domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalTwitter divulga as principais tendências culturais captadas na plataforma

Twitter divulga as principais tendências culturais captadas na plataforma

Estudo Twitter Trends Brasil aponta cuidado com o planeta e a sociedade, cultura de fandoms e arte digital como grandes temas para que marcas se conectem com a audiência

O Twitter Brasil divulga hoje (24) levantamento realizado sobre as principais tendências culturais observadas a partir de conversas na plataforma no país nos últimos dois anos. Em tempos de acelerada transformação, com a retomada pós-pandemia, evolução digital e uma série de mudanças na maneira como a sociedade se comporta e consome, o Twitter Trends Brasil revela cuidado com planeta e sociedade, cultura de fandoms e arte digital como as grandes tendências culturais do país para este momento. Feito a partir dos tópicos que mais ganharam força entre as conversas dos brasileiros e que estão se encaminhando para algo cada vez maior, o estudo tem como objetivo auxiliar as marcas a anteciparem suas narrativas para estabelecerem uma conexão legítima com o público.

Berço de importantes debates, tendências e movimentos que extrapolam o mundo digital, o Twitter é o lugar onde as pessoas estão abertas e receptivas para falar de seus interesses e participar de conversas fora de seus círculos sociais. “O Twitter é um termômetro do que está acontecendo no mundo, já que é nele que as pessoas demonstram suas emoções, afinidades e paixões”, comenta Camilla Guimarães, líder da área de pesquisa do Twitter Brasil. “Basta uma ideia e um Tweet para dar início a grandes movimentos dentro e fora da plataforma e isso traz uma grande oportunidade para que as marcas entendam melhor onde estão os desejos e necessidades de sua audiência e possam se conectar de forma assertiva e com relevância”, reforça.

Realizado pela área de pesquisa do Twitter no Brasil em parceria com as empresas Pulsar (@PulsarPlatform) e Canvas8 (@Canvas8), o levantamento consistiu na análise de uma amostragem de bilhões de Tweets para encontrar os tópicos específicos que mais ganharam força entre julho de 2020 e junho de 2022 e na previsão de quais conversas estão se encaminhando para algo cada vez maior. Também foram consultados especialistas nos assuntos para aprofundar o contexto de cada tópico encontrado. Além do Brasil, a pesquisa foi reproduzida em outros 15 países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido e México.

Veja mais sobre cada uma das tendências culturais reveladas no Twitter Trends Brasil:

Sinergia de cuidados

O tópico está diretamente relacionado a questões importantes como justiça social, emergência climática, biodiversidade brasileira e impactos aos povos indígenas. Dentre as conversas que cresceram no Twitter ao longo do último ano, as preocupações levantadas pelas pessoas são a insegurança alimentar, que registrou um aumento de 124% nas menções; o racismo ambiental, com 75% de menções a mais; e integração social, com crescimento de 128% no número de conversas. Além disso, o futuro do planeta foi tema de conversas que tiveram um crescimento de 36% no Brasil, com “desmatamento”, “Amazônia” e “mudanças climáticas” liderando a lista dos termos mais mencionados sobre esse assunto.

Em torno desta sinergia de cuidados necessária para se construir um amanhã melhor, cientistas, líderes indígenas e ativistas utilizam o Twitter para dar voz às suas demandas e propostas e unir forças na conscientização sobre a fragilidade do ecossistema brasileiro. Segundo o estudo, é possível observar que a saúde pessoal e do planeta estão cada vez mais entrelaçadas.

Universos criados por fãs

Ao falar em fandoms, os grupos de fãs que se conectam e debatem sobre suas paixões diariamente no Twitter, os assuntos em alta na plataforma são em torno de reality shows, música e entretenimento. No último ano, foi contabilizado um aumento de quase 100% em menções à ex-BBB Juliette (@juliette), cuja ascensão durante e após o programa de TV esteve acompanhada de uma legião de fãs no Twitter. No território da música, quem tem ganhado ainda mais destaque é o fandom da banda de K-pop BTS (@BTS_twt), conhecido por #BTSArmy, que engajou as pessoas na plataforma em assuntos para além do seu nicho ao incentivar os jovens eleitores do Brasil a votar.

Seja com foco em entretenimento, música ou TV, os fandoms estão presentes no Twitter de forma massiva. De acordo com o levantamento, houve um crescimento de 1.573% nas conversas sobre fan-token, uma propriedade digital específica que fãs podem colecionar. “Para além da popularização das artes digitais, essa tendência mostra que as pessoas têm se identificado e engajado cada vez mais em torno de suas paixões e seus desdobramentos dentro da plataforma”, comenta Camilla.

Arte movida a tecnologia

Com a ascensão do mercado de criptomoedas, o Twitter tem se tornado cada vez mais um espaço em que as pessoas compartilham e entram em conversas sobre artes e peças colecionáveis digitais – os chamados NFT. Os Tweets sobre o assunto tiveram crescimento de 960% na plataforma e englobam tanto artistas digitais quanto colecionadores que se inseriram na comunidade de arte digital. Dados do estudo mostram que houve crescimento de mais de 264% no número de autores únicos de conteúdos sobre arte no Twitter.

A conexão da comunidade artística com a de finanças digitais, que movimenta o assunto de criptomoedas, permitiu que artistas independentes tivessem uma outra forma de se expressar e monetizar seu trabalho. Além disso, frequentemente as temáticas abordadas nas obras digitais se entrelaçam com outros temas, como educação, preservação do meio ambiente e movimentos sociais. “O casamento do universo de finanças com o artístico tem fomentado, no Twitter, uma comunidade criativa e ligada nos insights do amanhã que está em crescimento exponencial e tem revolucionado as dinâmicas culturais e sociais”, diz Camilla.

Artigos relacionados

Novidades