quarta-feira, abril 8, 2026
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalOSID lança campanha ressignificando "leão" do IR

OSID lança campanha ressignificando “leão” do IR

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) anuncia o lançamento da campanha de incentivo à destinação do Imposto de Renda 2025. Com o conceito “O leão é amigo de Irmã Dulce”, a iniciativa busca transformar a percepção histórica negativa do “leão” do IR em um símbolo de solidariedade e esperança.

A peça central da campanha é o filme “Leãozinho” (60”), que utiliza uma narrativa sensível para mostrar a relação entre Santa Dulce dos Pobres e um leão que se comporta de forma dócil, como um animal de estimação. A obra é embalada pela icônica canção “O Leãozinho”, de Caetano Veloso, cedida generosamente pelo artista para reforçar o vínculo afetivo e cultural com o público.

A produção do filme destaca-se pela vanguarda tecnológica e artística. Com uma estética inspirada em pintura, a peça combina animação 2D, ilustração e o uso de Inteligência Artificial (IA) aplicada ao vídeo. O resultado é uma linguagem visual contemporânea que potencializa o apelo emocional da mensagem.

O objetivo estratégico é conscientizar e incentivar pessoas físicas (que declaram no modelo completo) e pessoas jurídicas (regime de lucro real) sobre a possibilidade de destinar até 3% do imposto devido diretamente na declaração, sem custos adicionais para o contribuinte.

“A campanha inova ao ressignificar um ícone do imaginário brasileiro, o leão do IR, transformando-o em um agente de transformação social ao lado do legado de Irmã Dulce”, afirma João Caetano, Diretor de Criação Executivo da Propeg.

FICHA TÉCNICA

  • Filme: “O Leãozinho”
  • Agência: Propeg
  • CEO: Vítor Barros
  • Consultoria Criativa: Fábio Fernandes
  • CCO: Hermes Zambini
  • ECD: João Caetano Brasil
  • Head of Art: André Batista
  • Diretor de Criação: Ariston Quadros
  • Criação: Kim Nery, Ivo Adams, João Caetano Brasil, André Batista
  • Atendimento: Michele Estevez, Marta Valverde
  • Planejamento: Fernand Alphen, Babi Ferreira, Alice Sampaio
  • Mídia: Felipe Arruda
  • Produção/RTV: Manuela Peixoto, Lilian Garrido, Gabriel Assis e Matheus Brandão

PRODUÇÃO DE IMAGEM E ÁUDIO

  • Produtora: Rebolucion
  • Diretor: Alessandro Cassulino
  • Produtor Executivo: Ciro Cesar Silva
  • AI Artist: Cassu
  • Produtora de áudio: Jamute
  • Produção executiva de som: James Feeler
  • Engenharia de som: Otavio Bertolo, Marcelo Filho e Fernanda Galetti
Artigos relacionados

Novidades