Impulsionado por uma comunidade de quase 21 milhões de pessoas, o clube de assinaturas Nerd ao Cubo completa três anos com mais de 1 milhão de itens distribuídos e a projeção de triplicar o negócio nos próximos cinco anos.
Além da forte expansão desse nicho de mercado na última década (tomando-se como marco inicial o primeiro filme do Homem de Ferro, de 2008), a parceria com grandes marcas na curadoria do conteúdo das caixas tem feito a diferença para cativar um público ansioso por notícias, predisposto ao consumo e que aguarda ansiosamente os lançamentos envolvendo seus personagens favoritos.
Entregues todos os meses, as caixas contêm até oito itens, entre camisetas, livros, action figures e afins. Todas incluem a edição mensal da revista Spoiler, que traz imagens sobre a reação dos fãs aos itens, matérias especiais que tem curadoria de jornalistas do clube de assinatura. A primeira parceria firmada foi com a Universal Pictures, que rendeu conteúdo exclusivo para as caixas temáticas de Jurassic Park e Minions. Depois vieram as editoras Panini, Dark Side, JBC, Salvat e Planeta DeAgostini; as distribuidoras Sony e Paris Filmes; e empresas do universo gamer, como Ubisoft, Blizzard e Playstation. /
A lista de parceiros inclui ainda Copag, Galápagos Jogos, Devir, Cinemark, Old Spice, Tic Tac, Universal Channel, Intel, Fini, Arcor e Chocolates Brasil Cacau, entre outros. “Todos apostaram no nosso formato único de mídia, que usa microinfluenciadores para cativar o público com os vídeos de unboxing”, conta Diogo Santos, diretor comercial da Nerd ao Cubo.
Hoje, todas as caixas têm patrocínio, seja em forma de produtos físicos ou de investimento de parceiros. ”Abrimos oportunidades para marcas estarem na Nerd ao Cubo dentro do contexto do tema estabelecido a cada mês”, explica Diogo. A dinâmica da criação das caixas segue o padrão dos grandes lançamentos do segmento, com spoilers, trailers dos filmes e outras dicas, para instigar a curiosidade do público. “No fim entregamos uma experiência única de consumo. A Nerd ao Cubo é entretenimento através de produto”, afirma.
Negócio turbinado – O sonho dos engenheiros Diogo Santos, Raul Calhelha e Thierre Penteado nasceu em maio de 2015 como investimento pessoal. Um ano e meio depois, o número de caixas entregues aos assinantes passava de 100 mil. No final de 2016, a multinacional de mídia digital Webedia incorporou o negócio ao seu portfólio de empresas no Brasil.
A interação com o grupo Webedia ajudou a impulsionar os negócios ao atrair mais parceiros e permitir uma interatividade maior com os mais de 50 milhões de internautas que visitam o portfólio de verticais do grupo, como IGN Brasil, AdoroCinema, TudoGostoso, Purepeople e Minha Vida – todos líderes de audiência em seus segmentos, de acordo com o ComScore. A Nerd ao Cubo está desenvolvendo produtos para essas audiências, que devem ser apresentados em breve.
Baseado na força da Webedia e tendo em vista o desempenho dos segmentos de filmes e games, Diogo projeta triplicar o volume de negócios da Nerd ao Cubo nos próximos cinco anos, quando o mercado de assinatura deverá atingir seu pico no Brasil. A estimativa é do próprio executivo, que hoje lidera a unidade de negócios Nerd ao Cubo dentro do grupo Webedia.
As projeções de crescimento, porém, nunca vão alterar um dos principais diferenciais do serviço: o melhor custo-benefício. “Temos uma entrega com alto nível de qualidade a um custo competitivo. O público não mudou, nós é que adaptamos as caixas para atender as necessidades dos fãs”, garante.