quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalSebrae reforça apoio ao afroempreendedorismo em Mês da Consciência Negra

Sebrae reforça apoio ao afroempreendedorismo em Mês da Consciência Negra

Em campanha desenvolvida pela agência Moringa, o Sebrae promove durante o Mês da Consciência Negra nova comunicação de apoio ao afroempreendedorismo nacional que movimenta cerca de R$ 2 trilhões no País. Atuar em prol da prosperidade e visibilidade de negócios negros é necessário e urgente. Com isso em mente, muito mais do que campanhas acerca do tema, o Sebrae quer criar um movimento de apoio.

A atual fase do trabalho tem como objetivo incentivar as pessoas, negras ou brancas, a comprarem de negócios liderados por pretos e promover o desenvolvimento econômico. Ao mesmo tempo, visa continuar informando e educando sobre a desigualdade social que ainda está presente nesta temática. Um exemplo desse cenário é o fato de que 82% dos negros empreendedores brasileiros, que representem a maioria neste setor do país, afirmam que sofrem preconceito em seus negócios.

Com criação de um squad de colaboradores pretos que é protagonista das decisões e dos conteúdos elaborados desde o início, a estratégia conta com um filme feito pela Produtora Malala e dirigido por Viviane Santos, mulher preta que dá ainda mais força e significado ao discurso.

“Apesar do afroempreendedorismo ser maioria, esses negócios ainda sofrem com desigualdade, falta de oportunidade e outras adversidades persistentes. A quantidade de ‘hates’ não foi superior à receptividade positiva da primeira fase da campanha, porém, tivemos pessoas que ainda não entenderam que essa pauta precisa ser tratada com relevância. Isso foi motivo de maior cuidado e estudos extras durante toda a produção e escrita do projeto”, explica Rianni Bertoldo da Moringa.

O conceito central das iniciativas atuais segue o mote da campanha macro sobre afroempreendedorismo lançada recentemente pelo Sebrae: “Se o Negócio Tá Preto, tá fazendo a diferença.” A campanha conta com o filme manifesto e, como sustentação, há peças estáticas, animadas e vídeos no digital. A estratégia de comunicação conta também com a participação de Tia Má (Maíra Azevedo) – jornalista, militante do Movimento Negro e influenciadora – para promover a mensagem do Sebrae nas redes sociais.

Confira o vídeo:

Ficha Técnica

CEO: Rianni Bertoldo

Atendimento: Manoela Nodari e Manuela Rocha

Estratégia: Marcela Morais, Cristiane Seabra e Zuleide Xavier e Gabriel Garcia

Diretor de Criação: Fabrício Batista

Criação: Heitor Perpétuo, Emanuel Oliveira e Bianca Alves

Conteúdo: Camila Carrano, Mariana Rodrigues Veloso e Susi Morais

Mídia: Patrick Martins e Bruno Rodrigues

Gestão de Projetos: Diogo Moreira, Priscila Gonçalves e Nathalia Ferreira

RTV:  Samantha Brandão

Aprovação Cliente: Larissa Meira, Ana Carolina Soares, Henrique Nabuco e Antônio Carlos Alonso

Produtora: Malala Filmes

Direção: Viviane Santos

Artigos relacionados

Novidades