quinta-feira, dezembro 12, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalTikTok preenche backdrop de grandes eventos com perfis de criadores negros

TikTok preenche backdrop de grandes eventos com perfis de criadores negros

Para enaltecer a potência e dar visibilidade a comunidade negra de criadores, o TikTok lançou o projeto Trend Preta Tem Poder. A iniciativa, criada em parceria com o hub criativo AKQA, tem como destaque o “Blackdrop”, que substitui o tradicional backdrop de marca, usado como espaço para fotografias em grandes eventos, para colocar em destaque perfis e nomes de criadores pretos em vez de logo de marcas.

Símbolo de celebração da diversidade, o “Blackdrop” foi usado pelo TikTok no Festival Liberatum, realizado em Salvador entre os dias 3 e 5 de novembro, com grandes celebridades internacionais, como Angela Bassett, Viola Davis e Taís Araújo, dando destaque a criadores negros da plataforma ao serem fotografadas. A reprodução do cenário também ocorreu no Prêmio Potências!, realizado no dia 27 de novembro, que contou com a presença de nomes como Alcione e Preta Gil. A Premiação reconhece artistas, grupos e coletivos negros que se destacaram no último ano. Com o sucesso que o projeto vem fazendo, a ideia é que o “Blackdrop” seja utilizado novamente em eventos futuros, sempre com novos nomes em destaque.

Para ampliar seu alcance, a ativação também inclui um filtro exclusivo que simula o “Blackdrop” dentro do próprio TikTok, com conteúdo relacionado reunido na hashtag #TrendPretaTemPoder. A mecânica é semelhante a uma tela verde, que permite que usuários incorporem a essência da iniciativa em suas respectivas produções.  A identidade visual de todo o projeto é da capixaba Kika Carvalho. Com obras expostas em galerias de Portugal, Itália e Estados Unidos, a artista plástica é uma das primeiras mulheres de destaque a pintar muros na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

“A busca por equidade, inclusão e diversidade orienta nossas ações dentro e fora da plataforma de forma consistente. Para nós é muito importante não apenas apoiar eventos que reconhecem e valorizam a voz da comunidade negra, mas demonstrar nosso compromisso com a visibilidade desta comunidade tão potente e criativa, de forma responsável e consistente” afirma Carol Baracat, Diretora de Marketing do TikTok para América Latina.

“O ‘Blackdrop’ é um exemplo tangível de como cada um de nós pode utilizar a sua própria influência para fortalecer outras narrativas. Ao dar visibilidade para criadores negros, o TikTok destaca a diversidade e o talento da comunidade dentro da plataforma. A iniciativa não apenas reconhece, mas também amplifica ainda mais essas vozes e expressões únicas, contribuindo para uma visibilidade significativa — e merecida — dentro e fora do aplicativo. É, inclusive, uma abordagem com o potencial de transcender um único mês, podendo ser ampliada para diversos eventos ao longo do ano”, explica Gabriel França, diretor de Criação da AKQA.

 

Artigos relacionados

Novidades