quinta-feira, dezembro 4, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalYoki transforma Caseiríssima em farofa ‘Eu que fiz’

Yoki transforma Caseiríssima em farofa ‘Eu que fiz’

Criada pela DAVID, campanha abraça com humor o costume de reivindicar o crédito por um prato com sabor caseiro, mesmo quando a praticidade veio da embalagem

No Natal, a ceia é o centro das atenções, e no Brasil, o costume de preparar os pratos em casa faz parte daquele gostinho especial de fim de ano. E se o assunto é farofa, os consumidores separam uma receita especial apenas para essa data.

Pensando em como fazer o consumidor escolher uma farofa pronta, mesmo amando cozinhar no Natal, a Yoki, marca líder de farofas no Brasil, transforma sua farofa Caseiríssima em farofa “Eu Que Fiz”, incentivando aquela “apropriação de créditos” comum da época, com humor e leveza.

“Para este Natal, pensamos em como poderíamos trazer o que o consumidor já ama, mas de uma forma que reforçasse a conveniência da nossa farofa. Depois de uma escuta ativa nas redes sociais, entendemos que o momento da preparação da ceia é muito importante para o nosso público, mas também muito complexo. Então pelo menos na farofa agora ele tem uma solução que é pronta. E aí nasceu a ideia de usar essa frase ‘eu que fiz’ e fazer essa conexão com o humor, de um jeito irreverente”, complementa Fabiola Menezes, CMO da General Mills no Brasil.

Eu que Fiz!

A campanha criada pela DAVID ganha vida com filmes que apresentam situações típicas de Natal: o parente que elogia o prato, o colega de trabalho que pergunta quem fez a farofa na confraternização ou para quem busca mais praticidade. Em cada cena, há o momento clássico da hesitação – “Conto a verdade ou deixo acontecer?”. Assista ao filme aqui. E neste ponto entra o fator de humor: uma voz interna, que incentiva o personagem a assumir o crédito, afinal, se ele foi ao mercado e comprou, ele quem fez.

Nas redes sociais, conteúdos celebram a leveza dos “fingimentos do Natal”, abrindo espaço para conversas sobre comportamento e hábitos brasileiros. A marca também conta com um time de chefs e influenciadores, com a missão de reforçar que Caseiríssima é sucesso garantido na ceia.

A linha Caseiríssima da Yoki

Caseiríssima foi desenvolvida com foco no paladar brasileiro, buscando oferecer uma farofa com uma textura mais úmida, destacando crocância e aquele gostinho de feito em casa.

Nos sabores Costelinha Defumada, Banana e Cebola, a farofa Caseiríssima é feita de farinha de mandioca e está disponível nos mercados de todo o Brasil.

FICHA TÉCNICA – YOKI – FAROFA EU QUE FIZ

Agência: DAVID

Campanha: Eu que fiz

Cliente: Yoki

Produto: Farofa Caseiríssima

Partner, Global CCO: Pancho Cassis

Global COO: Sylvia Panico

CCO: Marie Julie Gerbauld

Diretor de Criação Executivo: João Gandara

Diretor de Criação: Renato Simon, João Mari Albuquerque

Criação: Filippe Pacheco, Rafael Teixeira, Carol Carrillo, Thatiana Mazza

Atendimento: Tom Gil, Caca Franklin, Juliana Chediac, Bruna Pereira, Karen Sousa

Produção: Fernanda Peixoto, Mariana Marinho, Amanda Santos, Leticia Brito

Revisão: Ava Silva

Arte Final: Victor Folha

Planejamento: Carolina Silva, Rafael Gonçales, Bárbara Pires, Gabriel Ridolfi

Mídia: Marcia Mendonça, Karina Takara, Raiane Saraiva, Simone Pires, Claine Cardoso

Social Media e Influência: Joel Antunes, Ully Correa, Bruno Portela, Maria Luiza Costa, Kevin Labela

Data Intelligence: Fabio Ribeiro

Global PR Director: Sandra Azedo

Aprovação do cliente: Fabíola Menezes, Isabela Bechara, Juliana Costa, Gabriela Mayrink

 

PRODUTORAS:

Produtora de Imagem: Barry Company

Diretora: Amanda Thome e Terranova

Produtora Executiva: Krysse Mello/Renata Correa

Atendimento: Daniela Silva

Diretora de Fotografia: Fabio Politi

Diretora de arte: Andres Zarza

Objetos: Mari Mello

Casting: Alice Wolfenson e Neto Avena

Figurino: Juliana Prysthon

Locação : Tati Setton

Efeitos/produto: Lobo

Coordenadora de produção: Aline Ara e Daiana Muller

Montador: Guilherme Bechara

Coordenação de Pós Produção: Ale Cois

Assistente de Pós Produção: Sabrina Comar

Pós-Produção: Abduct

Finalizacao: Viviane Torre

Color Grading: Erick Moraes

 

Produção: LOUD+

Direção musical: Felipe Kim

Atendimento: Priscila Miranda, Gabi Takan, Lucas Milan e Juliana Pontes

Produção: Gustavo Garbato, Hugo Mariutti, Henrique Guimarães, Rodrigo Scarcello e Yuri Chix.

Finalização: Pedro Cortez, Rodrigo Tedesco e Pedro Turcão.

Produção executiva: Maia Feres

Coordenação: Rafael Silvestrini, Izabel Sanches e Laura Mendes.

Locução: Romis Ferreira

Artigos relacionados

Novidades