Em comemoração ao Dia do Oceano, celebrado em junho, a Sea Shepherd Brasil, entidade não governamental de proteção dos oceanos, lança uma campanha que dá voz aos habitantes e verdadeiros donos do mar: os peixes. A iniciativa visa conscientizar sobre os impactos negativos das ações humanas na vida marinha e promover práticas sustentáveis.
Intitulada “Ouça o Oceano”, a campanha utiliza tecnologia de captação de movimento para transformar o movimento dos peixes em palavras. A ação conta com o lançamento de um vídeo no YouTube e Instagram da organização, onde os peixes com personalidade “falam” sobre questões críticas que afetam os mares, como poluição, sobrepesca e aquecimento global.
“A campanha ‘Ouça o Oceano’ é uma chamada urgente para combater nossa maneira hoje insustentável de conviver com o oceano. Em nossa missão de proteção ao oceano, dizemos que a vida no mar são nossos únicos clientes. Portanto, nada é mais justo do que simbolicamente deixar eles terem a voz neste dia de reflexão. Estamos traduzindo as necessidades e sofrimentos dos peixes e demais habitantes do mar de uma maneira que todos possam entender e se conectar,” disse Nathalie Gil, Presidente da Sea Shepherd Brasil. “O que colocamos no oceano ou retiramos dele afeta toda a vida marinha e também a nós mesmos, e já estamos sentindo na pele este efeito” finaliza Gil.
“Quando a gente trabalha com uma ONG como Sea Shepherd, a primeira coisa que precisamos fazer é pesquisar. E nessas pesquisas percebemos uma coisa: tudo que a gente faz acaba tendo consequências para a vida marinha – que, por sua vez, não tem nada a ver com o que tá acontecendo por aqui. Isso gerou em nós um sentimento de injustiça, uma revolta, sabe? Se até a gente tá se sentindo assim, imagina a vida marinha, que tá sofrendo mais ainda? E fica pior: diferente da gente, eles não podem se expressar, não podem falar o que pensam. Então pensamos: e se pudessem?” dizem Bruna Lemes e Basq Anderson, dupla criativa da Wieden+Kennedy São Paulo.
A campanha inclui, ainda, uma live especial onde o público interage enquanto são transmitidos vídeos e mensagens dos peixes. Influenciadores digitais também participarão, compartilhando as mensagens vindas dos oceanos em suas redes sociais ao longo do mês de junho, ampliando o alcance da campanha. Banners e vídeos curtos serão divulgados nas redes sociais da Sea Shepherd Brasil, direcionando o público para o vídeo principal e para a live, garantindo assim uma ampla disseminação e engajamento com a causa.
FICHA TÉCNICA
CLIENT | Sea Shepherd Brasil |
PROJECT NAME | Dia do Oceano – Ouça o Oceano |
FORMAT + TITLES | Ouça o Oceano |
LAUNCH DATE | 08/06/2024 |
W+K SÃO PAULO | |
Chief Creative Officer Latam | Rodrigo Jatene |
Managing Director | Camila Hamaoui |
President | Andre Gustavo |
Creative Directors | Alexandre Giampaoli e Humberto Cunha |
Art Director | Basq Anderson |
Copywriter | Bruna Lemes |
Head of Production | Patricia Gaglioni |
Senior Producer/ Special Projects | Caio Barion |
Head of Strategy | Andre Troster |
Strategy | Felipe Gravonski e Lucas Nunes |
Account Director | Gabriela Marques |
Media/ Comms Planning | Gui Cavalcante |
Public Relations | Danúbia Paraizo, Andre Montanaro |
EDITORIAL | |
Editorial Company | JOINT SP |
Editor | Gabriel Santana, Rodrigo Lazzareschi Aranha |
Post Producer | Gabriel Santana |
Post Executive Producer | Dani Harriz |
MUSIC/ SOUND DESIGN / MIX | |
Company | Mugshot |
Director of Musical Production | Arthur Abrami and Mauricio Herszkowicz |
Executive Producer | Gilvana Viana |
Music Production | Bruno Zibordi, Chico Reginato and Joshi Eduardo |
Production Coordinator | Giuliana Tavares |
Mix Finalization | Fernanda Galetti and Leandro Rodrigo |
SEA SHEPHERD BRASIL | |
President and CEO | Nathalie Gil |
Communications Coordinator | Giselle Reis |
Media and Design Coordinator | Vinicius Paceka |