No Mês da Mulher, as Óticas Diniz lançaram um filme que reflete sobre as razões que fazem com que a sociedade não veja as mulheres ocupando cargos de liderança na mesma proporção que os homens. E fizeram isso de uma forma inusitada: questionando a inteligência artificial para mostrar imagens uma pessoa de negócios, CEO e fundador de startup. Resultado? Sempre aparecem figuras masculinas.
A campanha “Nem tão inteligente assim” tem a assinatura da Heads, agência do Brivia Group. Ao final do vídeo, há um texto que conclui: “enquanto só enxergar homens, nenhuma inteligência artificial vai ser tão inteligente assim”. A ação da maior rede de varejo do país — que totaliza mais de mil unidades espalhadas pelo Brasil — tem despertado um alto engajamento nas redes.
Conscientizar para evoluir
CCO da Heads, Rafael Merel aponta que os algoritmos “são opiniões embutidas em matemática”. E complementa: “Todo algoritmo carrega um pouco dos valores de quem os construiu. Se veio de uma sociedade com estereótipos, ele vai trazer isso. Penso que a discussão agora, que todo mundo tem acesso à inteligência artificial, se torna fundamental”.
Diretora de Marketing da Diniz, Luciana Gomes defende que a conscientização é o primeiro passo para a evolução do cenário atual. “Prezamos pelo respeito e acreditamos que o melhor caminho é buscar o conhecimento e promover reflexões sobre o tema. Realizamos eventos internos que tratam amplamente da pauta diversidade e abrangem toda a rede.”
Predominância feminina
As Óticas Diniz têm um comando feminino que inclui presidência, diretoria de marketing e comunicação, diretoria de implantação e operações. Além disso, 70% da gestão é composta por mulheres, e mais de 50% das lojas são comandadas por diretoras franqueadas.
A campanha “Nem tão inteligente assim” faz parte da plataforma #EnxergueComRespeito, que a empresa utiliza para causas sociais, como foi o caso da “Flanela do Respeito”, no dia do Orgulho LGBTQIA+.
Confira o vídeo: