A prática da jardinagem agrega benefícios integrais para a saúde dos praticantes, como a redução do estresse e da ansiedade e o aumento dos índices de vitamina D ao estimular a exposição ao sol. Estes e outros fatores creditam na jardinagem o poder de melhorar a qualidade de vida das pessoas e mudar realidades. Seja por sustentabilidade, lazer, decoração ou cultivo saudável, a atividade gera bem-estar às pessoas. Neste dia 15 de dezembro, comemora-se o Dia do Jardineiro e a STIHL celebra a data com o lançamento de um vídeo destacando este papel transformador da jardinagem.
No conteúdo, Adriana Pereira, gaúcha de 49 anos, relata como a jardinagem foi crucial na superação e na cura de um quadro de depressão. Ela tinha o sonho de ser cabeleireira e dedicou-se durante anos para atingir este objetivo, mediante capacitações e estágios. Entretanto, por conta de um acidente, acabou quebrando o braço. “Era para ser uma recuperação de três meses. Mas, eu sentia dores 24h por dia e não apenas no braço, já estavam por todo o corpo. Foi quando descobri seis doenças autoimunes. Ao ver meu sonho cada vez mais distante, entrei em uma depressão profunda”, conta Adriana. Moradora de Guaíba, começou a enxergar o cuidado dos vizinhos com as ruas e as áreas verdes próximas e percebeu uma oportunidade para ter uma melhora de saúde, física e psicológica.
“Comecei a plantar um vaso, cuidar de uma plantinha. Depois de um tempo, percebi que mexer na terra e contribuir com o cultivo dos vegetais estava me fazendo muito bem, diz. E para finalizar, Adriana explica o impacto de cada atividade: “Qualquer poda, plantio e contato com a natureza, de forma geral, eu sinto que é um sinal que eu estou bem, viva e feliz, com uma razão para viver. A jardinagem transformou minha vida e no meu bairro ela transforma a vizinhança”, finaliza.