terça-feira, novembro 5, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalProjeto Dove pela Autoestima revela comportamento feminino nas redes sociais

Projeto Dove pela Autoestima revela comportamento feminino nas redes sociais

Adolescentes estão passando cada vez mais tempo nas redes sociais, e uma nova pesquisa do Projeto Dove pela Autoestima confirma esse fato. 2 em cada 3 meninas permanecem mais de uma hora por dia neste ambiente virtual, o que é mais do que gastam pessoalmente, com amigos. Seus feeds estão inundados por dicas de beleza, mas nem todas são positivas. Na verdade, 1 em cada 2 meninas apontam conteúdo de padrões de beleza disseminado nas mídias sociais como um catalisador para baixa autoestima.O Projeto Dove pela Autoestima concluiu que, a maioria das meninas considera que, menos tempo nas mídias sociais e maior controle sobre o conteúdo que consomem é parte da solução para essa questão. Neste sentido, 7 entre 10 delas revelaram ter se sentido melhor após deixar de seguir perfis que promovem dicas e comentários sobre padrões de beleza inalcançáveis, nas redes.Há anos, Dove luta por definições mais amplas de beleza e tomou medidas para tornar as redes sociais um local positivo, com campanhas como “Nos Mostre”, #SemDistorçãoDigital e Selfie Reversa. Hoje, o Projeto está lançando a campanha #DetoxYourFeed (em português, detoxifique o seu feed) para incentivar adolescentes a definirem seus próprios padrões de beleza e escolher suas influências, convidando-os a parar de seguir qualquer coisa que não os faça se sentir bem consigo mesmos. Por meio de uma série de vídeos, conteúdo educacional e parcerias com vozes inspiradoras, a campanha encoraja conversas necessárias entre pais, cuidadores e adolescentes, sobre o impacto dos conselhos tóxicos sobre beleza na autoestima de meninas.No filme da campanha, Influência Tóxica, mães e adolescentes se envolvem em um diálogo sobre dicas prejudiciais de beleza nas mídias sociais, e a promoção de procedimentos estéticos eletivos para meninas. Surpresas ao saber que esse tipo de conselho de beleza se tornou normal para suas filhas, as mães que participaram foram incentivadas a conversar sobre o que as adolescentes estão vendo em seus feeds.“Identificamos um problema que está, claramente, corroendo a autoestima das meninas e que precisa de atenção e ação imediata. Criamos a campanha #DetoxYourFeed não apenas para aumentar a conscientização sobre a natureza traiçoeira dos conselhos de beleza tóxica, mas também para ajudar os pais a atravessar conversas sensíveis e incentivar os adolescentes a deixar de seguir conteúdo que os faz se sentir mal consigo mesmos”, diz Leandro Barreto, vice-presidente global de Dove. “Embora seja um tópico que, muitas vezes, impressiona, esperamos que contribua para conversas importantes e que levem a uma experiência mais positiva para os adolescentes nas mídias sociais.”Ainda de acordo com o novo estudo, 80% das meninas gostariam que seus pais falassem com elas sobre como lidar com postagens sobre padrões de beleza inatingíveis. Por esta razão, o Projeto Dove pela Autoestima desenvolveu recursos e ferramentas validados academicamente para ajudar mães e responsáveis a navegar por conversas importantes, capacitando os adolescentes a #DetoxYourFeed:*       “Detox Your Feed’’ — O Guia dos Pais” — um filme educativo de três minutos para pais, cuidadores e mentores sobre como facilitar conversas com jovens sobre os danos causados pelas mídias sociais.*       “O Kit da Confiança” — um livro de exercícios e ferramenta gratuitos com uma nova seção “Detox Your Feed: Falando com seus filhos sobre os conselhos tóxicos das redes’’.O Projeto Dove pela Autoestima é o maior provedor mundial de educação sobre confiança corporal, alcançando mais de 82 milhões de jovens em 150 países, até o momento, por meio de iniciativas como a campanha #DetoxYourFeed. Até 2030, Dove terá ajudado 250 milhões de crianças e adolescentes a aumentar sua autoestima por meio de programação educacional e recursos gratuitos.Para ajudar a espalhar a mensagem #DetoxYourFeed, Dove firmou uma parceria com a atriz e ex-modelo, Gabrielle Union, e sua enteada, Zaya Wade, para lembrar a todos que, o poder de selecionar o que deseja ver no feed, e a experiência geral com as redes, está nas suas mãos. “Como mãe, e alguém que sentiu as pressões das mídias sociais para parecer perfeito, é importante para mim que as pessoas percebam o que está nos feeds dos adolescentes e os ajudem a navegar com confiança nas conversas sobre isso”, diz Gabrielle. “Quero que as pessoas saibam que podem se priorizar e estabelecer limites nas mídias sociais, que podem ser um lugar positivo se você deixar de seguir conteúdo que não te faz se sentir bem”, acrescenta Zaya.

Artigos relacionados

Novidades