Inovação, competência, economia solidária e sororidade são alguns valores que inspiraram a nova campanha do Sebrae para o programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso.
A criação é da Nova/SB e inclui comercial, peças gráficas, mídia digital e ação de conteúdo com influenciadoras relevantes no cenário do empreendedorismo feminino.
As peças publicitárias resgatam trajetórias e desafios que foram superados e o reconhecimento de que essas conquistas se devem ao apoio de outras mulheres, como mães, familiares, sócia ou funcionária. No universo feminino, faz-se essencial a rede de apoio e a comunidade, que é um dos pilares trabalhados pelo Sebrae Delas.
A mensagem das peças finaliza com a assinatura do anunciante com uma novidade: assumimos a tagline no feminino para a fala ainda mais assertiva com o público da campanha: Sebrae. A força da empreendedora brasileira. #ProvoqueaMudança.
O vice-presidente de criação da Nova/SB, Thomaz Munster, ressalta que o desenvolvimento da campanha partiu dos principais desafios que a mulher empreendedora enfrenta, como preconceito, fortalecimento da autoconfiança e jornada dupla. “Essa campanha é uma homenagem à mulher empreendedora e à rede de apoio formada por mulheres que garante segurança para elas tocarem seus projetos”, afirma.
Produção por elas
A temática da campanha de empreendedorismo feminino motivou as equipes a buscarem um time mais feminino e as mulheres dominaram o set de filmagem. O casting era todo formado por mulheres e até funções como chefe de elétrica e de maquinário, tradicionalmente exercidas por homens, dessa vez foram executadas pelo “sexo forte”.
A meta da produtora A Casa da Comunicação era reunir uma equipe majoritariamente formada por mulheres, mas, para surpresa do time, o percentual delas nessa produção chegou a 90%.
Parcerias no digital
Além das peças produzidas, a campanha inclui também parceria com a influenciadora e empreendedora Mari Maria, dona de marcas de maquiagem e um dos maiores nomes do Instagram da atualidade.
Com mais de 10 milhões de seguidores, a influenciadora vai lançar uma caixinha de perguntas para o seu público, indagando quais são os desafios da empreendedora mulher, nos dias atuais.
Com apoio nas respostas, Mari Maria posicionará a marca Sebrae frente aos assuntos que tangem o universo Sebrae Delas.
Além do Instagram, três creators do TikTok criarão conteúdos para essa rede, dentro da expertise de linguagem e tons necessários para as abordagens das produções.
O Sebrae Delas
O programa Sebrae Delas oferece mentorias, cursos e consultorias para a mulher que vai empreender. Dados do próprio Sebrae revelam que as mulheres investem mais em capacitação e inovação: 69% possuem um curso superior completo; 45% já concluíram algum curso de especialização ou capacitação na sua área e 68% declararam ter se adaptado bem às mudanças impostas pelo período de lockdown. E 60% preferem contratar mão de obra feminina.
O Sebrae ainda contará com eventos internos para colaboradoras e colaboradores, que promoverão discussões sobre violência contra as mulheres, assédio moral e outras questões.
Confira o vídeo:
| FICHA TÉCNICA:
Agência: NOVA SB
Cliente: SEBRAE
Campanha: SEBRAE DELAS
Direção de Criação: PAULO LIMA
Direção de Arte: ADOLFO PALHARES
Redator: PAULO LIMA
Direção de Atendimento: LARISSA PEREIRA
Atendimento Agência: JOÃO CASTRO
Direção de Mídia: ESTANLEY CUNHA
Estratégia de Mídia: FERNANDA TONELLI e ERICA CASTRO
Planejamento: RENATA PRADO
Produção gráfica: TICIANA ROCHA, RENATA FÉLIX E JADSON DOUGLAS
Produção digital: JONATHAS GOMES E JADSON DOUGLAS
RTV: CAROLINA MARTINS e RAFAEL SOUSA
Produtora de vídeo: A CASA DA COMUNICAÇÃO
Diretor de cena: LIVIA STACCIARINI
Diretor de fotografia: NICO MATTEIS
Produtora de fotografia: ELIZA GUERRA
Produtora de áudio: SONIDO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
Aprovação Cliente: EDUARDO DUARTE, FERNANDO BANDEIRA, HENRIQUE NABUCO, MOARA ZOLET