadania) e Sandra Chaves (coordenadora da Rede Penssan).
O painel “Como as grandes empresas estão se preparando para daqui a dez anos, em um mundo que mistura, cada vez mais, duas camadas de realidade: a física e a digital?” contará com participações de importantes líderes do mercado: Alberto Griselli (CEO da TIM), Manzar Feres (diretora geral de advertising da Globo) e Thais Nicolau (diretora de branding Latam do Mercado Livre). A mediação será do jornalista José Saad.
Em “Necropolítica e biopoder: os mecanismos de controle sustentados na diferença racial”, o jornalista Rosenildo Ferreira (Papo Reto) comandará um debate com Bruno Paes Manso (jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP e autor de A República das Milícias, A Ascensão do PCC, O Mundo do Crime no Brasil), Cleifson Dias Pereira (professor de direito e pesquisador da UFBA), Nathália Oliveira da Silva (cofundadora do Instituto Nova Política sobre Drogas) e Rene Silva (editor-chefe da Voz das Comunidades).
“Povos originários: desconstruindo a invisibilidade” reunirá Edivan Fulni-ô (cantor e compositor), Katú Mirim (rapper, ativista, atriz e criadora de conteúdo) e Mateus Werá (ativista guarani, fotógrafo e comunicador do Coletivo Mídia Índia). A mediação será conduzida pela jornalista Renata Tupinambá.
Da conversa sobre diversidade, cujo título é “Expressão, reconhecimento, visibilidade”, participarão Ana Hikari (atriz), Gabe Maruyama (diretora de cena do Angry Duo), Milena Satyro (CEO da Única Design e fundadora do projeto Uma Questão de Pele), Nico Mascarenhas (diretor de cena da Iconoclast) e Raquel Virginia (fundadora da consultoria Nhaí). O mediador será Ricardo Silvestre (CEO e fundador da Black Influence).
Haverá também o debate intitulado “Eros x Thanatos – Sexualidade feminina sem tabus, com leveza e bom humor”, formado por Heloísa Etelvina (cofundadora da PantyNova), Marcela Mc Gowan (CEO e fundadora da Ludix) e Mariah Prado (fundadora da Share Your Sex), com mediação da jornalista Amanda Porto, community manager da Siriricas.
Konrad Dantas, conhecido artisticamente como KondZilla, fundador e diretor de criação da KondZilla Filmes, será entrevistado por Tatiana Tsukamoto, diretora de criação da Creative Works/Google Brasil.
O músico Simoninha, sócio da S de Samba, entrevistará Zé Ricardo, diretor artístico do Palco Sunset e do Espaço Favela do Rock in Rio e curador de música do Rio2C.
Entre as atrações com foco em tecnologia está a mesa “Inteligência artificial: é preciso quebrar o algoritmo”, que reunirá um time poderoso: Amanda Graciano (sócia e head de corporate relation da Fisher Venture Builder), Caio Gomes (chief data & analytics officer do Yape), Celso Oliveira (professor e diretor executivo do Aqualtune Lab) e Mariana Gomes (idealizadora e cofundadora da Conexão Malunga), com mediação de Ian Black (co-CEO e partner da New Vegas).
“Letramento racial: desconstruindo comportamentos ‘naturalizados’” é o tema de outro painel que não dá para perder, mediado por Regina Augusto, diretora executiva do Cenp, que contará com as participações de Cíntia Pessoa (diretora de RH da Publicis Brasil), Maria Gal (atriz e apresentadora do programa Preto no Branco), Tânia Regina Pinto (editora do site Primeiros Negros) e Viviane Pepe (diretora de comunicação da Avon/Projeto Divas).
Caio Franchi, executive creative director do Google; Fabio Mozelli (diretor de criação da DPZ), Fernanda Grams (diretora de conteúdo e estratégia da Africa) e Luciana Bazanella (cofundadora da White Rabbit) estarão no painel “Slow content, porque é hora de desacelerar”.
Para conferir a programação completa do Festival do Clube, acesse: https://www.clubedecriacao.com.br/festival/programacao/.
Durante o evento, serão conhecidos os trabalhos que estarão no 47º Anuário, em duas cerimônias de premiação: uma para as categorias Técnicas, Estudantes e Periferia Criativa e outra para as de Criação, além de serem revelados os homenageados do Hall da Fama e Anunciante do Ano.
Já o 46º Anuário, inédito, cujos premiados foram revelados no ano passado, será apresentado numa mesa reunindo Bruno Oppido, Douglas Reis, Joana Roma e Preta Ilustra, no sábado 22, às 11h.
“O 46º Anuário do Clube teve uma direção de arte mais diversa, assinada por Bruno Oppido, Douglas Reis, Joana Roma e Preta Ilustra. Já em relação ao 47º Anuário, tivemos um recorde de inscrições e o júri mais diverso da história do Clube”, comemora Joana Mendes.
O Festival do Clube de Criação 2022 conta com patrocínio master da Globo, Google, Santeria e TikTok. E tem patrocínio/apoio de: Africa, AliceFilmes, Barry Company, Broders, Grupo de Atendimento e Negócios, Modernista, Mugshot, MyMama, Not So Impossible Media, O2, Paranoid, Piloto, Publicis, Sentimental Filme, Shutterstock, TBWA\Media Arts Lab, UOL, WMcCann e Zohar.
Serviço:
Quando: 22 (sábado) e 23 (domingo) de outubro de 2022
Local: Memorial da América Latina, São Paulo (SP), Brasil
Avenida Mário de Andrade, 664, Barra Funda
Acesso fácil: metrô Barra Funda
Estacionamento no local
Facebook Clube de Criação
@CCSPOficial no Twitter
@ClubedeCriacao no Insta
#festidaldoclubedecriacao