quinta-feira, abril 24, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalPague Menos e Alcione lançam “Música pra respirar”

Pague Menos e Alcione lançam “Música pra respirar”

A Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil e a primeira a estar presente em todos os estados, reforça seu compromisso de cuidar da saúde e bem-estar dos brasileiros com a iniciativa “Música pra respirar”. Em parceria com uma junta médica do Projeto Brasil Sem Alergia, o projeto transformou exercícios de fisioterapia pulmonar em música para auxiliar no tratamento da maioria das doenças respiratórias, na voz da cantora Alcione.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 milhões de pessoas sofrem de doenças respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). No Brasil, estima-se que mais de 7,5 milhões de pessoas são portadoras das doenças, ou seja, um a cada quatro brasileiros, de acordo com o Scientific Electronic Library Online Brazil.

As doenças respiratórias obstruem as vias aéreas, tornando a respiração difícil, e, apesar de não possuírem cura, é recomendado que os pacientes realizem tratamentos complementares à medicação e acompanhamento médico regular para minimizar os sintomas gerados, melhorar a qualidade de vida como um todo e retardar a progressão da doença.

Diante desse cenário preocupante e como uma forma de estar junto e agindo pela saúde e bem-estar dos brasileiros, o projeto “Música pra respirar” da Pague Menos surge com o objetivo de se tornar uma terapia auxiliar no tratamento das doenças respiratórias mais acessível e “divertido” para qualquer pessoa.

A iniciativa conta com parceria da equipe do Projeto Brasil sem Alergia – reconhecido nacionalmente pelas suas atividades de oferecer acesso gratuito à saúde para pacientes com alergias e problemas pulmonares, liderado pelo Dr. Marcello Bossois e Dra. Patricia Schilkert. O projeto une médicos, fisioterapeutas pulmonares e músicos profissionais para criar uma música inédita, que, além de uma canção, que funciona como exercícios pulmonares para prática e fortalecimento do sistema respiratório, é uma atividade complementar ao tratamento, tendo cada nota, pausa e respiração pensada para auxiliar o fortalecimento pulmonar, tornando o tratamento mais leve, acessível e prazeroso.

Para dar voz ao lançamento, a rede de farmácias convidou a cantora Alcione, que, além de ser uma das maiores e mais queridas cantoras do Brasil, também enfrentou a asma durante a infância, encontrando na música uma poderosa aliada para controlar a doença. “A música salva, a música cura! Sempre esperei que alguém tivesse esse olhar cuidadoso para a música, que faz tão bem mentalmente e fisicamente para tanta gente. A música e os instrumentos de sopro mudaram a minha vida, a minha saúde e é necessário dividir isso com as pessoas”, destaca a cantora. Ao lado dela, o coral de pacientes atendidos pelo Projeto Brasil sem Alergia entoou a canção “Pra Respirar” – a primeira canção do projeto, que já está disponível nas principais plataformas de streaming de música.

Notas mais longas, por exemplo, foram incluídas na música para forçar a respiração, uma vez que aumenta o tempo respiratório e exalatório, provocando expansão maior na caixa toráxica e fortalecendo a musculatura. Ou, então, trechos com “Pá pá pá” e chiados, que estimulam o controle respiratório, uma vez que a pausa ajuda na expansão pulmonar e, consequentemente, melhora a capacidade de inspiração. Tudo isso pensando na melhor troca respiratória e expansão pulmonar, causando alívio e aumentando a capacidade respiratória dos pacientes.

Além disso, trilos e fonéticos de “Sss fff xxxx” foram incluídos como recursos de fortalecimento da musculatura do diafragma e controle respiratório, potencializando a musculatura exalatória e, automaticamente, potencializando a saída do ar, diminuindo a retenção de CO2, característico do quadro de doenças respiratórias e muito prejudiciais aos pacientes.

“Atualmente, temos mais de 21 milhões de clientes ativos em todo o País, dos quais a grande maioria realiza tratamento de cuidado contínuo, com acompanhamento médico e farmacológico. Nesse sentido, identificamos nesse projeto uma forma de contribuir com um tratamento complementar das pessoas que tratam doenças respiratórias. Estamos muito animados em proporcionar mais esse avanço à população brasileira. Seguimos confiantes no potencial da Pague Menos para continuar entregando valor sustentável aos nossos clientes, colaboradores e acionistas”, destaca Renato Camargo, vice-presidente Clientes da Pague Menos.

“O mais incrível neste projeto é a segunda maior rede de farmácias do Brasil investir em uma terapia auxiliar para doenças respiratórias crônicas, sendo que não se trata de remédios. Não é sobre aumentar as vendas, é sobre poder oferecer uma terapia super acessível para o Brasil inteiro. Qualquer um pode fazer, a música está aí e ficou maravilhosa na voz da Alcione. Para ajudar a se tratar, é só cantar!”, comenta Marilu Rodrigues, diretora de criação da Lew’Lara\TBWA.

“A terapia auxiliar para DPOC, nascida da paixão do Coral Brasil Sem Alergia e nutrida pelo apoio da Pague Menos, é um testemunho de que a música pode ser um sopro de esperança e alívio para quem luta para respirar” finaliza Dr. Marcello Bossois e Dra Patricia Schilkert, médicos e fundadores do Projeto Brasil Sem Alergia.

Importante ressaltar que cantar pode ajudar na maioria das doenças respiratórias, mas não substitui o tratamento médico. Por isso, é essencial sempre consultar um profissional de saúde  para integrar o tratamento como terapia auxiliar.

Para comunicar a iniciativa, a marca planejou uma campanha integrada que conta desde mídia digital, parceria do UOL como HUB de conteúdo com programas voltados ao tema, merchans, branded contents e envelopamento de páginas, até testemunhais e spot de rádio, cobertura digital por meio de influenciadores com doenças respiratórias, DPOC’s e ligados ao tema.

FICHA TÉCNICA

Título: Música pra respirar

Agência: LEW’LARA\TBWA

Cliente: Pague Menos

Produto: Institucional

CEO: Marcia Esteves

Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima

Direção de Criação: Marilu Rodrigues

Direção de Arte: Eric Fernando e Gabriel Carcavalli

Redação: André Yank e Gustavo Souza

CBO: Maria Pirajá

Negócios: Sandra Sales (Doca), Manuela Mascarenhas e Laura Jacomini

CSO: Raquel Messias

Estratégia: Bruno Lobo, Alina Paloppi e Isabela Sciuto.

Relações Públicas: Amanda Brandão e Yasmin Zampieri | Máquina Cohn & Wolfe

Mídia: Caroline Gayo, Camila Antognoli, Bruna Loredo, Matheus Cavalcante e Nicole Jesus

BI: Leonardo Cunha, Amanda Zungalo e Fernanda Furlan

CCOO: Elise Passamani

Produção Audiovisual: Murillo Moretti e Bianca Aguiar

Edição: Gustavo Murbach, Matheus Sansão e Glauciney Campos

Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino

Produtora de Filme: Bend’ Leve Film / Content

Direção Geral: Beto Baptista

Diretor Executivo: Bruno BHS
Diretor de produção: Antonio Lopes
Diretor de Fotografia: Felipe Julian (vídeo) e Mauricio Maezaka (foto)
Assistente de Fotografia: Eduardo Lima
Som Direto: Pedro Nascimento
Figurinista (coral): Gica

Produtora de Áudio: Antfood Produções Ltda

Editora: Antfood Produções Ltda

Gravadora: Antfood Produções Ltda

Direção de Criação Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Lins

Produção Executiva: Christiane Rachel e Renato Castro

Coordenação de Produção: Monique Munhoz e Pablo Homem de Mello

Gerente de edição e distribuição: Milene De Santi

Compositores: Gisele De Santi, Fernando Rojo, Lou Schmidt, Wilson Brown, Pedro Botsaris

Artistas: Pague Menos e Alcione

Coro: Projeto Brasil sem Alergia – Priscila Marinho Bicalho, Lazaro Luiz Gomes, Guilherme Maldonado Baia, Virgínia Claudia de Carvalho da Silva, Rosane Maria da Silva Rodriguez e Priscila Nóbrega

Músicos: Antonio Paes, Luis Cabral, Rafael Kabelo e Will Bone

Arranjos: Fernando Rojo, Rafael Kabelo e Will Bone

Produção Musical: Lou Schmidt, Wilson Brown, Pedro Botsaris e Fernando Rojo

Engenheiro de mixagem e masterização: Jonas Tatit

Agência de Talentos: MField

Cantora: Alcione

Junta Médica Consultora: Dr. Marcelo Bossóis, Dra Patricia Schilkert, Anderson Neves e maestro Guilherme.

Aprovação Cliente: Renato Camargo e Marcio Holanda

 

Artigos relacionados

Novidades