A Moringa, agência sediada em Brasília com atuação nacional, e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançam mais uma campanha que visa chamar a atenção dos consumidores para um símbolo que vem figurando em embalagens de diversos alimentos e bebidas: a lupa.
Com um viés criativo para tornar a comunicação atraente e democrática e deixar claro que a lupa é uma ferramenta de saúde pública para informar sobre o excesso de nutrientes nocivos, a campanha bem-humorada acontece na internet e nas redes sociais. Acompanhada da inscrição “ALTO EM”, a lupa é um selo de aviso ao público para mostrar que determinado produto contém excesso de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio; e, em algumas vezes, duas ou três dessas substâncias juntas, em quantidades muito além das indicadas.
“Optamos por seguir com uma comunicação leve, com um formato atual e digital para um assunto que possa parecer para alguns, complicado. Mas a informação é de saúde pública e precisamos de forma criativa acessar as pessoas com agilidade e transparência na mensagem que o Idec quer passar. Precisamos estar onde tudo acontece e onde as pessoas procuram por informação, que são as redes sociais. Saber falar com o público no canal certo faz toda a diferença”, explica Rianni Bertoldo, Diretora Geral da Moringa.
Nos próximos dias, as redes TikTok, Instagram, YouTube e Facebook vão veicular vídeos de 30 e 15 segundos trazendo vários eventos do cotidiano que se assemelham ao alerta das embalagens, como momentos “alto em tédio”, “alto em vergonha alheia” ou “alto em enrolação”, questionando se não seria melhor encarar situações corriqueiras se elas viessem com um aviso. Mídia Exterior nas capitais e spots de rádio também estão programados.
“Não podemos deixar que as pessoas se acostumem com os selos nas embalagens sem fazer associação direta com o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como já acontece com fumantes e as caixinhas de cigarro”, pontua Laís Amaral, supervisora técnica do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec. “Agora que os consumidores começam a ter contato com os novos rótulos, é fundamental que eles saibam usar essa informação a seu favor e possam tomar melhores decisões de compra”, completa.
A campanha é ancorada pelo site deolhonosrotulos.org.br, que traz informações práticas sobre como ler e interpretar o selo “ALTO EM”, explica os pontos positivos e negativos do modelo adotado no Brasil e expõe os problemas de saúde associados ao consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados. O site também disponibiliza a ferramenta Raio-X dos Rótulos para desvendar os rótulos de mais de 24 categorias de produtos.
Confira os vídeos: