O R7.com completa 11 anos esta semana e confirma sua relevância para os brasileiros: são mais de 76 milhões de visitantes únicos e mais de 1 bilhão de páginas vistas mensalmente no portal com extensão multiplataforma. Segundo dados do Comscore, o R7 é o portal mais acessado no Brasil na editoria de Economia, abordando o tema de uma maneira descomplicada, com ajuda de parceiros, blogs, marcas anunciantes e especialistas no assunto.
Premiado em 2020 com o Shorty Awards, como melhor experiência de usuário, o portal R7 ouviu seu público e inovou no layout: trouxe editorias reformuladas, inovações de formatos – como lives, podcasts e boletins – com pluralidade de conteúdo de entretenimento e maior foco no jornalismo, além de mais dinamismo na disposição para mobile, já que 88% dos acessos são feitos pelo celular.
O R7 conta com um time de cerca de 100 jornalistas, que cobrem mais de 40 editorias, branded content e mídia, além de 40 colunistas – entre eles Flávio Ricco, Rodrigo Constantino, Cosme Rímoli e Augusto Nunes.
Entre os produtos mais acessados estão os conteúdos do jornalismo. Um exemplo disso é o ‘Jornal da Record’, primeiro telejornal com presença multiplataforma que exibe cinco boletins diários e transmite, às sextas-feiras, a ‘Live JR’, um encontro marcado com nomes da política brasileira que soma mais de 6 milhões de impactos. O portal trouxe ainda uma cobertura completa da pandemia, com atualizações diárias, editoria dedicada ao assunto, infográficos compartilhados, vídeos no Instagram e podcasts com médicos e psicanalistas.
“O R7 chega aos 11 anos consolidado com fonte de informação acessível, com linguagem direta, traduzida e focada no interesse da sociedade. Além disso, a inventividade segue sendo a principal característica da equipe do portal”, afirma Antonio Guerreiro, Vice-Presidente de Jornalismo da Record TV.
Pensando neste cenário de confinamento e em soluções para as pessoas que acompanham o portal, o time do R7 trouxe duas novas plataformas para o R7. ‘Neste ano tivemos o lançamento do Virtz, no qual compartilhamos informações positivas, reais e transformadoras, por meio de vídeos, reportagens e conteúdo multiplataforma. O objetivo é levar mais leveza e bem-estar às pessoas, mostrando inúmeras atitudes solidárias de pessoas e empresas em meio à pandemia. Tivemos também a estreia da plataforma R7 Ensina, que nasceu de uma parceria com mais de 15 canais de Edutubers. Até o momento, disponibilizamos mais de 21 videoaulas elaboradas por professores para ajudar alunos que enfrentarão a maratona de provas do Enem”, comemora Claudia Caliente, Diretora Executiva Multiplataforma.
As aulas do R7 Ensina são ministradas por professores que somam mais de 7,6 milhões de seguidores nas redes sociais e 280 milhões de views no Youtube. Entre eles está o professor de língua portuguesa, Noslen Borges, idealizador do maior canal de educação do YouTube Brasil com 3 milhões de inscritos. Ele é um dos maiores fenômenos da educação à distância da América Latina e embaixador do YouTube para assuntos sobre educação.
Entre os conteúdos de entretenimento, o destaque fica para a ‘Live das Venenosas’, com Fabiola Reipert e Keila Jimenez, um sucesso de público com mais de 10 milhões de visualizações. Sem falar dos conteúdos de ‘A Fazenda’, que impactaram mais de 18 milhões de visitantes únicos, com vídeos que chegaram a mais de 670 milhões de visualizações desde a estreia.
No pilar de negócios, o R7 lançou novos formatos de branded content, criados em parcerias com marcas, como a websérie ‘Chá das Três, programa exclusivo para o digital com Sabrina Sato, Ticiane Pinheiro e Mônica Carvalho, com patrocínio da Cor&Ton e Garnier SkinActive. Além disso, lançou a websérie ‘Rango Em Casa’, com receitas preparadas por Guga Rocha, com assinatura da marca Pilão.
Outra novidade que está no ar é o programa ‘Trilhas de Sexta’, que tem oferecimento da cerveja Crystal, e traz para o público shows de artistas consagrados e novos talentos da música. O ‘Trilhas de Sexta’, que teve mais de 69 milhões de views, tem apresentação de Jackeline Petkovic e de Rafael Maia, além do garçom Orestes, e comprova que a audiência do R7 aprova o happy hour em casa.