Em campanha desenvolvida pela agência Moringa, o Sebrae promove durante o Mês da Consciência Negra nova comunicação de apoio ao afroempreendedorismo nacional que movimenta cerca de R$ 2 trilhões no País. Atuar em prol da prosperidade e visibilidade de negócios negros é necessário e urgente. Com isso em mente, muito mais do que campanhas acerca do tema, o Sebrae quer criar um movimento de apoio.
A atual fase do trabalho tem como objetivo incentivar as pessoas, negras ou brancas, a comprarem de negócios liderados por pretos e promover o desenvolvimento econômico. Ao mesmo tempo, visa continuar informando e educando sobre a desigualdade social que ainda está presente nesta temática. Um exemplo desse cenário é o fato de que 82% dos negros empreendedores brasileiros, que representem a maioria neste setor do país, afirmam que sofrem preconceito em seus negócios.
Com criação de um squad de colaboradores pretos que é protagonista das decisões e dos conteúdos elaborados desde o início, a estratégia conta com um filme feito pela Produtora Malala e dirigido por Viviane Santos, mulher preta que dá ainda mais força e significado ao discurso.
“Apesar do afroempreendedorismo ser maioria, esses negócios ainda sofrem com desigualdade, falta de oportunidade e outras adversidades persistentes. A quantidade de ‘hates’ não foi superior à receptividade positiva da primeira fase da campanha, porém, tivemos pessoas que ainda não entenderam que essa pauta precisa ser tratada com relevância. Isso foi motivo de maior cuidado e estudos extras durante toda a produção e escrita do projeto”, explica Rianni Bertoldo da Moringa.
O conceito central das iniciativas atuais segue o mote da campanha macro sobre afroempreendedorismo lançada recentemente pelo Sebrae: “Se o Negócio Tá Preto, tá fazendo a diferença.” A campanha conta com o filme manifesto e, como sustentação, há peças estáticas, animadas e vídeos no digital. A estratégia de comunicação conta também com a participação de Tia Má (Maíra Azevedo) – jornalista, militante do Movimento Negro e influenciadora – para promover a mensagem do Sebrae nas redes sociais.
Confira o vídeo:
Ficha Técnica
CEO: Rianni Bertoldo
Atendimento: Manoela Nodari e Manuela Rocha
Estratégia: Marcela Morais, Cristiane Seabra e Zuleide Xavier e Gabriel Garcia
Diretor de Criação: Fabrício Batista
Criação: Heitor Perpétuo, Emanuel Oliveira e Bianca Alves
Conteúdo: Camila Carrano, Mariana Rodrigues Veloso e Susi Morais
Mídia: Patrick Martins e Bruno Rodrigues
Gestão de Projetos: Diogo Moreira, Priscila Gonçalves e Nathalia Ferreira
RTV: Samantha Brandão
Aprovação Cliente: Larissa Meira, Ana Carolina Soares, Henrique Nabuco e Antônio Carlos Alonso
Produtora: Malala Filmes
Direção: Viviane Santos