O Reclame AQUI também entrou na onda dos podcasts e lançou o “Reclama que eu te escuto”. O programa será semanal, com episódios lançados toda segunda-feira, às 17h, e será disponibilizado nas plataformas Spotify, Amazon Music, Google Podcasts, SoundCloud, Deezer e YouTube.
A primeira temporada estreou no dia 09 de outubro, com apresentação do CMO do Reclame AQUI, Felipe Paniago, e do Gerente de Marketing, Chico Recalde. O episódio de estreia tem como tema central o próprio Reclame AQUI e foi produzido com foco em tirar algumas dúvidas que muitos consumidores e empresas têm sobre a plataforma. Afinal, quem responde as reclamações? Como o RA ganha dinheiro? Como funciona a classificação de reputação das marcas que estão no site?
Para Paniago, inserir o Reclame AQUI no escopo dos podcasts não se trata apenas de “mais um podcast”, mas de ampliar o propósito do RA. “A proposta do Reclama que eu te escuto é conversar com consumidores e empresas. Para falar com esses dois públicos, estamos fazendo de uma forma diferente, fora do molde tradicional de condução de podcasts. E como é inerente ao Reclame AQUI, nossos episódios têm pitadas de bom humor e tom de conversa. Porque a ideia é que quando estivermos com as empresas, o consumidor também acompanhe o assunto, esteja no mesmo nível de entendimento. E, sim, vamos entrevistar consumidores também, trazê-los para a mesa. Afinal, falamos muito neles, e nada mais justo do que fazerem parte da pauta, entendendo o futuro do consumo na visão deles.”, explica o CMO do Reclame AQUI.Para isso, já foram gravados episódios sobre Black Friday – maior data do varejo brasileiro e que está chegando dia 25 de novembro -, trazendo dicas e dados para empresas e consumidores aproveitarem a data de promoções, além de outro capítulo com o case de sucesso do Nubank no RA. Já está programado também um episódio especial sobre o Prêmio Reclame AQUI, que acontece em dezembro, explicando para o público tudo que envolve a premiação.
Com o podcast, o RA pretende tratar do universo do consumo, da realidade do atendimento ao cliente nas empresas e mostrar que as reclamações têm muito a ensinar. O objetivo é falar abertamente dos desafios de resolver os problemas dos consumidores e como construir uma relação de confiança com o mercado.