“Eu não me olhava no espelho, penteava meus cabelos através do reflexo da sombra na parede”. “Me sentia depressiva, sem autoestima e sem nenhuma vontade de me arrumar”. “É difícil dizer o que machucou, mas ao mesmo tempo é necessário para conseguir me libertar”. Esses são os depoimentos de Marli Timóteo, 55 anos, Mônica de Melo, 51 anos, e Rosângela Rosa, 46 anos, que fazem parte do projeto “Isso é Mais que um Batom”, da Vult em parceria com a ONG Turma do Bem e o Instituto Maria da Penha e que visa resgatar o orgulho e a autoestima de mulheres em situação de violência doméstica.
Pesquisas recentes comprovam que a violência doméstica é um cenário cada vez mais alarmante no Brasil: três a cada dez mulheres já foram vítimas no país, número que representa mais de 25,4 milhões de brasileiras, segundo a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, divulgada em novembro de 2023 pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV). Além disso, 74% das mulheres afirmaram ter percebido aumento dessa violência e 67% daquelas que já sofreram esse tipo de agressão praticada por um homem afirmam que ele era seu parceiro íntimo.
Para colaborar com a transformação dessa realidade, Vult anuncia uma iniciativa inédita por meio do lançamento de um produto social, apoiando o resgate da autoestima e do orgulho de mulheres que tiveram a boca como alvo durante as agressões e que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a urgência do enfrentamento à violência contra a mulher. “Sabemos que em casos de violência muitas vezes o alvo principal é a boca e, por isso, queremos multiplicar sorrisos e ampliar a voz dessas brasileiras, para que contem suas histórias e inspirem a sociedade como um todo. O projeto busca construir, a partir de exemplos reais, um movimento de sensibilização e conscientização que fomente o resgate do orgulho feminino, consolidando ainda mais o compromisso de Vult neste território”, afirma Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário.
Como ponto de partida para o movimento lançado pela marca neste mês de março, Vult já viabilizou a transformação dos sorrisos da Marli, Mônica e Rosângela, atendidas pela ONG Turma do Bem, a partir do projeto Apolônias do Bem, que oferece tratamento odontológico integral e gratuito às mulheres que tiveram a dentição afetada em situações de violência. “O próximo passo para ajudar um número muito maior de brasileiras que vivenciam essa triste realidade acontecerá por meio do lançamento de um batom especial que terá venda 100% revertida à Turma do Bem”, afirma Renata Gomide. Com o valor, a organização poderá apoiar mais mulheres que precisam de ajuda, proporcionando tratamentos que variam em sua complexidade.
“Nosso trabalho não foca apenas na estética, mas, especialmente, em devolver dignidade para as pacientes, tornando-as inteiras novamente. São histórias de dor e violência que destruíram a autoestima destas mulheres. Quando elas chegam no consultório, algumas trazem consigo um batom desgastado, seco, quase um símbolo da perseverança, prontas para pintar os lábios com um novo sorriso. Com o tempo, compreendi a magnitude desse simples gesto, o quanto representa para elas: o renascimento. E para que nosso trabalho siga em frente, dependemos do apoio e do engajamento da sociedade. Só assim conseguiremos alcançar um maior número de mulheres que, muitas vezes, precisam desse primeiro passo para recomeçar suas vidas”, ressalta o dentista Fábio Bibancos, que lidera o projeto.
Apoiando o recomeço
Vult e Turma do Bem convidam a sociedade para ajudar a transformar sorrisos e resgatar o orgulho e autoestima de brasileiras em situação de violência doméstica. Por isso, a marca de beleza criou um batom exclusivo, que terá a venda 100% revertida para o projeto Apolônias do Bem, da ONG Turma do Bem. Os produtos podem ser encontrados no e-commerce da marca.
“O novo batom busca engajar nossos clientes, que já acompanham e gostam dos nossos produtos, nessa causa tão importante. Ao comprar o batom, além de contribuir com o tratamento odontológico de mulheres vítimas de agressão, apoiando o trabalho realizado pela ONG Turma do Bem, os consumidores receberão informações sobre o tema e sobre a nossa capacitação 220 Vults, que agora conta com um módulo especial criado em parceria com o Instituto Maria da Penha. Sabemos que o caminho é longo, mas estimular a conscientização é essencial para transformarmos esse cenário – e esse desejo é o que move este projeto”, completa Renata Gomide.
Informar para prevenir: Vult lança curso gratuito sobre empoderamento feminino com módulo exclusivo sobre violência contra a mulher
Vult acredita que toda mulher pode voar alto. Por isso, desde 2017, já impactou a vida de mais de milhares de brasileiras através do projeto 220 Vults, que leva a beleza como instrumento de emancipação financeira. O projeto nasceu, segundo a marca, a partir do entendimento de que não há como contribuir com a autonomia, independência e autoestima de uma mulher sem levar em conta a realidade em que elas vivem. E quando se fala em violência, o contexto importa. Segundo o DataSenado, o índice de mulheres que sofreram violência doméstica varia conforme a renda: 20% das brasileiras com mais de seis salários mínimos declaram ter sofrido algum tipo de violência doméstica ou familiar praticada por um homem, taxa que sobe para 35% entre aquelas de renda menor, até dois salários. Tal resultado também indica que a dependência financeira é fator de vulnerabilidade da mulher à violência e, que, neste caso, as chances de reportar a agressão diminuem.
“Entre as principais dificuldades para a denúncia está a dependência financeira, pois em muitos casos a pessoa agressora imita e isola essa mulher, impossibilitando que ela estude ou trabalhe. A violência doméstica é um problema estrutural, que precisa ser tratado, dentre outras iniciativas, através da educação e da informação, para que possamos vislumbrar mudanças em médio e longo prazo, por isso, em parceria com Vult, elaboramos o módulo do curso “Resgate seu orgulho e empodere-se”, que tratará do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Este curso será oferecido gratuitamente pela marca para mulheres de todo o país”, pontua Conceição de Maria, co-fundadora e superintendente-geral do Instituto Maria da Penha.
O curso, gratuito e on-line, já está com uma lista de interessadas aberta, por meio do programa Empreendedores da Beleza – projeto do Grupo Boticário apoiado pelo projeto 220 Vults. O Programa que capacita mulheres para o mundo da beleza prevê formar mais de 30 mil mulheres somente em 2024.
Além do módulo cocriado com o IMP, a capacitação gratuita conta com outros três módulos, que promovem a ampliação dos conhecimentos sobre a violência de gênero. Entre outros temas, as participantes poderão conhecer mais sobre os tipos e ciclos de violência, a Lei Maria da Penha e sobre como procurar ajuda.