De forma lúdica e divertida, campanha PAPEI traz a história de uma mãe de primeira viagem, suas descobertas, desafios e dicas para garantir a alimentação saudável de seu bebê, das crianças e de toda a família.
A nutrição adequada na primeira infância é essencial para o crescimento e desenvolvimento de meninas e meninos. Esse cuidado começa logo nos primeiros dias de vida, com a amamentação exclusiva, segue com a introdução alimentar do bebê, e deve incluir toda a família. Para orientar mães, pais e cuidadores sobre esse momento tão importante do desenvolvimento infantil, o UNICEF lança, nesta terça-feira, a Campanha PAPEI .
Desenvolvida de forma lúdica e divertida, a campanha conta a história de Miranda, que acabou de se tornar mãe com toda a alegria, todo o êxtase e todos os medos que essa novidade traz. Miranda sabe que a alimentação do bebê faz muita diferença para seu desenvolvimento, e, por isso, decide dar o que ela tem de melhor para alimentar o seu bebê: o leite materno. A partir daí, a personagem segue com os desafios e as descobertas da introdução de outros alimentos após os 6 meses, e descobre como a alimentação de toda a família impacta os hábitos alimentares da criança.
Cristina Albuquerque, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil, lembra que a nutrição adequada, em especial na primeira infância, é essencial para o pleno crescimento e desenvolvimento de meninas e meninos. “Ela é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento infantil, dentro de uma perspectiva de Cuidado Integral, composta por cinco componentes inter-relacionados e indivisíveis: boa saúde; boa nutrição; proteção e segurança; cuidados responsivos; oportunidades de aprendizagem precoce”.
No Brasil, no entanto, esse direito não é garantido a todas as crianças. Menos da metade das crianças (45,7%) recebe amamentação exclusiva até os 6 meses, como recomendado pelas autoridades de saúde. Além disso, 10% das crianças menores de 5 anos já estão em sobrepeso, e 18,3% em risco de sobrepeso. Os dados são do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) de 2019.
“As famílias, muitas vezes, não têm informação suficiente sobre como cuidar da alimentação das crianças nessa etapa fundamental. Por isso, a importância desta campanha, que leva as informações de forma fácil e divertida para toda a família”, complementa Cristina. Todo o conteúdo, à medida que for sendo liberado, estará disponível online, e poderá ser reproduzido, gratuitamente, citando a fonte.
Sobre a campanha
A campanha PAPEI é uma iniciativa do UNICEF com a missão de falar sobre a alimentação saudável para toda a família desde o nascimento da criança e durante o seu crescimento. A campanha contará com três fases, começando pelo aleitamento materno exclusivo (Fase 1), passando pela introdução alimentar (Fase 2) e então englobando a alimentação de toda a família (Fase 3). A primeira fase já está disponível aqui.
Ficha Técnica
Iniciativa: UNICEF Brasil
Realização: Onomatopeia Ideias Sonoras
Roteiro original: Leo Falcão e Erickson Marinho
Supervisão de roteiro: Carol Levy
Direção artística: Carol Levy
Direção e produção musical: Carlinhos Borges
Direção de cena: Gerson Damasceno
Direção de Fotografia: Ricardo Lima (Jacaré)
Assistente de fotografia: Márcio, Fiapo e Leonardo
Produção de set: Paloma Rêgo Barros e Laura Aragão
Visagismo: Júlio Rocha
Edição: Gerson Damasceno
Produção executiva: Carol Levy
Identidade visual: Betinho Montenegro
Direção de arte: Trícia Mota
Assistente de dir. de arte: Hemerson Souza
Equipe do UNICEF: Cristina Albuquerque, Camilo Leon, Stephanie Amaral, Regicely Aline Brandão, Marília Lima.
Elenco:
Carol Levy (Miranda, Merendeira, Tomate e todos os personagens-boca) Fábio Caio (LÁCTEA, Arrozes, Feijão) Fátima Caio (Ovo)Camilo Kyara Muniz (Banana)
Estúdios de gravação: Onomatopeia (Recife/PE) e Nove Filmes (Recife/PE)
Trilha Musical
Composição, produção musical e mixagem: Carlinhos Borges
Voz solo e coros: Carol Levy Violão e cavaquinho: Bozó das 7 cordas
Flauta, clarinete e clarinete: Henrique Albino