domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado Digital‘O Assunto’ celebra cinco anos com mais de 150 milhões de plays   

‘O Assunto’ celebra cinco anos com mais de 150 milhões de plays   

Referência no mercado de podcasts brasileiro, ‘O Assunto’ celebra cinco anos de sucesso neste mês com o marco de 150 milhões de plays, entre downloads e videoviews, em seu histórico. Apresentado pela jornalista Natuza Nery e produzido pelo g1, se consolidou como um dos formatos de áudio mais ouvidos na categoria de notícias da América Latina, listado no 3º lugar do ranking da Triton Digital divulgado em junho de 2024. Destacando seu pioneirismo, a comemoração é acompanhada por uma campanha com distribuição na TV e em plataformas digitais. Outra novidade será um episódio ao vivo e em vídeo na GloboNews, encerrando o ‘Em Ponto’ do dia 02 de setembro, às 09h.

“O Assunto combina três grandes forças: credibilidade – porque tudo é checado, confiável; excelência em curadoria, por se aprofundar em temas relevantes, trazendo narrativas completas que evitam aquela sensação de fadiga decisória causada pelo excesso de informação; e aderência à jornada do consumidor, por ser democrático e acessível – está presente não só no g1, mas em todas as plataformas, podendo ser consumido do jeito que as pessoas querem, no tempo delas. Isso faz com que o produto tenho alto engajamento, com ouvintes que voltam todos os dias. E traz para as marcas um ambiente com atenção plena, alcance, frequência e, claro, brand safety”, destaca Thaisa Coelho, head de produto do g1.

O Assunto reúne mais de 1.300 episódios publicados e um consumo médio de 2.5 milhões de acessos por mês. “Em maio de 2019, recebi a missão de criar um podcast diário de notícias no g1. O nome surgiu pela importância de trazer diariamente o principal assunto do momento. E hoje é muito gratificante ver que o projeto é um dos podcasts mais importantes do país, com um público grande e fiel”, revela Claudia Croitor, editora-chefe do g1.

Entre os conteúdos de maior sucesso, estão os atrelados à política e ao público feminino. Falando nas mulheres, a audiência feminina cresce de forma progressiva, com um aumento de 8% desde a chegada da Natuza. A apresentadora divide a rotina de decisões editoriais com Mônica Mariotti, coordenadora de podcasts do g1. “Nesses cinco anos, trouxemos uma variedade de temas e formatos. Mais recentemente, dois episódios marcantes foram: um ao final da convenção republicana, quando gravamos já na madrugada, após o primeiro discurso de Donald Trump depois de ser alvo de um tiro. E, outro, quando prestamos uma belíssima homenagem à Rita Lee, em uma entrevista com o cantor Ney Matogrosso”, relembra Mônica.

Como reflexo do espírito inovador, o programa repercute também entre os jovens: 51.4% do público tem entre 18 e 34 anos. Com grande aderência entre os ouvintes que se preparam para o vestibular, traz temas importantes do dia a dia. O episódio mais ouvido de 2023, intitulado ‘Economia do Cuidado: o trabalho invisível’, reforça essa penetração orgânica. O conteúdo teve mais de 84 mil plays, foi tema da redação do Enem no mesmo ano e registrou picos de audiência no dia do lançamento e após a prova.

“O podcast é uma voz poderosa para falar com as pessoas, de um jeito profundo, porque vai além do óbvio e da superfície. Eu brinco que o nosso slogan é que quem ouve ‘O Assunto’ vai bem no Enem. Desde que foi lançado, todos os temas que pautaram as redações do exame nacional tinham sido abordados em nossos episódios. E nesse sobre a economia do cuidado, em especial, gabaritamos. Recebi depoimentos que relataram que ele ajudou e foi disruptivo para ampliar a reflexão. Tudo é repertório, do vestibular à vaga de emprego. E cabe a nós estarmos atentos e transformarmos esses interesses em conteúdos de qualidade”, afirma Natuza.

O Assunto integra o portfólio de jornalismo da Globo e tem edições diárias de segunda a sexta. O programa traz o tema mais discutido do momento no Brasil e no mundo de maneira descomplicada. Com uma comunidade altamente engajada, é distribuído no g1, no YouTube, nas plataformas de áudio e tem recortes para as redes sociais. Além disso, apresenta uma oferta em videocast para séries temáticas como, por exemplo, a cobertura eleitoral. Clique aqui para ouvir.

Ficha Técnica g1 – ‘O Assunto 5 anos’

Globo:
Diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos: Manuel Belmar
Diretora de Produtos Publishing: Marcia Menezes
Head de Marketing: Tiago Lessa
Gerente Sênior de Marketing e Criação: João Ribeiro
Gerente de Criação: Guaracy Carioca
Coordenadora de Planejamento de Criação: Caísa Couto
Líder do projeto de Criação: Ana Alice Santos
Analista de Planejamento de Marketing: Ana Santos e Kelly Souza
Coordenador de Planejamento de Marketing: Agostinho Fernandes

Vídeo:
Roteiro: Conteúdo Filmes
Edição: Noize Graphics
Motion Graphics: Noize Graphics

Artigos relacionados

Novidades