Em comemoração ao mês das mulheres, a Unimed Goiânia lançou a campanha Escute Uma Mulher. A iniciativa ocorre por meio do perfil da Cooperativa no Instagram (@unimedgoiania). Em publicação especial, foram marcados vários perfis criados exclusivamente para contar histórias reais de mulheres e os desafios que elas enfrentam por conta do gênero.
Ao todo, são 20 perfis com relatos diferentes e as publicações na rede social, feitas em formato de vídeo (reels), são acessíveis também para deficientes auditivos. As histórias geram identificação em muitas mulheres: a descoberta de que ganha menos que um colega homem que exerce a mesma função, o medo de entrar em um carro de aplicativo, a incompreensão no trabalho com os compromissos da maternidade, dentre outras.
No perfil @o_corpo_da_carol, por exemplo, é possível ouvir e ler o depoimento de uma mulher que se vê desconfortável para se vestir da maneira que deseja, por conta do machismo. “Eu faço faculdade à noite e, antes de pegar um ônibus para voltar, sempre abaixo meus shorts, coloco uma blusa de frio tampando o máximo meu corpo. Tiro qualquer acessório que possa ser usado para me puxar por trás”, conta.
Ao dar visibilidade a esses depoimentos, o intuito da Unimed Goiânia é ampliar o espaço de escuta e descortinar realidades que ainda desfavorecem as mulheres. Com o empoderamento das falas femininas, há intenção de que a escuta sirva como um caminho para que esses desafios diários comecem a mudar.