O PerifaLions, projeto independente sem fins lucrativos, criado em 2020 para ser uma ponte entre estudantes de comunicação das periferias e o mercado publicitário, acaba de lançar uma plataforma 100% voltada para profissionais periféricos. Trata-se de um banco de talentos exclusivo para esses profissionais se conectarem com recrutadores, agências, empresas e fornecedores.
A plataforma é intuitiva, gratuita e de fácil acesso. É só criar o perfil e pronto. Um espaço para dar visibilidade a profissionais de todas as áreas que alimentam a indústria da comunicação e criatividade, contemplando desde os cargos em agências e empresas (atendimento, criação, planejamento e marketing, entre outros) até fornecedores (fotógrafos, videomakers, ilustradores, motion etc.), abrangendo todos os níveis de experiência e formação. Para participar basta corresponder aos Critérios de Participação estabelecidos pelo projeto.
“Quando lançamos o PerifaLions, o que mais ouvíamos dos empregadores era: ‘Que legal! A gente quer muito contratar talentos da periferia, mas não sabemos por onde começar’. Essa frase ficou na nossa cabeça. A ideia da plataforma nasceu junto com o projeto, mas como um plano bem a longo prazo, para um futuro. Porém, rapidamente viramos o lugar onde as empresas passaram a recorrer para encontrar esses talentos. Daí, decidimos antecipar os planos e criar a plataforma”, comentam os fundadores do PerifaLions.
Com a escassez de oportunidades no cenário pandêmico, o PerifaLions se tornou uma ponte de conexão entre os jovens talentos das periferias e o mercado publicitário, lançando uma série de iniciativas para dar visibilidade e abrir portas para esses jovens. Em pouco mais de um ano, mais de 350 jovens já passaram pelas atividades realizadas pelo projeto, o que resultou em bolsas de estudos, cursos e dezenas de contratações.
A plataforma é lançada com o vídeo-manifesto criado por Matheus Silva, periférico, estudante da USP e criador do vídeo “Cara Gente Branca da Publicidade”. “Acredito muito que cada jovem periférico da indústria criativa é muito mais que um profissional, somos símbolo de perspectiva e possibilidade aos nossos. Times diversos devem ser a meta de gestores em prol de uma publicidade cada vez mais eficiente”, afirma Silva.